23.11.10

Planeta Terra Diaries – 20/11/10 pt 2



Saímos do palco índie(Gillete hands-up) com direção ao Sonora Main Stage onde aconteceria o show mais esperado por mim em todo o festival, o Of Montreal. Aqui dedico um pequeno parêntese pra explicar porque em um festival com Pavement, Smashing Pumpkins e bandas relativamante novas hypadas como Yeasayer, Phoenix e Passion Pit eu estava esperando pelo Of Montreal. Desde o fim dos anos 90 que conheci e comecei a escutar algumas bandas do coletivo Elephant 6 e com o Of Montreal. Naquela época o meu foco era muito mais Apples In Stereo, Elf Power, Beulah, Neutral Milk Hotel, Olivia Tremor Control do que propriamente a banda de Kevin Barnes. Na época comparar as outras citadas com o Montreal era covardia pois apesar do foco de todos os discos e gravações do selo serem lo-fi, o Of Montreal não me dizia muita coisa.

Lançaram alguns discos e em 2004 a sonoridade da banda começou a mudar com o disco Satanic Panic in the attic. Em 2007 foi lançado o Hissing Fauna, Are you the Destroyer? Que trouxe todo um conceito novo que acompanha os lançamentos e os shows da banda até o momento. A partir deste disco foi criado o personagem Georgie Fruit e todas as músicas que vieram depois deste disco fazem alusão ao personagem. Em 2008 lançam Skeletal Lamping e desde que ouvi a primeira vez este disco foi amor a primeira vista e o Of Montreal se tornou um companheiro constante. O False Priest lançado este ano atestou ainda mais a importância da banda para mim e cada vez mais admiro Kevin Barnes, o cérebro da banda e sua trupe.


Ali por perto do palco estava relativamente fácil de chegar bem perto. Algumas pessoas sentadas por ali e eu e Summer fomos buscando o caminho mais perto do palco antes que a festa começasse. Eu já estava sentindo de leve os efeitos e tinha certeza que no momento que o show começasse seria algo incrível em todos os sentidos. A espera foi pequena e logo os telões deram sinal de que o palco estava pronto para a banda entrar. A banda começou a marcar um ritmo com Black Lion Massacre e um cara com uma fantasia muito foda entrou e começou a discursar algo que eu gostaria muito de ler para entender o que ele dizia. Kevin entra no palco e Coquet Coquette a primeira faixa de trabalho do disco novo começa a ser executada. Pouco depois entram dois anões e o teatro estava feito. Foi um dos momentos mais emocionantes de minha vida no que se refere a shows. A banda toda lá e se eu até aquele momento ainda não acreditava que um dia veria eles, perto de mim, tocando para mim e naquela hora caiu a ficha. Passei o show inteiro dançando, olhando para Summer e sorrindo, me divertindo muito. Durante todo o show pessoas fantasiadas invadiam o palco e todas as canções carregavam uma aura teatral e bonita com danças e pequenas estórias.

O repertório do show se baseou nos últimos 4 discos, principalmente o Hissing Fauna, abaixo reproduzo o setlist :

• Black Lion Massacre
• Coquet Coquette (False Priest)
• Suffer for Fashion (Hissing Fauna)
• The Party's Crashing Us (The Sunlandic Twins)
• Our Riotous Defects (False Priest)
• Like a Tourist (False Priest)
• Wraith Pinned to the Mist and Other Games (The Sunlandic Twins)
• Sex Karma (False Priest)
• Bunny Ain't No Kind of Rider (Hissing Fauna)
• Gronlandic Edit (Hissing Fauna)
• She's a Rejector (Hissing Fauna)
• For Our Elegant Caste (Skeletal Lamping)
• Heimdalsgate Like a Promethean Curse (Hissing Fauna)
• A Sentence of Sorts In Kongsvinger (Hissing Fauna)


Repertório incrível eu diria. Tocaram Heimdalsgate que é uma de minhas prediletas. Faltou An Elurdian Instance e outras coisas dançantes do Skeletal Lamping mas com certeza o set foi muito bem escolhido, festa a todo momento. A performance da banda é impecável, poucos erros aconteceram. Percebi em alguns momentos bases pré-gravadas entrando no meio do show por engano mas não foi nada muito grave. Muita gente da turnê do Skeletal Lamping saiu. O antigo baixista inclusive estava tocando pouco depois com Yeasayer. O baterista James Husband está em carreira solo mas ambos foram muito bem substituídos. Da velha guarda Dottie e Brian Poole estavam ali. Tinha um oriental muito maluco tocando violinos, teclados e até arriscando uns vocais com muita propriedade. Alem disso tinha outra menina tocando teclados, dois baixistas que tocavam guitarras, teclados e percussão também, é uma confusão só, todo mundo toca tudo. Me deu o maior desgosto quando Barnes começou a agradecer ao público e falar que iam tocar a última música. Quando o show terminou eu e Summer saímos de lá rindo(isto que ela nem gosta deles) felizes e nos encaminhando novamente para o palco indie para aproveitar o show do Yeasayer.


Lá no palco índie o Yeasayer estava fazendo um show bem massa e muito condizente com a lisergia que eu estava naquele momento. Uma hora olho pro lado e confirmo algo que já tinha pensado antes. Pouco antes de ir pro show do Of Montreal encontrei um cara que parecia muito com BP Helium e fiquei alguns minutos observando ele e conversando com Summer pra ver se era ele mesmo. No fim demorei tanto pra abordar o cara que ele saiu e foi em direção ao palco sonora. Quando estava vendo o show do Yeasayer ainda me recuperando do choque anterior encontro o cara de novo e como já tinha comprovado, era ele mesmo e desta vez não podia perder a oportunidade. Cheguei perto de ele e nem confirmei se era ele, já fui agradecendo pelo show e disse que admirava muito o Of Montreal e as outras duzentas bandas que ele tocou. Ele tocou no Elf Power, no Olivia Tremor Control e etc. Ele foi muito atensioso, perguntou meu nome, apresentou sua namorada Catherine, eu apresentei Summer e ficamos conversando. A minha adrenalina estava a milhão naquele momento, eu tremia, aquele cara tinha tocado em vários discos maravilhosos e conhecia muita gente que eu admiro muito. Confidenciei pra ele que não conhecia seu trabalho solo infelizmente mas acompanhava muito as bandas que ele tocou. Disse pra ele que tinha todos os discos do Elf Power em casa mas, não tinha pago por nenhum e mostrei minha camiseta recém comprada na Polivinyl dizendo que estava tentando reparar o erro agora. Disse também que eu e o Jacques tocávamos várias músicas do Elf Power lá no sul. Ele ficou muito assustado com estas coisas, nem acreditava que alguém conhecia aquelas coisas da Elephant 6. Falei pra ele que tinha nascido no Sul e que divulgava muito as bandas da E6 por lá e que agora que morava no nordeste eu costumava tocar o Airplanes over the sea e que praticamente estava criando uma religião por aqui, ele riu muito. Perguntei pra ele sobre o Jeff Mangum, disse que admirava o cara muito e perguntei se eles se falavam ainda, ele me disse que se falavam ainda e que moraram juntos por muito tempo e no fim ainda falou “He´s a very shy Guy”. Confidenciei pra ele de minha viagem lisérgica aquela noite e ele me perguntou a quanto tempo tinha tomado e depois que falei duas horas ele riu bastante. Foi um cara muito legal e fiquei emocionadíssimo em ter conhecido ele, uma hora eu achei que era melhor a gente dar uma volta e deixar ele em paz com sua namorada mesmo que não parecesse incomodado com a gente por ali, grande cara.

Para assistir ao show na íntegra entre aqui.

Sem comentários: