29.8.11

Ninguém sabe dos gatos persas((Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareth)) (2009) - Bahman Ghobadi



Já faz mais de um ou dois meses que eu e Summer assistimos este filme e este findi fiz um comentário que levou-a a comentar que "ainda não escreveste nada a respeito" e decidi curar esta injustiça. Talvez tenha sido o primeiro filme iraniano que assisti, mas pra não dizer que sou completamente avesso ao país eu li anos atrás um livro chamado "O vôo da Aguia", de Ken Follet com uma história que se passa por lá.

Este filme foi uma grande surpresa para mim por vários motivos. A estória gira em torno de um casal de músicos, um produtor multi-instrumentista e uma vocalista que ao saírem de uma prisão fazem uma jornada para procurar músicos, conseguirem vistos ou ao menos permissão para tocar e lançarem discos em seu país para irem para a Europa participarem de festivais e finalmente seguirem as carreiras que escolheram. É uma aula sobre os costumes do país, a repressão artistica, a dificuldade em montar uma banda no Irã e a manutenção de uma carreira já que para fazer shows ou lançar discos uma banda, artista precisa de uma autorização do governo. Qualquer ensaio em uma casa, estúdio já é motivo para uma batida policial e uma prisão. Além de todas as questões culturais que o filme aborda, as diferenças de um país dominado pela religião muçulmana e as suas peculiaridades o filme traz também um excelente registro sobre as bandas, o indie rock, o metal, o bluz, jazz e outros estilos que são produzidos por lá. A questão musical é impressionante e foi uma grande surpresa a qualidade das bandas e o filme atua quase como um documentário sobre a cena indie iraniana. Para mim, como músico e produtor amador fui imediatamente fisgado pelo casal que faz os papéis principais no filme. Além do casal ainda tem um ativista cultural, um cara que pode conseguir quase tudo para o casal em busca dos músicos para sua banda e é interpretado pelo comediante iraniano Hamed Behdad que também tem grande atuação.

Este filme foi feito por baixo de muita perseguição e muito da estória fictícia que se passa no filme tem muito a ver com a forma que ele foi filmado. O filme foi produzido pouco tempo depois que Ghobadi um outro filme seu, ainda em pré produção ter sido proibido. Este também foi proibido e filmado com câmeras toscas em virtude de não ter licensa. As tomadas externas são quase todas feitas dentro de um veículo para burlar a polícia. O filme foi proibido em seu país levando o diretor a colocar a película no torrent para que o mundo tivesse acesso a esta beleza do cinema.

Para quem achou a frase estranha, boa parte dos filmes iranianos possuem nomes enormes, frases. E ninguém sabe dos gatos é porque lá é proibido andar com cães e gatos nas ruas, entre outras coisas. Tem várias cenas que você vê gatos, nos porões das casas e é uma boa ligação com os músicos daquele país vivendo nos subterrâneos e como o próprio ator (também músico) do filme disse "Ninguém sabe dos gatos e dos músicos persas".


Se você tiver curiosidade de assistir esta pérola vai aqui.

Sem comentários: