22.4.14

O almoço

Esta semana sai pra almoçar com um pessoal aqui do trabalho. Fato este que me trouxe de volta para o turno da tarde meio desconsertado, chateado e porque não dizer triste com meus colegas mas principalmente triste com as opiniões deles, opiniões estas que são compartilhadas por uma maioria muito grande dos brasileiros, coisa que é refletida na mídia ou seria a mídia que faz os brasileiros terem estas opiniões?

Um deles eu já tinha traçado um certo perfil que desprezo muito, aquele tipo de cara que compartilha no facebook as “crônicas” toscas da Shehezarade, matérias de apoio ao Bolsonaro, pessoas anti-Dilma e outra pá de valores rasos, elitistas (aquele que era classe média antes de muita gente se tornar classe média) e por ae vai. Um deles era servidor e é de esquerda até certo ponto, apoia a Dilma, PT e etc. Além destes tinham outros três que não sabia realmente em qual lado estavam.

Um destes três que não conhecia, num papo sobre aborto falou algo do tipo “de que adianta liberar o aborto se as pessoas (os pobres claro) são induzidas a reprodução por causa do bolsa família”. Tipo, pobre não pode ter filhos na opinião desta figura, além disso, ao invés de melhorar a situação dos pobres, uma desigualdade que sem dúvida nós todos somos culpados. O fato mais gritante disso tudo é que este cara faz mestrado em TI, provavelmente um mestrado na UFRGS ou seja, pago pelo governo. Neste caso ele acha que é justo o governo pagar o mestrado dele (coisa que ele poderia pagar) mas dar bolsa família para várias famílias para que elas possam ter um auxílio para comer já é outro papo. Estudo sim, comida não, ou seria estudo para a classe média desde que os pobres não comam.

Uma hora se comentou educação, situação das escolas sem professores, salas de aula aos pedaços e por ai vai e neste momento até falei que tinha estudado em escola pública e que no meu tempo, início dos anos 80 não era tão ruim. Neste momento alguém falou que era época de João Figueiredo ou seja, ditadura, governo militar e isto me calou. Para mim fica bem óbvio que o meu caso era raro ou mesmo, eram outras situações. Um número muito menor de alunos e mais ainda, que os anos que o Brasil passou no governo militar e afundou economicamente como um submarino acabou por destruir todo capital que poderia ser empregado em escolas. Esta pessoa ainda comentou “Viu? Nem tudo era ruim na ditadura” e achei isto um absurdo mas vendo que tem gente nova por ai, menos de 30 anos querendo a ditadura de volta sem nem ter pego o fim dela como eu peguei não é de se espantar.

Pessoal comentando também sobre a CPI da Petrobras, que a Dilma/PT não querem, sinceramente não vejo muito sentido fazer a CPI da Petrobras se a CPI do trensalão, a CPI mineira e tantas outras que envolvem os outros partidos (DEM, PSDB e etc) não ocorram. E esta minha posição não está defendendo o PT, eu defendo é fim da hipocrisia. Odeio muitos políticos petistas e acho que devem ser punidos como está acontecendo mas, é meio absurdo que só os petistas sejam punidos. Meses atrás Eduardo Azeredo renunciou ao sem mandato e o processo que sofreria por desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, crimes iguais aos cometidos pelos petistas vai acabar prescrevendo em virtude da lentidão da justiça, para os tucanos, claro porque os petistas, um crime que aconteceu muito depois já estão na cadeia pagando.

Em outro momento, alguém do meu lado citou o Aécio, que chamei de ladrão, me falou que eu perguntasse para os mineiros pois “os mineiros adoram ele”, sim, os mineiros adoram o Aécio (de acordo com a globo, folha, estadão, etc) assim como baianos adoravam o ACM e os paulistas adoram o Malluf e os gaúchos adoraram a Ieda e o Brito. Brasil é o único país onde pobre é de direita, lê jornais que apoiaram a ditadura no Brasil e hoje apoiam os empresários que mandam no Brasil. Para a ZH e a Rbs por exemplo os cobradores e motoristas que estavam de greve eram criminosos por pedirem melhores condições de trabalho e salários, um direito de todo trabalhador. Em contra partida não falam nada sobre os empresários do transporte público (é público mesmo?) que lucram muito mais do que o permitido por lei e fazem a opinião pública se voltar contra o povo. Chega ao ridículo do pessoal reclamar que a Carris não dá dinheiro porque é pública sendo que a empresa pública é do povo(precisei explicar isto) e existe para suprir as necessidades do povo (seja ele rico ou pobre). Atenção amigos, escolas públicas também não dão lucro, elas existem porque o estado precisa dar educação para seu povo assim como hospitais. Aliás, este pessoal RICO que conheço estudou em escolas particulares e não aprenderam nada, sorte minha ter estudado em escola pública ou ter aproveitado o ensino que me foi passado.

Eu fico extremamente triste por viver num país, num mundo assim. Tem momentos que me dá vontade de nem conversar com algumas pessoas para não ouvir este tipo de coisas, já exclui amigos de meu convívio por causa disso e continuarei excluindo pois estas pessoas não são apenas burras, são elitistas, são egoístas e não vêm que todos temos direitos iguais não apenas os antigos da classe média ou rica mas os novos classe média, os classe baixa enfim, todos temos direitos iguais e não é o saldo no banco que vai dizer o quanto posso ou devo. No facebook então nem se fala, ativismo digital sem conhecimento é terrível.

Sem comentários: