4.10.11

Um homem sem pátria - Kurt Vonnegut Jr (2006)



Eis que ontem terminei de ler esta maravilha ai, muito possivelmente o último livro deste que pra mim é um dos 5 melhores escritores de todos os tempos e possivelmente o primeiro lugar em ironia que é uma coisa que muito prezo e admiro quando leio alguém.

Este livro não é um romance mas uma coleção de vários textos curtos transpirando nacionalismo e o mesmo sentimento que Hunter Thompson mostrava em seus últimos anos de vida. Crítica aos americanos e mais precisamente áqueles que votaram em Bush filho e mesmo nestas críticas em vários momentos surgem aqueles momentos autobiográficos com Kurt relembrando seus filhos, netos, amigos que teve e apesar do pessimismo quando cita os americanos, muito otimismo em relação as pessoas que passaram. Em determinados momentos se mostra grato pelas pessoas que conheceu e por ainda estar vivo e em outras se mostra enganado e chateado de ainda existir. Em determinado momento ele comenta que vai processar os cigarros Pall Mall pois mesmo com 85 anos, fumando, ainda está vivo e a propaganda era que o cigarro matava. Os textos caberiam perfeitamente num Stand-up e apesar da emoção de ler ele não ser tão grande quanto em romances propriamente ditos (Hócus Pócus, Matadouro, Café da manhã dos campeões, etc...) o texto é de uma beleza chapante.

Ele fala muito nas últimas páginas sobre Joe Petro III uma pessoa que ele estimava muito e o salvou de um possível suicídio anos atrás. Joe utiliza silk screen e faz manualmente várias obras de arte com textos que Vonnegut escrevia ou desenhos. Joe era bem conhecido por suas ilustrações no Fear and Loathing in Las Vegas, de Hunter Thompson.

Ele morreu em 2007 mas imagino o que teria achado, se ainda estivesse vivo sobre a censura que fizeram a Matadouro nro 5 em uma escola do Missouri pela "linguagem profana". Certamente estaria rindo muito e fazendo piadas de todos os tipos.

Sem comentários: