6.2.12

Descendentes

Na noite de ontem assistimos a este filme de Alexander Payne que traz George Clooney, otima atuação neste drama/comédia familiar que vem arrancando elogios por onde passa. Clooney recebeu indicações ao Oscar como o filme, direção, montagem e roteiro adaptado, cinco, não é pouca coisa.

Se comparar com outro filme, do mesmo diretor que já assisti e neste caso trata-se do excelente Sideways claro que é uma covardia mas Descendentes é muito bom também. Em ambos os casos "tragédias" sentimentais dão espaço para risadas e momentos ora dramáticos são vistos com ironia, sorriso no rosto e momentos engraçados.

Não sei se seria uma exceção mas o filme tem aqueles toques de redenção do personagem principal. Clooney é um advogado meio relapso com a família, esposa e duas filhas e é parcialmente desprezado e odiado por eles mas um acidente coloca sua esposa em coma profundo e precisa fazer o papel dela além de fazer parte da venda de um lote enorme de terras da família onde é pressionado por todos os habitantes do arquipélago havaiano, uns(familiares) para que venda e o resto contra a venda do paraíso natural. Este é outro destaque do filme, imagens lindas do arquipelago. A fragilidade do ser humano e geralmente se apoia no masculino, em todos os filmes que vi de Payne as mulheres são incrivelmente superiores e seguras e não precisam da aprovação ou consentimento das outras pessoas em suas decisões. No caso dos homens, sempre caricatos.

Todos os atores foram indicados para prêmios por suas atuações, as duas meninas que fizeram os papéis das filhas tiveram atuação impecável assim como Beau Bridges, quase irreconhecível de cabelos compridos e Robert Foster (sogro) outro destaque no filme apesar de ambos terem participação muito curta.

Sem comentários: