26.12.11

Top 10 Shows (2011)

Tudo foi melhor este ano, fato. Tudo teve mais cheiro, mais gosto, mais movimento. Já comentei na lista de filmes e na de shows também senti isto. A verdade é que muitos shows bons que fui foram uma consequencia de ter morado em Pernambuco até Junho deste ano. Mesmo que alguns deles não tenha assistido lá, o fator geográfico e financeiro de estar lá ajudou bastante.

Logo no início do ano eu e Summer nos tornamos carnavalescos e o carnaval foi responsável por no mínimo 5 shows desta lista. Mundo Livre S/A na beira da praia de Candeias com direito a sol artificial e hoffman proporcionou um dos momentos mais agradáveis de minha vida e do meu namoro, nunca rimos tanto em tão pouco tempo. Sem falar que na volta, o taxista estava escutando o Spagheti incident do Guns, impagável. Los Sebozos foi com a companhia de Shiva e mesmo assim foi outra noite infernal de boa de voltar pra casa e dormir sorrindo. Estes dois foram as prévias de Carnaval. Eddie e Orquestra comtemporânea foram os momentos Gafieira do Carnaval, eu e Summer dançando de rosto colado ao lado de mais de 10 mil pessoas na mesma vibe que nós.

Mas um capitulo a parte foi Nação Zumbi, na casa amarela na programação de Carnaval. Com direito a previsão de chuva instantânea em plena "Quando a maré encher", a caixa de efeitos de DuPeixe, Lúcio Maia tocando com uma Flying V e principalmente "Prato de Flores" em versão hiper dub e entender o que realmente quer dizer o "Blunt of Judah" ou sentir o peso do "Maracatu pesa uma tonelada" é coisa para poucos mortais e uma coisa que eu contarei pro Heitor em breve e falarei para os filhos dele se é que é possível reproduzir esta emoção falando ou escrevendo. E fomos de Dalai Lama, e tomamos chuva e naquele momento vimos o mundo muuuito melhor do que já era.

Nos alternativos e diria até amigos e aqui não é pagação de pau mas os shows da Loomer tocando My Bloody Valentine e a Mavka tocando Sonic Youth foram dois momentos fortíssimos deste ano. Vi muito pouco show (shows decentes porque por acidente vi Bleff 4 vezes, Lokos de Bira umas 6 e outras porcarias) de bandas independentes este ano mas este ai valeu por muita coisa que poderia ter visto.

O Pearl Jam que não esperava nada me surpreendeu com um repertório escolhido por mim e a simpatia e a entrega de toda a banda melhorou muita opinião. Teenage Fanclub só pelo fim de semana que tivemos, no Rio, na Lapa, em Santa Tereza e chorando embaixo dos arcos da lapa ou pegando vento nos cabelos andando de bondinho já daria um livro a parte. A verdade é que estes caras seriam para mim os melhores musicos para um jantar romantico, uma dança de rosto colado quando o amor existe e é verdadeiro e mesmo que ele não existir pode ser inventado. Ficar embasbacado vendo o show e vendo várias pessoas chorando e se emocionando não tem preço. No final até eu chorei e pensar que desta vez minha sorte teria acabado, seria impossivel ver eles novamente e me despedi. Fato que fiz isto em Curitiba também em 2004 dizendo que já tinha sido muita sorte ver uma vez e que dificilmente ela se repetiria e, se repetiu e eu amo a vida por esta e por outras coisas.

Mas tudo isto foi muito bom e tal mas e o que dizer do Screamadelica ao vivo e derretendo as paredes? Tipo, quando comprei o ingresso por um valor que eu diria pifio eu pensei "porra, conheco menos de 20 músicas deles, gosto dos discos odiados deles mas vou ir no show porque isto é história, a história da música que amo faz uns 20 anos". Eu, Summer e avatar fomos para Porto Alegre, numa segunda feira e depois de algumas cervejas litro entramos dentro do Opinião para ver um show histórico, algo que dificilmente se repetirá naquele Opinião. Todos na faixa dos 50 anos mas com energia de adolecentes. A entrega dos caras como se estivessem tocando em Glasgow, o surgimento do Acid House, os telões derretendo nas imagens da capa do disco, o cover do Keith Richards, o cheiro de Rolling Stones e a lisergia toda presentes. Melhor show que vi possivelmente em toda minha vida e tipo, muito barato, isto que me irritou muito antes de ir no Pearl Jam e é uma coisa mencionável. Nem vou citar o público de patricinhas no Opinião e no Zequinha mas o Primal foi foda. Horas depois em casa, eu olhava para as paredes do quarto e dizia para Summer entre lágrimas "eu não estou pronto pra voltar a viver a vida normal depois de assistir aquilo" (e até hoje é difícil).

1 - Primal Scream (Bar opinião, Porto Alegre)
2 - Teenage Fanclub (Circo Voador , Rio de Janeiro)
3 - Nação Zumbi ( Casa Amarela, Recife )
4 - Eddie (Praça do Fortim, Olinda )
5 - Pearl Jam (Zequinha, Porto Alegre )
6 - Mundo Livre S/A ( praia Candeias, Jaboatão dos Guararapes)
7 - Loomer tocando MBV ( Garagem hermética, Porto Alegre )
8 - Mavka tocando Sonic Youth ( Garagem hermética, Porto Alegre )
9 -Orquestra Comtemporanea de Olinda ( Praça do Fortim, Olinda )
10 - Los Sebozos Postizos ( Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda )

Sem comentários: