12.1.12

Paralytic Stalks - Of Montreal (2012) first impressions

E vazou o disco, pra mim foi no Domingo e Summer me avisou, baixamos e já escutamos. Posso dizer com autoridade e muita certeza que é o disco mais "complicado" da banda por vários fatores. O Skeletal Lamping já era um tanto complicado no quesito partes, a mesma música passeava por diversas notas e andamentos diferentes. No Stalks acontece o mesmo, multiplicado por 7. O disco tem muito mais canais do que qualquer outro disco, mais instrumentos, camadas e camadas de efeitinhos, timbres, flautas, bongôs e todos os instrumentos existentes no mundo.

Não consigo parar de pensar em Syd Barret e até Pink Floyd e Olivia Tremor Control. Tanto pelo fator LSD do disco, fico me perguntando como seria ouví-lo adocicado. Além disso, tem muita psicodelia, vozes dobradas, bases de violão e efeitos ao fundo. Tem uma música inclusive que caberia muito bem num disco do Olivia Tremor Control. Quando a primeira música foi liberada os fãs adoraram e se emocionaram quando o preview saiu foi a mesma coisa mas, não sei se a reação(agora q vazou inclusive para quem tinha feito o pagamento antecipado) será a mesma. Muitos fãs torceram o nariz para o Skeletal e algo no Stalks me lembra muito o Skeletal.

O disco é resultado de um período ruim com o antecessor (full length) False Priest. Uma das poucas vezes que Barnes achou que faria sucesso, não foi feliz. False é um dos poucos discos com nomes de música relevantes para a letra, resumindo bem mais pop e mesmo assim não virou hipster, pelo menos não como Kevin queria. Além disso, para o False Priest Kevin foi para Califórnia produzir o disco a quatro mãos com Jon Brion e lá aprendeu muitas coisas e isto está refletido neste aqui. Além disso, contou também com o violinista Kishi Bashi que ajudou muito na gravações (violinos, flautas) gravando instrumentos de cordas e também traduzindo toda megalomania de Barnes em som. E o resultado é este. Eu gostei muito e é um disco que você precisa escutar muito até se familiarizar com tudo, não gostar, familiarizar. Eu escutei ele umas vinte vezes e tenho lembrança de poucas músicas na cabeça, como falei, é um disco difícil mas difícil não é ruim, é diferente e é empolgante.

Sem comentários: