3.11.11

Filmes vs Sinusite

Semana passada(leia-se muitas semanas atrás pois este post é mais que atrasado) me ausentei do trabalho na Segunda e Terça devido a uma sinusite. Acabei vendo e revendo alguns filmes. Ontem por exemplo, Domingo assisti dois e o primeiro deles foi Evolution.

Filme estrelado por David Duchowny mais conhecido por ser o eterno Fox Mulder do inesquecível Arquivo X. O filme também tenta chupar um pouco do sucesso do personagem aliás, o sucesso do ator pois várias características dele foram adicionadas ao personagem. O pesonagem Ira(Duchowny) além de desacreditado e odiado por muitos carrega aquela prepotência toda, segurança e a imagem de galã que acompanha o ator (pra quem não sabe ele se tratou recentemente por ser viciado em sexo!?!). Além dele também temos Julianne Moore e o filme foi feito para pipocas mesmo, para sessão da tarde apesar de trazer muitas coisas cientificas.

Um meteorito cai na terra e dentro dele alguns microorganismos. Logo Ira, o cientista personagem interpretado pelo Duchowny recolhe amostras e descobre que o microorganismo está se reproduzindo rapidamente e principalmente evoluindo numa proporção de tempo ainda maior. Logo o exército surge em cena e dá as velhas tropeçadas de sempre. Por enquanto os microorganismos que se tornaram insetos e outros seres não conseguem respirar na nossa atmosfera mas apenas onde o meteoro caiu onde existe uma adaptação da atmosfera mas logo isto vai mudar. O filme é legalzinho até, tem coisas interessantes e tem boas piadas, o parceiro de Ira é muito engraçado, Julianne também dá seus tropeços literalmente e apesar de ser uma cientista esperta, é muito desajeitada, seguido tropeça em algo ou cai no chão.
Ontem também vimos Source Code, do Jake Gylenhall um cara que teve a sorte de participar do Donnie Darko e até tinha a promessa de participar de grandes filmes mas, acho que isto tudo foi pro ar. O filme não é ruim, é bem legal em alguns sentidos porém mexe com algo parecido com viagens no tempo e qualquer filme que trate disso terá algumas desconexões.

A premissa do filme é que os últimos oito minutos da vida de uma pessoa ficam armazenadas no cérebro por algumas horas mesmo depois de sua morte. Uma pesquisa cientifica descobriu como retomar esta memória e fazer uma outra pessoa se utilizar dela para descobrir coisas, neste caso quem foi o terrorista que colocou uma bomba num trem que está indo para Chicago. Este mesmo terrorista algumas horas depois irá explodir uma bomba no centro da cidade. O personagem de Jake é um soldado que estava de campanha no Afeganistão e que sofreu um acidente e está "quase" morto e neste caso é ele que irá se utilizar da memória para tentar descobrir quem é o terrorista.
Ainda não temos tecnologia para recuperar estas informações, nem em um ser humano vivo mas até é factível que isto um dia acontecerá mas o grande problema do filme e um dos primeiros furos é que ele não apenas revive a memória como altera coisas, age diferente então a explicação de se utilizar da memória de alguém que já morreu para além de ver as mesmas coisas e agir, é impossível. Assim como o fato de que, se estamos utilizando a memória de alguém que já morreu não poderíamos alterar o acidente já que se ele não aconteceu, não existe como voltar e reviver a memória. Bem é aquela coisa, no cinema podemos acreditar em tudo, é tudo fantasia mas mesmo assim precisamos ser um pouco coerentes e como o filme é também destinado a venda de pipoca e diversão para casais de namorados, obviamente terá um final feliz e tudo será possível.

Sem comentários: