27.3.12

The Rum Diaries - Hunter Thompson


Semana passada terminei de ler este livro antigo mas recentemente(1998) publicado do pai do jornalismo gonzo. O livro retrata uma experiencia de um jornalista americano que se vai trabalhar em um jornal em Porto Rico. Apesar do livro não ser autobiográfico, Paul Kemp tem muito do que viria a se tornar Hunter Thompson ou, o que viria a se tornar sua marca e o que o fez ser conhecido. O próprio Thompson teve experiência muito parecida. Já existia naquele distante relato traços da escrita fabulosa, das confusões e apesar de ainda não pegar pesado nos alucinógenos e outras drogas, foi regado a rum e aposto que se torce-lo, gotas cairão.

Recentemente o filme esteve nos cinemas e para quem já viu Medo e Delírio, parecem coisas muito diferentes apesar de ser baseado e escrito pelo mesmo cara, interpretado pelo mesmo ator que era amigo íntimo inclusive e etc. Mas as confusões estão lá, a preguiça, brigas e um jornalista que apesar de novo (aos 30 anos) já carregava muito pessimismo e um sentimento de muita coisa já executada e nenhum objetivo realmente atingido. As imagens são lindas e não pude deixar de me lembrar de meu início em Recife.

É um excelente livro e deu pena de acabar tão rápido, me peguei dando gargalhadas dentro do trem. Me peguei com saudade de alguém que nem conheci e sentindo uma pontada de inveja de vários que o conheceram. Queria ser muito amigo dele.

Sem comentários: