24.11.11

Artistas nacionais, Lobão, Ultraje, Farrel, etc

Nos últimos dias andei meio transtornado com algumas coisas relativo a alguns artistas brasileiros. Mesmo que minha opinião no assunto muito provavelmente seja redundante neste mar de opiniões não consigo deixar de expressar minhas verdades e por enquanto a minha verdade, ao menos aqui é a mais correta, pelo menos para mim e para meus dois leitores.

Primeiro foi no SWU. Show do Ultraje a Rigor, bate-bocas, brigas com direito a corte de energia durante o show deles(e isto já aconteceu várias vezes comigo na época da Salão Fígaro) que é um saco e etc. Tudo porque choveu (alô produção desorganizada pra caraleo do SWU, ainda não aprenderam?) e os shows atrasaram em duas horas e sei lá porque Peter Gabriel que faria o encerramento naquele dia convocou os outros músicos para que cada um reduzisse seu show em 15 minutos. Parece que Chris Cornell e as outras bandas concordaram mas Roger, vocalista e lider da banda Ultraje a Rigor não concordaram com isto. Ainda não sei quais os motivos para os pedidos do P.Gabriel para encurtarem os shows, não sei se o dele teria menor duração também enfim o lance que considero extremamente estúpido no caso em si são os seguintes :

- Roger foi para o microfone e avacalhou com o Chris Cornell que não tinha nada a ver com a estória. Isto é bem chato porque hoje em dia a informação corre tão rápido que algo assim pode queimar o filme do artista em si. Se fizeram sacanagem com o Roger de "pedir" para diminuirem o show, troca de socos e tudo mais ele não foi muito melhor com o Cornell. Lançou uma mentira no ar e esculhambou com o cara e ainda deu desculpa esfarrapada quando se desculpou.

- Todo mundo sabe que o Ultraje é uma banda brasileira e as reclamações do Roger são aquelas de coitadismo que me envergonha muito em algumas pessoas. Ficar com este papo que os estrangeiros vem pra cá nos explorar, que temos que colocar eles no lugar deles (qual seria este lugar?), que banda nacional é boa e fica de igual pra igual com as estrangeiras e etc. Se não concordou com os pedidos do Gabriel faz teu show e era isto, reclama nos microfones e tal mas este papo de que "americanos vem nos explorar", banda nacionais não devem em nada para estrangeiras e etc é ridículo.

As pessoas compraram ingressos para os festivais porque justamente estariam lá Stone Temple Pilots, BRMC, Duran Duran e outras coisas. Porque um fã do Ultraje a Rigor iria pagar 200 reais ou mais no ingresso de um festival pra ver eles? Porque não ver eles tocando em outro lugar, num show próprio e pagar dez vezes menos, 4 vezes menos enfim.

Nem vou entrar no mérito de artista estrangeiro é melhor ou pior. Antigamente poderia até acreditar numa conspiração para brasileiros não fazerem tanto sucesso no exterior mas hoje com internet, globalização isto não existe. Eu acho que os músicos brasileiros são muito melhores que os estrangeiros mas isto é porque a quantidade de grandes instrumentistas brasileiros é muito maior e não porque são de minha terra ou porque quero valorizar a nossa cultura que digo isto. Nas artes eu gosto do que é bom para mim, não me importa se é Iraquiano, Paraguaio ou Brasileiro. Pessoal de Pernambuco as vezes falava que eu valorizava mais a cultura dos gringos que a minha própria e era um pensamento enganoso da parte deles, eu gosto do que é bom, se é cantado em frances, inglês ou português não faz a mínima diferença. Mais uma vez, gosto do que é bom. O engraçado disso é que as coisas nacionais que curto, são as que são mais valorizadas fora do Brasil como Chico Buarque, Caetano, Tropicália, Mutantes e etc.

Será que isto é uma coincidencia ou será que estas coisas são realmente relevantes?

Veja bem, o segundo show que fui em minha vida foi justamente o Ultraje a Rigor e pra mim estão marcados no coração como uma banda que me fez muito feliz no passado e o lugar deles tá guardado aqui (toquei Ciúme ontem no 711). Mas, eles são relevantes pra música hoje em dia e não são sucesso de vendagem (o que pra mim não diz nada), crítica e etc portanto deviam calar a boca e fazer seu show.

Outro evento que me incomodou bastante foi a "briguinha" do Lobão com a beesha do Perry Farrel. Todo mundo conhece a estória e tipo mais um caso de músico brasileiro que hoje em dia não lança coisas relevantes há muito tempo e se incomoda com a politica de festivais e com a suposta colonização que ainda "sofremos" pelos estrangeiros.

Se é colonização, eu aceito. Graças a ela eu vi Pavement, Yeasayer, Smashing Punpkins(que nem curti tanto mas enfim) e principalmente o Of Montreal. Achei inclusive q o preço foi condizente com a emoção e a beleza dos momentos que vivi. Neste caso foi o Planeta Terra um festival bem diferente, público limitado a poucas pessoas(20 mil), muito patrocínio o que torna isto possível. No ano que fui teve a Mombojó, que até tinha lançado um disco legalzinho e gostaria de ter assistido, assisti da fila mas, vi também Hurtmold e o Holger, duas grandes bandas brasileiras que pelos meus cálculos nunca foram a Porto Alegre. Óbvio que nunca vieram pra cá mas, é fácil de assistí-los morando no Brasil. Este ano teve a Nação e esta sim uma banda que poderia até pleitiar um lugar bem comodo na ordem do festival e tocar depois de muita banda gringa mas, as três citadas são exceções, bandas excelentes, o Brasil tem bandas ótimas e tal mas, quem paga 250 reias pra ir num festival, paga este valor porque quer ver o seu ídolo e este ídolo não faz turne no Brasil nunca, é uma situação única. Por isto, não vejo muito sentido nas reclamações do Lobão, assim como Ultraje. Se no ano passado, no planeta terra tivesse Lobão e Ultraje a Rigor eu ficaria no hotel descansando e iria num horário que eu realmente fosse aproveitar.
Se for pra escutar os sucessos do Lobão, de 30 anos atrás ou ainda pior, suas músicas novas eu nem teria comprado o ingresso. Além disso, não vai ser num show como este que o nro de fãs do Lobão vai aumentar, o show dele será um passatempo para aquele público, a hora de ir no banheiro ou comer algo. Não vejo sentido também no Lolapalooza iniciar as 10 horas da manhã, é um exagero o nro de bandas mas mesmo assim menos sentido ainda vejo em o Lobão tocar as dez da noite, num horário que o pessoal começa a cansar e ter que ficar esperando ele terminar o show pra entrar uma banda que te fez realmetne pagar passagens de avião e o ingresso do festival q repito, nao é caro.

Lobão gravou aquele vídeo que não vi e o Perry Farrel acabou soltando numa entrevista algumas coisas como "não conheço a música brasileira" ou "Vocês não tem a cultura de festivais" e fico me perguntando, ele vem como empresário, idealizador e se você conhece o trabalho dele vai ver que ele faz muitas coisas pela música além de ter tocado em no mínimo duas grandes bandas, nos anos 90 como o Jane´s Addiction e Porno for Pyros, resumindo ele não precisa saber nada da música brasileira e se souber dificilmente será do Lobão, será sim do Chico, Mutantes, Sepultura, bandas que foram ou são conhecidas lá fora. E a afirmação que não temos a cultura de festivais é muito correta também basta pensar na quantidade de tropeços no SWU, os assaltos no Rock in rio e etc ou então compare os preços dos festivais fora do Brasil e os dos festivais brasileiros.

Se eu tivesse comprado ingressos pro Lola eu iria apoiar o boicote, poderia descansar mais para os shows que realmente são relevantes pra mim e veria as bandas que tenho vontade de ver.

O Lobão poderia fazer um boicote as palavras, apesar de ser culto e inteligente, as vezes fala tanto que acaba se contradizendo. Eu li a sua biografia e mesmo nela, existem um trilhao de contradições. Poderia fazer um boicote e lançar discos bons também, não tenho acompanhado muito sua carreira atualmente, tenho quase certeza que são coisas medonhas, se a coisa é boa, acabaria por ficar sabendo e até ouvi pessoas falando bem mas, pessoas que não compartilho os gostos.
Por último, parabéns pra você que conseguiu ler este texto enorme, prometo melhorar, no futuro.

2 comentários:

Universo Tranquilo disse...

É meu veio,

Eu discordo da maioria das coisas que você disse. rs. Principalmente em relação ao Lobão. Bom, um cara que lança um acustico com a maioria das músicas dos CDs indendentes que ele lançou e ganha um grammy não pode ser considerado uma pessoa que não está fazendo nada de relevante. Te aconselharia a ouvir os discos a vida é doce e canção dentro da noite escura, além do acustico mtv.

É foda, mas parece que o Lobão já não pode mais abrir a boca, fizeram dele um bobão, reclamão e rabugento. Quando não é nada disso. É uma pena pois é um cara que tem muito a dizer e ensinar aos artistas. Como músico sou realmente grato ao Lobão por algumas brigas que ele comprou e conquistas, como o CD numerado... Ele tentou ainda ir mais fundo criminalizando o Jabá, mas esse não deu ainda. É um cara que definitivamente não pensa no próprio umbigo. Mas é mais fácil rotula-lo do que pensar com clareza no que ele tem a dizer.

A entrevista do Farrel é um amontoado de bobagens na verdade. E outra, se perceberem, Lobão em nenhum momento estava pedindo para fechar a noite, estava pedindo uma melhor distribuição das bandas, entre nacionais e internacionais.

É isso veinho, grande abraço. Mas o texto foi bem escrito, vou acompanhar aqui! Fui.

www.zuzazapata.com.br

Arlen disse...

Zuza, o Coldplay ganhou trocentos Grammy e é uma banda mediocre. O prêmio nao me diz muita coisa e de acordo com a autobiografia do Lobão, nem ele deu muito valor, se surpreendeu com o premio.

E tipo não foram as pessoas que o fizeram de briguento e reclamão, foi ele mesmo, acompanho-o desde a época da Blitz e é a impressão que tenho.
Além disso, ele fala coisas inteligente mas em compensação se contradiz toda hora e fala coisas sem sentido também. Não desprezo o esforço q ele fez sobre o lance da numeração mas sobre os cds q vendia em revistas sugiro q pergunte as bandas q lançaram pra ver o que eles acham.

AS pessoas que compram ingressos para festivais, caríssimos muitas vezes não pagam para verem bandas ou artistas nacionais e eles participam pelas leis que exigem bandas nacionais q acho o fim da picada.

O Farrel tem grandes trabalhos humanitários e só o fato dele trazer um grande ffestival pro Brasil já vale tudo, pode ser um monte de bobagens mas ele é um grande cara, sugiro q verifique o trabalho dele fora da música.

Sobre a distribuição, eu ia odiar ter q ver um show do Lobão (nada contra a música dele mas se quiser ver um show dele seria muito fácil) antes de uma banda internacional q raramente vem pro Brasil.

Pode crer que conheço o trabalho do Lobão e admiro ele por muitas coisas mas este episódio ai foi ridículo na minha opinião.

abraço e volte sempre