10.2.11

Solar - Ian McEwan


Terminei de ler ontem o Solar, de Ian McEwan. O livro, último do Ian traz a estória de um ganhador do premio Nobel de Física e sua altamente conturbada vida e principalmente seus esforços para criar uma nova forma de geração de energia limpa em virtude do aquecimento do planeta.

Michael Beard ganhou o prêmio Nobel em física ainda novo, mesmo assim já com o segundo casamento terminado. Depois disso ainda casou outras 3 vezes e o livro inicia exatamente quando o quinto casamento está prestes a acabar. Sua esposa descobriu que ele teve 11 casos em 5 anos de casamento e está fazendo sua vingança dando um jeito de se vingar na mesma moeda. Na verdade apesar de ser um cientista inteligente,renomado, sua vida é um caos. Fora de forma, comendo e bebendo tudo que aparece pela frente, sempre dando um jeito de conseguir amantes e vivendo sempre em absurda confusão. Mesmo tendo boas idéias e trabalhando para criar uma fonte de energia limpa, tudo isto pode ser ameaçado pelo comportamento do cientista.

No fim do livro temos o discurso de entrega do prêmio Nobel que é mais do que genial e emocionante, tem também os agradecimentos de Beard. A estória não chega realmente a ter um fim mas, se fizermos um paralelo do ser humano e Beard e, acho que foi isto que o escritor queria fazer, veremos que temos todas as condições de diminuir as emissões de carbono, criar novas formas de energia mas por várias outras coisas inerentes do ser humano como a ganância, o egoísmo isto nunca acontecerá. Particularmente eu não vejo saída para a Terra, mesmo criando fontes de energias limpas, tendo mais de 7 bilhoes de pessoas morando neste mundo. O mundo e as cidades não comportam tanta gente assim. Mesmo que vencêssemos a ganância, o mundo, os governantes e países entrassem em acordo quanto ao combustível o que faríamos pra que nosso planeta pudesse comportar mais de 7 bilhões de pessoas?

Sem comentários: