3.11.11

Another Earth - (2011)


No feriado assistimos este filme que há algumas semanas já estava esperando ansiosamente. Foi mais que do que perfeito, para meu gosto mesmo sendo bem diferente do que eu esperava, na verdade a abordagem dele era imcompatível com minhas fantasias a respeito. Mesmo assim foi ótimo, é um filme envolvente que traz lindos cenários e ângulos perfeitos de camera. Mesmo a “outra terra” ilustrando belissimamente o cenário e, fazendo um papel semi coadjuvante, o troço é definitivamente uma obra de arte.

Tudo se trata de perdão, de auto flagelo e de relações humanas e principalmente o que aconteceria com os seres humanos, se descobríssemos outros seres inteligentes morando no espaço, vizinho ou não.

Brit Mahrling, que interpreta Rhoda Williams além de fazer o papel principal do filme ajudou também a criar toda a estória. Sua atuação é irrepreensível assim como John Burroughs (William Mapother). Ambos tem suas tragetórias unidas por uma tragédia causada por Rhoda. O filme inicia com Rhoda sendo aprovada, aos 17 anos para trabalhar no MIT. Na festa de comemoração bebe além da conta e no caminho de volta pra casa enquanto dirigia acaba descobrindo nos céus a Terra dois, uma outra Terra idêntica a nossa. Fica embasbacada olhando para o céu e acaba batendo com seu carro no carro de Burroughs que estava com sua esposa, grávida e seu outro filho. No acidente apenas Burroughs e Rhoda sobrevivem e ele fica em coma por um bom tempo enquanto Rhoda vai para a prisão e cumpre 4 anos. Quando sai da cadeia procura um trabalho degradante, um trabalho sem usar suas aptidões e vai limpar os banheiros de uma escola. Em determinado momento ela fica com vontade de pedir desculpas para Burroughs mas no primeiro contato não consegue, acaba limpando a casa dele e isto passa a acontecer nos próximos dias e o trabalho acaba virando divertido e ambos se sentem atraídos.

Ao mesmo tempo que Rhoda e John se tornam próximos, a terra original vai cada vez estreitando os laços com a terra dois e o filme todo se dá a partir destas premissas. Ecos de Donnie Darko e os filmes de Richard Kelly( The Box = MIT?) e uma grande atuação, grande história, perfeitos enquadramentos e a imagem da Terra dois, nos céus é inesquecível, merece um enorme poster na sala de casa. Aconselho muito este filme.

Sem comentários: