24.11.11

Primeira guerra mundial – Michael Howard


Não é o primeiro livro sobre guerras que leio e nem o primeiro e que poderei entender todos os fatos da guerra, razões e etc. Cada frente tem uma razão e um motivo. Hoje em dia é muito simples de entender porque os Americanos foram para o Iraque ou Afeganistão e entender porque Bin Laden virou inimigo declarado do tio Sam mas no passado as coisas eram bem mais complicadas.

Este livro traz alguns mapas e os tratados do armistício e etc. Tem muitas informações pertinentes e dá um panorama ótimo de como era o mundo naquela época e também como a população de cada país se envolvia com a guerra. A falta de comida, as mortes, racionamento e até questões tecnológicas que foram muito importantes. A Alemanha por mais de 3 anos patrolou tudo que encontrou derrotou a Rússia em virtude de sua “tecnologia” além de ser o país mais forte e populoso no início do século passado. Já nesta época a Alemanha tinha os melhores canhões, munições e principalmente todo povo a favor e acreditando nos seus motivos. Muitos inclusive até o final da guerra consideravam os motivos germânicos nobres e justos. Lógico que no fim da guerra a própria Alemanha foi a principal inimiga que encontrou e acabou “pedindo o penico” porque os próximos passos dos aliados poderia ser invadir o país e acabar definitivamente com a cultura Alemã.

Fato que esta guerra aconteceu em virtude outras guerras e disputas do passado e mais fato ainda que as capitulações, acordos e principalmente a não fiscalização destes foi a causa da Alemanha começar a segunda guerra, décadas depois. Quem não sabe do passado não entende o presente.

A dúvida que me assola agora será o próximo livro que devorarei. A biografia da Jane Fonda cheia de detalhes picantes sobre a década de 60, Roger Vadim e etc ou o “Psicopata Americano” de Bret Easton Ellis.

UPDATE : Já comecei o Psicopata Americano e, é incrível.

Sem comentários: