18.8.11

Zeca Camargo tropeça bunito

De vez em quando leio o Zeca Camargo, as vezes ele fala coisas interessantes e obviamente não leio o comentário dos leitores. Eu gosto de algumas coisas que ele escreve mas desta vez ele pisou muito na bola em sua crítica ao Super 8, a impressão que tenho é que ele foi infantil demais pra não entender um filme que ele mesmo citou como impróprio para maiores de 12 anos, talvez devesse ter prestado mais atenção pra não ter dúvidas ruins ou mesmo culpar Spielberg e Abrams que se diz fã. No meu caso entendam um pouco de minha afetação e o fator “eu te afogo” da minha defesa do filme mas, não resisti e nem queria comentar o texto.

O texto dele foi este. Vamos aos pontos questionáveis nesta minha crítica da crítica (Criticos devem morrer) :

1)O primeiro critério para dizer que o filme decepcionou foi a bilheteria e deu uma complementada depois com sua crítica pessoal, aumentando a dose de decepção. Se um filme é decepcionável comparado com o valor arrecadado estamos perdidos e nem vou entrar em detalhes do que isto significa porque os meus leitores (os 3) são inteligentes.

2)A estória era “tão artificialmente amarradinha” sim, afinal tu nunca viste um filme envolvendo o nome de Spielberg que não fosse assim? Nem em Inteligência artificial, projeto iniciado com o Stanley Kubrick, um dos mestres em deixar as coisas para a imaginação do expectador o Spielberg não foi lá e explicou tudo tin-tin por tin-tin?

3)A premissa é exatamente o contrário ao que te referiste na parte “próprio Spielberg... deve ter dado uns palpites -, a certa altura, desistiu. Virou-se para Abrams e disse: “Bom, faz o que você quiser”…”. Se tu realmente fosses um fã do Abrams e prestasse bem atenção tu veria que o ET vai aparecendo cada vez mais detalhadamente do início para o fim ou seja, era justamente o contrário. O Spielberg queria mostrar o ET a todo momento e Abrams desfocava, acelerava a câmera e até que simplesmente desistiu.

4)“(sem querer entregar muita coisa, alguém pode me dizer como a nave do alienígena foi parar em cima da caixa d’água da cidade? ou o que exatamente ele construía no subterrâneo do cemitério?).” Caro Zeca Camargo, a nave do alienígena poderia parar em qualquer lugar que o Et quisesse. Talvez tu não tenha te ligado nos detalhes, mas ela era formada por cubos que se transmutavam, se moviam. Teve uma cena que mostra bem isto no filme que é a hora que o cubo (que o protagonista tinha levado pra casa, depois do acidente) sai voando pela janela. Além disso, o cubo aparece diversas vezes em formatos diferentes ou seja, ele se movia, não era simplesmente um material burro ou imóvel como um tijolo. Outra, subterrâneo porque o ET era um animal subterrâneo, isto também é afirmado no filme e se não me engano foram as próprias crianças que perceberam isto. Antes de criticar assista novamente e realmente veja se não foi uma falta de atenção tua. No mínimo tu tava arrumando o cabelo, lixando as unhas na hora e perdeu estas coisas.

5)É óbvio que as crianças seriam as espertas e os adultos os imbecis no filme. Você não assitiu Conta Comigo, Goonies? Mesmo que não tenha assistido fica bem claro no início do filme que o delegado, o pai do guri era pra ser maldoso, e as crianças inteligentes e tal? Seria uma boa hora pra ler o “O pequeno príncipe” também pois nas 3 primeiras páginas o Exupery explica algumas coisas sobre crianças e adultos que seriam válidas pra entender o mote. Os militares, óbvio são os maldosos também e o filme é pra ser uma visão infantil mesmo e é bem óbvio eles serem caricatos. Além disso, quando um militar não é caricato em um? Vou mais adiante, nos últimos minutos do filme o pai do guri não se toca de quão imbecil é se une ao inimigo e vai ajudar o filho? Entendeu agora porque? Tsc tsc tsc

6)O Et pendurou as pessoas de cabeça pra baixo um tempão para depois comê-las porque ele gosta assim, simplesmente isto. Quando tu vai no açougue tu te pergunta também porque os pedaços de carne estão pendurados? Além disso, qual a explicação para a menina estar viva quando os piás foram resgatá-la mesmo tendo sido capturada depois de muito tempo ou mesmo o Xerife estar vivo e dar aquele conselho completamente errado tipo “vamos por aqui” e foder com todo mundo. Tava tudo amarrado sim, tu que não viu e não espere ver um filme com o nome do Spielberg sem estar amarradinho e explicadinho. Nem numa parceria com o Abrams ele mudou.

7)“um ser tão incontrolável pode deixar-se dobrar com as palavras de uma criança, mesmo num universo “spielbergiano” é difícil de engolir” O ser não é incontrolável, ele apenas queria ir embora e...comer afinal todos nós comemos. E natural que o bicho estivesse com raiva de humanos, pense em ficar mais de 15 anos preso e sendo pesquisado por humanos? Outra coisa, se o alien fosse mau, trucidasse a criança ali não seria um filme do Spielberg não? Além disso, este momento explica mais uma coisa pra ti que não entendeu a morte da mãe do guri. O guri foi o único que aceitou a morte da mãe como uma coisa que podemos e devemos passar assim como as torturas que o Alien passou na mão dos militares. Se tu perceber vai ver que o pai dele não aceitou, o pai da menina e mesmo a menina não aceitaram muito também. A mãe do guri morreu (no roteiro do filme) exatamente pro guri aprender tudo isto e poder falar com o Et e convencê-lo. Se ainda não ficou claro pra ti tem outra explicação plausível (Spielberg as vezes dá duas explicações), a morte da mãe serviu para unir os dois irmãos que estavam separados, ou tu não percebeu que eles eram irmãos. Você acha que todo ódio que o delegado sentia sobre o pai da menina era simplesmente porque ele não foi trabalhar e foi culpado indiretamente pela morte da esposa? Isto as crianças não percebem Zeca, os menores de 12 anos, isto era coisa pra adultos.

8)Por último, apesar de um ser diretor e o outro produtor não precisa pensar muito pra ver que o projeto tem 4 mãos (Abrams/Spielberg). Você não pode ver o Super 8 como simplesmente um filme de Abrams ou comparar ele com o Cloverfield, é um filme com as características de cada um. Aquele esquema do ET aparecer desfocado no começo, câmeras rápidas, táticas para não mostrar tudo e tirar a graça do filme, isto era o Abrams. Um drama familiar, crianças sendo heroicas, tramas bem explicadinhas (mostrando com detalhes o ET no fim do filme) isto era Spielberg.

Sem comentários: