26.12.11

Top 10 Filmes (2011)

Mesmo com todos os comentários pessimistas (afinal o mundo está hoje sempre pior que ontem né?) o ano foi excelente no que se refere a filmes, ao menos na reduzida opinião deste que escreve. O que predominou bastante foi a temática Aliens invadindo a terra em filmes de excelentes efeitos especiais, coisa que tinha iniciado com o District 9 anos atrás. Skyline que quase entrou na lista só por aquele azul lindo, Battle L.A. trouxe naves e armas ainda mais foderosas que o District 9 e o mais legal de tudo é que é praticamente um leão contra formigas e isto que dá o brilho todo a coisa.

Outras duas características me chamaram atenção. Ao que parece os diretores acordaram para o fator prelúdio e ao invés de ressucitar um personagem morto num filme anterior de 20 anos atrás, apostaram no fator "mas o que aconteceu antes?". Ao invés de continuar algo, porque não mostrar o que aconteceu antes? Adicione ainda roteiros hiper consistentes e realistas e você encontra aqui na lista o The Thing, de mesmo nome do anterior de 1984 que foi um dos melhores filmes de suspense da história. Além dele, Rise of the planet of the apes foi outro filme aparentemente "sessão da tarde" mas com uma consistência e esmero devastador. Sem falar que traz o eterno chapado James Franco no papel inicial e me arrisco a dizer que faça o filme que fizer, será bom só por ter ele no cast.

Finalmente o Super 8 apareceu e depois de muitos anos de espera apenas confirmou a expectativa, excelente. Lars Von Trier seguindo a linha Lynch de filmagem trouxe mais uma excelente pintura em movimento e mais uma visão realista do assunto que ele escolher. Ele escolheu depressão, algo que ele entende muito bem e fez um excelente filme, mesmo trazendo a insossa Kirsten Dust (inclusive com direito a premiações. Diretor excelente consegue estes feitos) no papel principal. Outro filme "pintura em movimento" foi o Another Earth, cobicei muito várias imagens para um poster enorme nas paredes de minha casa. Outro exemplo de roteiro excelente e bem amarrado.

Midnight in Paris, do Woody Allen é mais outro grande filme deste diretor que tem me arrancado sorrisos e felizmente tem muita coisa dele antiga pra assistir ainda. Colocar na mesma tela o Fitzgerald, Hemmingway, Picasso, Bunuel é coisa para poucos.
Também fiz as pazes com o Almodóvar que tinha esquecido por querer desde o Fale com ela e acabei voltando justamente em outro filme com Elena Anaya. Mais uma excelente estória e a competição este ano foi acirrada e mesmo assim este ganhou, de minha parte a primeira posição. Grande estória, roteiro, surpresas e tudo que é possível num filme espanhol.

Estou fechando minha lista agora porque esta semana verei filmes(I saw the devil, etc) que sei que serão ótimos e infelizmente ficarão ou não pra lista do ano que vem.

1 - The Skin i live
2 - Super 8
3 - Rise of the planet of the apes
4 - Melancholia
5 - Another Earth
6 - Midnight in Paris
7 - Cowboys & Aliens
8 - Contagion
9 - The Thing
10 - Battle L.A.

Sem comentários: