22.4.14

The Boys from Abu Ghraib (2013)


Desde que a civilização humana existe a história foi sendo escrita e sempre foi recheada de fatos horríveis, assim como estórias bonitas, marcos importantes e alguns destes marcos que mudaram o “caminho” do mundo.  No filme “2001 – Uma odisséia no espaço” de Stanley Kubrick temos um excelente exemplo disso, neste filme os marcos eram materiais e referenciavam idades da vida em nosso universo.

Apesar do ano ser o mesmo, em 2001 tivemos o tombamento das torres gêmeas através supostamente de aviões controlados por terroristas da Al Khaeda. Seja de quem for a culpa do ocorrido (Lars Von Trier tem excelentes explicações em Dogville e Manderlay, eu concordo com ele) quando este incidente ocorreu o mundo passou por um marco e a vida mudou consideravelmente. Com as torres caiu a confidencialidade das informações pessoais de civis que até hoje respingam e chocam algumas pessoas com a forma como dados de pessoas estão sendo vigiados.  A liberdade de ir e vir, principalmente em solo americano foi comprometida, se você tem traços orientais ou é muçulmano então a vida mudou consideravelmente.

O incidente  das torres desencadeou uma série de guerras e abusos por parte dos norte americanos e seus aliados em países do oriente médio.  Um dinheiro absurdo foi gasto para enviar tropas para Iraque e Afeganistão para supostamente acabar com a ameaça terrorista e este filme se passa durante a campanha no Iraque, após o “julgamento” e morte de Saddam Hussein.

O filme inicia com Jack, um soldado americano, comemorando o dia da independência com sua família pouco antes de partir para o Iraque. Quando chega no Iraque ele e seu esquadrão são enviados para a prisão de segurança máxima de Abu Ghraib, a maior prisão de segurança máxima do mundo. Prisão onde Saddam e mais de 40 mil pessoas foram presas e torturadas. Na primeira noite passam por um susto, são atacados por morteiros diariamente  porém os dias que seguem são de muita calmaria e Jack fica sabendo da ala onde ficam os presos e que esta ala precisa de pessoas para cuidar dos presos e logo se candidata a vaga. Larga a “tranquilidade” pois apesar de estarem no Iraque e numa guerra, aquela ala da prisão onde antes estava não participavam praticamente da guerra.

Logo na chegada a ala de segurança o soldado  que trabalha lá vai dando informações a Jack sobre o que fazer e principalmente como tratar os presos. Todos eles terroristas e seu instrutor fala para adquirir o respeito deles, nunca falar com os presos e várias medidas de segurança para impedir que ele perca o controle dos terroristas que vivem lá. Ele começa a ver uma série e de abusos ao ser humano, fica sem entender porque do tratamento desumano que os supostos terroristas passam, diversas formas de tortura, humilhações e etc. Em sua cabeça ele pensa que os americanos deviam estar dando exemplo tratando os presos com um mínimo de dignidade. Mas ao contrário disso e vê uma série de formas diferentes de tortura e que muitos do que estão lá talvez não tenham culpa alguma.

Contrariando as instruções do outro militar ele começa a conversar com um dos presos que fala inglês perfeitamente, estudou na Inglaterra e é  educado, bem diferente dos outros presos. Ao mesmo tempo um dos presos morre numa cela e ele tenta incansavelmente reviver o defunto com massagem toráxica e respiração boca-a-boca. Logo a sua tentativa é rechaçada pelo seu outro colega que cuidava dos presos, assim como seus amigos de esquadrão que num primeiro momento riem dele por fazer algo pelos “terroristas”. Enquanto vê as torturas dos presos vê que todas  as suas viagens de volta aos Estados Unidos são canceladas, adiadas e se vê preso e o que era pra serem 180 dias se torna um ano.

Cuidado! spoilers...

Um dia, cansado de ver seu “amigo” ser torturado ele confronta os soldados americanos sobre isto, durante a discussão o interrogador e torturador do seu amigo muçulmano diz pra ele que o preso que ele tanto tenta defender acaba de confessar o crime e como construiu uma bomba que matou 17 inocentes.  Ele vai então perguntar para seu amigo e descobre que foi enganado por todo aquele tempo, o preso inclusive fala que as 17 pessoas não eram inocentes e neste momento seu mundo cai e ele começa a tratar todos os presos com o mínimo de dignidade, caixas de som altíssimas durante todo seu turno com White Zombie ( More Human Than Human) a todo volume, espancamentos e muitas outras coisas, resumindo, ele se torna as pessoas que inicialmente condenou em virtude dos adiamentos de seu retorno a casa, a traição do seu suposto amigo muçulmano. E mesmo que eu já tenha contado boa parte do filme a cereja do bolo está no final. O mais engraçado pra mim foi saber que o diretor e roteirista do filme foi o próprio soldado retratado (e no final vocês me entenderão porque a surpresa). De qualquer forma é um grande filme.


Sem comentários: