23.11.10

Planeta Terra Diaries – 20/11/10 pt 4

Pouco depois que o Pavement tocou Silent Kid, CUT your Hair, Stop Breathin, Spit on a Stranger, Here e Range Life ou seja, uma sequencia indiscutível de belas músicas, músicas atemporais e belíssimas ficaria difícil pra qualquer um subir naquele palco depois. Isto já aconteceu diversas vezes na história da música onde a banda predecessora simplesmente colocava fogo no palco deixando o chão quente para quem viria a seguir. Foi esta a percepção que tive. Quando vi a escalação dos Pumpkins para fechar a noite fiquei me perguntando o porque de tudo isto. Me lembrei do Mellon Collie, do Siamese Dream, Gish, Pisces Scariot e outros discos que eles lançaram mas hoje em dia a coisa está preta para Corgan. Fica aqui o aviso para fãs de Smashing Pumpkins que deixem de ler as próximas linhas.



Já toquei muito Smashing Pumpkins, já chorei muito escutando então, sou um fã dos caras, ou do que era a banda antigamente. Eu admiro muito as guitarras do Corgan e toda a banda que ele montou, não é pra qualquer um lançar um disco triplo e ele ser o mais vendido da década fora os um trilhão de prêmios que ganharam enfim, eu gosto do SP. O Siamese Dream ainda é para mim um disco perfeito do início ao fim e um dos 10 que levaria para uma ilha deserta mas durante os anos, Corgan foi destruindo o nome Smashing Pumkins e o dele mesmo em contra partida. Demitiu músicos, brigou com eles e mesmo agora com esta nova banda que ele insiste em chamar de SP, ele briga com os caras, olha de cara feia e eu acho isto muito chato.

Os painéis deram o sinal e a banda demorou um bocado pra entrar, muita gente, incluindo Summer ficaram com medo que Corgan não subisse ao palco em virtude do mimimi dele em função das brincadeiras de Malkmuss a dez anos atrás. Entraram e começaram a tocar uma música que acredito ser do ultimo disco lançado. Não bastasse o som ser fraquíssimo se comparado com músicas medianas dos bons tempos dos Pumpkins, consegui notar ele olhando muito sério para os técnicos ao lado do palco, reclamando mentalmente de algo, inseguro e notei isto nas primeiras músicas. O povo que estava lá pareceu emocionado mas muito mais pela presença de Corgan do que propriamente com as músicas.

Na terceira música veio finalmente Today e tenho quase certeza que isto foi proposital e foi massa. Tanto o baterista, quanto o guitarrista e até a baixista musicalmente cumpriram muito bem o papel deles no som, o guitarrista tocava muito melhor q o Lha também. Na verdade o problema era o Corgan mesmo ou até a escolha em tocar as coisas novas. Sei que é um saco para um músico ficar se repetindo, tocando músicas antigas mas, se tu quer agradar os fãs num show como este ou tu toca as antigas ou tu faz músicas novas com um nível melhor que as antigas, sei lá. Além disso, é difícil para os brasileiros verem um show deles, se fosse nos EUA até entenderia. Senti uma vergonha alheia incrível por ele e ficava a todo momento pensando que uma hora ele ia jogar a guitarra num alto falante e abandonar o palco. O show se salvou em alguns momentos, com as músicas antigas como Bullet With the Butterfly Wings, Today, Ava Adore, Drown, Cherub Rock e Tonight Tonight, algumas destas nem vi no dia do show e fui assistir ontem via Terra TV. Das novas, Heavy Metal Machine até que não é uma música ruim mas o resto, era sofrível pelo menos para meus ouvidos. Me parecia datado demais, de uma época que já morreu e foi enterrada, infelizmente, eram bons tempos mas eles acabaram. Tinha lido algumas entrevistas antes do show o que me ajudou ainda mais a ter um certo nojo do Corgan. Poderia ter saído como rei ali do Planeta terra e diria que seria possível eles fazerem um show melhor q o Pavement e Of Montreal, tocarem o Siamese Dream, o Gish e outros discos, as melhores músicas, conversar com o público porque afinal boa parte ali estava pra ver eles(não era meu caso) vi várias pessoas de fã-clubes desfilando de cara feia pelo Playcenter antes do show e, vi gente cantando as músicas novas mas, Corgan mesmo falou que não queria fazer cover se si mesmo então, paciência, eu achei isto do show deles.

Eu e Summer saímos uns quinze minutos antes do show acabar, ela estava cansada, eu também e eu estava um tanto apreensivo com a tarefa de sair de dentro do Planeta terra e disputar uma condução com outras vinte mil pessoas. Verdade é que se o show estivesse bom e não estivéssemos tão cansados talvez eu tivesse ficado, verdade que pra mim o show estava horrível. Parêntese aqui para algumas reportagens que li principalmente no Globo, falando sobre o show, tava na cara que aquele texto foi escrito antes do show.

Set list :
The Fellowship
Lonely is the Name
Today
Astral Planes
Ava Adore
A Song for a Son
Bullet With Butterfly Wings
Tarantula
(Love Gun Kiss' cover)

United States
(The Star-Spangled Banner / … moreDrum solo Moby Dick Led Zeppelin' cover)

Spangled
Drown
Shame
Cherub Rock
Zero
Stand Inside Your Love
Tonight, Tonight

Encore:
Heavy Metal Machine

Para assistir ao show na íntegra entre aqui.

Sem comentários: