3.11.11

A noite do cometa - 1984 (The Night of Comet)


Este foi um dos primeiros filmes que vi, no video cassete da família no século passado. Pra ter idéia da antiguidade da coisa, era um Phillips enorme onde o controle remoto tinha fios e não estou exagerando, é sério mesmo. Na época não existiam ainda as locadoras e sim video clube, você pagava uma mensalidade e podia pegar emprestado da locadora uma quantidade X de filmes mas isto durou muito pouco tempo e logo viram que era mais rentável alugar os filmes e não fazer associados ou assinantes. Pelos meus cálculos devo ter visto este filme em 85 ou 86 já que ele foi lançado em 84 e pra mim foi uma experiência incrível e por muito tempo falei que este era meu filme predileto, tanto pelo efeito que teve em mim quanto pelo indieismo do filme, ninguém tinha visto ele e pra falar bem a verdade não conheço ninguém além de mim e agora, Summer que assistiram.

Meses atrás encontrei um link pra ele e fiquei em chamas para baixá-lo. O link que encontrei não me permitiu adquiri-lo mas baixei por torrent e assistimos semana passada também. Percebi que o filme foi grande para mim pela idade que tinha na época ou pelo fato que é mais um daqueles filmes que praticamente todos os seres humanos morrem com raras exceções e muito possivelmente foi isto que achei o máximo no filme. Continuo achando isto legal até hoje, quem não gostaria de entrar numa loja e não ser "atendido" por um vendedor que te oferece ajuda mas não sabe coisa alguma pra te ajudar? Ou ir num supermercado e não levar trombadas das pessoas, crianças chorando e etc? Zero engarrafamento e etc? Bem, eu adoraria disso.

Me lembrei agora que quando assisti o filme o cometa Halley estava para passar ou tinha recentemente passado perto da terra, um cometa que não vi, diga-se de passagem e muita gente como eu não vi. Antes dele estar perto era todo aquele AUê a respeito de sua visita e disseram que seria um grande espetáculo mas não foi grande coisa. O dia que me decidi a levantar da cama, de madrugada para vê-lo estava nublado e aquela frustração foi suficiente para eu desistir da façanha de vê-lo, hoje me arrependo bastante.

O mote do filme é justamente este, um cometa que passará muito perto da terra e todo povo quer assistir sua passagem, ao contrário do Halley que passou quase um mês enfeitando as madrugadas terrestres, este teria apenas um dia para passar. Todo povo da terra queria assistir porém alguns não tiveram a sorte de vê-lo nesta noite. Sorte porque todo mundo que estava na rua assistindo ou, não estava protegido por ferro?!? acabou virando um pó vermelho, bem parecido com aqueles temperos de miojo. Os que não viraram miojo, viraram zumbis.

Para aqueles saudosistas o filme carrega boa parte dos clichês oitentistas como TODAS mulheres do filme usarem permanente no cabelo, rolar uma versão desconhecida para o clássico de Cindy Lauper "Girls Just wanna have fun", fliperamas toscos e aquelas piadinhas que se não tinham muita graça naquela época hoje tem pela tosqueira clássica da coisa.

Uma coisa que me parece muito interessante nos filmes de Allen, que ultimamente retratam muito mais a cidade onde são filmados é que ele capta muito bem a essencia destes lugares, claro que nunca estive em nenhum deles mas você consegue perceber muito bem a diferença de cada um como em Vicky Cristina e o Meia noite em Paris. O início do filme tem uma música inteira tocada até o fim com excelentes imagens da Capital do Universo.

Sem comentários: