1.9.11

Suede

Esta semana retomei uma paixão antiga que é esta banda ai que está novamente na ativa e fazendo grandes e calorosos shows. Adquiri interneticamente as edições remasterizadas e repletas de bonus dos caras e meus dias têm sido bem mais legais. Geralmente estas reedições tem muitas armadilhas e raramente valem o preço que se paga (mesmo que não se tenha pago nada). No caso do Suede a diferença não deveria ser gritante pois na época tudo já era mixado e masterizado com alvo nos Compact Discs. Lógico que o som ficou um pouco melhor, são masterizados por Butler e lembro que eu não gostava muito da masterização anterior. O Plus mesmo são os extras, demos de algumas músicas, músicas inéditas deixando os discos com aproximadamente 37 tracks cada, Cd duplo, claro.

Pra quem não conhece o Suede foi uma banda que iniciou em 1989 com Bret Anderson e Justine Frischmann (Elastica). Depois de preencher as outras lacunas na banda, uma delas com Bernard Butler começaram a fazer shows. Em 1991 começaram a lançar singles de grande sucesso e foram considerados na época a melhor banda "nova" do Reino Unido. O baterista dos Smiths, Mike Joyce participou da banda e chegou a gravar um single com eles mas logo saiu dizendo que a banda ainda carecia de identidade própria. Bernard Butler, um grande guitarrista na minha opinião deixou o Suede pouco tempo depois da gravação do segundo álbum (Dog Man Star). Fazia parte com Anderson da dupla de compositores da banda muitas vezes comparados a Morrissey e Marr, Lennon e McCartney porém o relacionamento de ambos acabou e ficaram quase 10 anos sem se falar. Eles ganharam o Mercury Prize em 1993 e eram considerados os criadores da Brit Pop. A partir de 2001 a banda começou a desapontar comercialmente e em 2003 encerrou suas atividades para voltar novamente em 2010, sem a presença ilustre de Butler. Apesar de Butler não participar da reunião do Suede, muito provavelmente por ter desistido da carreira como músico e trabalhando apenas como produtor e compositor, eles criaram uma banda, em 2003 intitulada The Tears que lançou um grande disco chamado Here Comes The Tears, e Refugee a principal música do disco lembra muito os bons tempos de Suede mas a banda logo acabou e Anderson iniciou sua carreira solo.

No site oficial da banda você pode dar uma "olhadinha" e escutar também as edições remasterizadas e as caixas, os extras em formato 3D. Para isto, acesse aqui.

Sem comentários: