8.3.14

Dum Dum Girls – Too True (2014)



Nas últimas semanas foi lançado o terceiro disco das Dum Dum Girls intitulado Too True. A banda tem como líder e compositora Kristeen Welchez (Dee Dee) e contou com a mesma equipe de produção dos outros discos, Richard Gottehrer e Sune Rose Wagner (The Raveonettes), porém traz mudanças claras e perceptíveis tanto no que se refere aos instrumentos quanto a voz de Dee Dee quanto sua concepção gráfica e estética.

Richard Gottehrer, Alonzo Vargas, Dee Dee (of Dum Dum Girls), Joe LaPorta, and Sune Rose Wagner

Dois anos atrás durante a turnê do último disco(End of Daze) a cantora teve problemas nas cordas vocais e por pouco não teve que acabar definitivamente com sua curta e produtiva carreira musical. Na época shows foram cancelados e então começou toda produção para o novo disco. As mudanças na forma de cantar são visíveis e até as músicas antigas nos shows das últimas semanas estão sendo cantadas de forma diferente. Uma análise superficial minha identificou uma busca muito maior pela adolescência da cantora e em bandas , filmes e livros e coisas que influenciaram ela de alguma forma nos seus primeiros dias de descoberta. 
Percebo muita influência de Brandon Welchez, seu marido e vocalista da excelente Crocodiles. Percebo também um uso excessivo de Chorus nas guitarras, efeito utilizado a exaustão nos anos 80 e para muitos críticos, um segundo deste pedal em uma música já denuncia Pós Punk, teoria minha depois de ouvir as resenhas do Rakta (mas esta é outra história, para mais tarde, provavelmente). Outra coisa que não passou despercebida foi o som da bateria que apesar de serem acústicas foram “manipuladas” com efeitos para dar uma cara ainda mais oitentista para o álbum.


A procura pelos shows aumentou bastante e diria que foi dado um passo acima na carreira das meninas ( que contam agora com um guitarrista extra, o primeiro homem a tocar na banda), este ano ainda participaram do David Letterman pela primeira vez e o nervosismo da vocalista é evidente.

As músicas tem a mesma força dentro do disco e poucas que se sobressaem mais do que as outras que na minha opinião são Lost Boys and Girls Club (pra mim a música mais diferente que a banda já fez, comparando com os outros discos), Rimbaud Eyes e Evil Blooms. A capa é claramente inspirada no Bangerz, da Miley Cyrus e os clipes estão seguindo a temática de outros vídeos delas e com uma carga “apelativa” um pouco maior (se você me entende), todos a cargo da amiga Tamaryn (não confundir com a banda de mesmo nome). Recentemente ainda a banda fez, juntamente com o conhecido Brett Easton Elis um curta de 11minutos com Dee Dee atuando e a música Too True.


Sem comentários: