23.8.13

Dark Skies (2013)

Os velhos, como eu e fãs de terror muitas vezes se sentem injustiçados. Nos anos 70 e 80 os roteiros e as estórias iniciais eram ótimas (claro que existem exceções) e muitas vezes o que incomodava eram os efeitos “especiais”. Cabia ao diretor escolher o que colocar ou não, na edição final para comprometer ou não o filme. Muitos conseguiram. Nesta época os computadores eram atrasadíssimos, a tecnologia envolvida nos efeitos muitas vezes estava anos luz atrás do que temos hoje por exemplo.

Os fãs de suspense idem pois, apesar de muitas vezes os efeitos especiais serem desnecessários para criar climas de suspense, existiam 2 milhões de filmes e eram raros os que realmente eram bons. Fãs de filmes sobre extra terrestres então eu diria que eram os mais injustiçados pois a maioria das estórias desprezavam o mundo real completamente e se perdiam completamente em explicações sobre as razões de invasões e abduções, funcionamento das naves e etc.

Pois eis que ontem, lendo algo na folha fiquei sabendo de um filme de terror que era muito bom e sei lá porque fiquei interessadíssimo em assisti-lo e principalmente acreditei na opinião do jornalista que escreveu o texto. Cheguei em casa baixei o filme e logo mais eu e Summer assistimos.

O filme chamado por aqui de “Os Escolhidos” e mesmo que o nome não tenha nada a ver com o título original, fez justiça. E para aqueles que acreditam em mim eu digo, foi uma das melhores coisas que assisti nos últimos anos, nos gêneros que pontuei ali em cima. O filme é excelente em muitos aspectos e lá no fundo eu sentia que, se ao menos 50% dos filmes tivessem uma qualidade aproximada a este eu seria um cara mais feliz. Adoro filmes de terror, adoro suspense e adoro ficção científica, aliens mistérios e me senti em casa.
O filme não conta com atores muito conhecidos ou consagrados, talvez o mais conhecido ali era o JK Simmons mas ninguém deixou a desejar inclusive as crianças. A estória é emocionante e se você curte um pouco as estórias sobre abduções, aliens, casas supostamente mal assombradas te abraça neste filme aqui q é prato cheio.


O filme ainda traz um pouco daquelas características que citei dos filmes anos 80. Muitas vezes os filmes antigos eram massa justamente por não mostrar muitos detalhes dos monstros, assassinos ou seja lá qual o “personagem principal do filme”, deixavam a cargo do expectador imaginar coisas e o Dark Skies faz isto durante todo o filme. Se contarmos os minutos que os seres aparecem na tela, não passariam de 2 minutos e talvez eu até tenha exagerado. O fator susto, os pulos nas cadeiras do cinema estão presentes aqui também e de forma magistral. Me arriscaria a dizer que o diretor tem a minha idade. Porque ele agrupou todas as idéias que expus ali nos primeiros parágrafos, no quesito frustração com os filmes atuais e fez algo excelente. A abordagem sobre aliens é extremamente consciente também e a atuação de JK Simmons é demais, mesmo aparecendo somente no fim do filme.

Sem comentários: