16.5.11

Santa Teresa, Lapa e a confraternização com os nórdicos



Acordamos cedo na Sexta, levantamentos e fomos almoçar. Infelizmente o dia estava feio, chovendo. Depois do almoço demos uma volta pela redondezas, as lojas de móveis antigos e nos deliciamos muito com coisas maravilhosas. Fomos pra Catedral de São Sebastião, uma edificação muito parecida com um balde virado de cabeça pra baixo. Dentro, vitrais enormes e lindos mesmo e uma construção de ficar abobado olhando. Na frente da Catedral tinham vários edifícios modernos mas com vidros espelhados e designs maravilhosos pra não ficar muito atrás.

Dali fomos para a estação Carioca do bondinho, não sem antes um espresso bem forte. Por míseros 60 centavos a cabeça passamos por cima dos arcos da Lapa, vista maravilhosa com destino a Santa Teresa, um bairro lindo, bem mais novo que Olinda mas que não deixa de ser bonito. O bondinho era um charme, solavancos, aquela altura toda e um meio de transporte meio oitentista, oitentista pois o mundo politicamente correto ainda não chegou nele. Não te duvido que em alguns anos coloquem cintos de segurança pra proteger as pessoas e tirem toda a beleza dele.

Descemos na Santa Teresa e caminhamos muito. E quando digo muito é muito realmente. Subimos ladeiras e tiramos mil fotos, vista incrível. Fomos ao museu Chácara do Céu e a vista é impressionante. A paisagem natural as montanhas, a baia de Guanabara, o Pão de açúcar e tudo mais contratastando com as belezas que o homem criou como a ponte Rio-Niterói, o Porto e os prédios antigos. Coisa linda de se ver. Depois fomos até a garagem dos bondes e vestimos a camiseta de turistas pra tirar uma foto ao lado de um bondinho. Pegamos o bonde de volta e subimos as ruas até o hotel, não sem antes passar no supermercado comprar água e cervejas.

Ficamos no hotel nos preparando, bebendo e conversando, Summer se arrumando e sofrendo meus ataques esporádicos ora com câmera ora com beijos. Nem lembro a hora que saímos mas fomos direto para a Lapa e para os bares da zona boemia e eu achava que a coisa era mais chinela como outros lugares mas me pareceu meio Mauricio o troço. Paramos numa sinuca pra tomar uma ceva e ir no banheiro e logo saímos em virtude de um psicopata presente. Antes que a coisa desgringolasse achei melhor sairmos. Uma coisa que notei no Rio é que tipo o pessoal não respeita muito o compromisso dos outros, não disfarçam, os caras olham pra tua namorada, de mãos dadas contigo e não estão nem ai. Aquele dia eu fiquei meio irritado e antes que partisse pra porrada com alguém achei melhor sairmos. Fomos em outro bar que estava rolando um sambinha massa. Ficamos na rua e tomamos um milhão de cervejas e até dois copinhos de cachaça que Summer pela primeira vez me acompanhou. Foi lindo, realmente parecia uma lua de mel, foram tão bons aqueles momentos na mesa do bar.

Uma hora decidimos sair dali e ir pra parte mais, alternativa eu diria. Os becos e as escadarias. Naquele momento já estávamos em momentos mais eufóricos e passamos pelos bares do dia anterior e não ficamos, continuamos andando até que chegamos na escadaria, um lugar que alguém tinha me soprado na noite anterior. Tinha um pessoal tocando violão e alguns cantando "Losing My Religion". Nem preciso dizer que cheguei e começei a fazer os backings e já rolou aquela parceira. Logo eu já estava com o violão tocando um Oasis, The Wonders e até um Alanis Morrisete saiu, sem falar que tinha um maluco que parecia o filho do Camelo, pedindo músicas em Português e pra provocar cantei a primeira frase de Ana Júlia. Tinha gente do Canadá, da Bélgica, os nórdicos que tinhamos visto no bondinho na tarde e até brasileiros. Todo mundo gente finíssima, interagimos com todos e foi aqueles momentos do caraleo mesmo. Rolou até um momento "Oi tudo bem" no qual eu forcei muito a barra e foi bonito. O Luiz Caldas estava lá também. Inacreditavelmente a polícia mandou a gente parar de tocar, não conheço as leis do Rio mas acho q isto não tem fundamento jurídico.

Eles tinham falado que iriam para uma festa em tal lugar, ali pelas redondezas mas não achamos e acabamos indo embora. Foi lindo, Sábado não teve shows e as noites no rio foram bem lícitas mas mesmo assim foi muito divertido. Aquela escadaria ali rolaram coisas tão massa que vai ser outro daqueles momentos que eu e Summer guardaremos em nossa memória. Certamente esqueci muitas coisas, outras não falei de propósito(crianças leem isto) mas podem ter certeza que foi um dos momentos auge de minha vida. Continuo não achando o Rio grande coisa mas foi muito bom que tenha sido ali e muita coisa rolou porque era ali mesmo, acho que em São Paulo não teria sido tão bom quanto foi. Lapa, Santa Teresa, aqueles amigos do Sábado todos no meu coração.

Assim que eu conseguir entrar no flickr (obrigado Yahoo por foder tudo) coloco as fotos e disponibilizo por aqui.

6 comentários:

Andréia disse...

Já estou com saudades de tudo, do show, do Rio, e principalmente de ti, foi inesquecível mesmo :*

Arlen disse...

Faço tuas as minhas palavras. Que tu achou da foto lá em cima?? eheh era bem ali, amo o Google, pena nao terem tirado fotos na Sexta a noite, teria sido bonito.

Andréia disse...

Pena a gente não ter achado a escada na quinta à noite ehehe...
:*

Arlen disse...

Vai saber né? se fosse para termos a mesma festa nos dois dias teria sido ótimo mas, não acho q na Quinta seria tão "amigável" assim.

Andréia disse...

Ou mais provável: a gente ia perder a hora do show...

Arlen disse...

e do aviao e etc, sequestrados e tal