12.1.12

Ides of March (2011)




De acordo com o wikipedia, Ides of March é o décimo quinto dia de Março (provavelmente se referindo a entrada da lua cheia). Também é conhecido como o dia que César foi assassinado, grande cara ele por sinal.

É também o nome do mais novo e cotadíssimo filme de George Clooney a chegar as telas. E desta vez tenho q me aliar as massas para celebrar este que é um grande filme e por pouco o Clooney me enganou. Me enganou porque pensei q ele não faria um papel canastrão, seria um cara de respeito e tal mas depois vi que era uma pequena pegadinha mas já dei um spoiler tremendo aqui e paro.

O filme não tinha como dar errado. Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Marisa Tomey e o novo queridinho Ryan Gosling (completamente diferente de sua atuação em Drive). Unir os dois primeiros, mais a simpatia de Marisa Tomei, o cara mais cotado pra ser o grande ator e galã do momendo (Gosling) e uma atuação impecável(porque os outros nem preciso mencionar isto, sempre são impecáveis) de Clooney, só podia dar uma coisa boa. Vamos esquecer o fato da Evan Rachel Wood interpretando uma menina de 20 anos porque isto não caiu bem.

O roteiro até é bom mas, é igual a todos os filmes com políticos que já fizeram e a meu ver o grande mote do filme são as atuações. Olha, me desculpe mas, Phillip S.H. e P. Giamatti na mesa sala, mesma cena, fica complicado pra qualquer um ficar por perto. Atuações incriveis, o Giamatti um pouco mais discreto mas o Hoffman, putaquepariu, que grande cara. Melhorou ainda porque aparece ele fumando várias vezes no filme e isto, no meu julgamento horrível, é ganho, é plus. Ryan Gosling também está ótimo e menos superficial e "boneco" que o Drive, faz um papel de um relações públicas que trabalha na campanha do candidato democrata que concorrerá as prévias, interpretado por Clooney. Uma das grandes cenas do filme inclusive é quando ele é questionado, porque trabalhava para o personagem de Clooney e ele diz que é um dos poucos caras que ele acreditou, o primeiro cara certo. É interessante também que, por mais que não dê pontos sem nó, nunca falar mais que o necessário, ele leva dois nós bonitos da estagiária e comete um erro que vai colocá-lo no topo, mesmo sendo um erro. Algo que vai mudar tudo e a partir deste erro toda sua crença se esvai.

Um dos grandes filmes do ano passado e entraria na minha lista mas, talvez fique pra de 2012 já que o assisti somente agora. Contei muito mais que deveria mas tá valendo. Cabe ressaltar também que os brasileiros podem ter deja vu com várias coisas que acontecem ali.

Sem comentários: