10.3.11

Carnaval Diaries pt 1

Na Sexta Feira a muito custo decidimos ficar em casa eu e Summer. Passei na Piedade para visitar Yves doente e depois foi pra Boa Viagem. Eu e Summer fizemos o que pudemos para dormir cedo pois o Sábado seria muito cheio. Acordamos no Sábado as oito, tomamos um café reforçado, tomamos banho e tomamos o rumo norte afim de chegar em Olinda. O Piedade/Rio Doce, o ônibus oficial que geralmente nos leva a Olinda passou com gente caindo pelas janelas e acabamos pegando um ônibus até o Cais. Nenhum ônibus entrava ou passava perto do Carmo e tivemos que ir de taxi, do cais até o Mercado Eufrásio. Muitos carros, engarrafamento, blitz e tudo mais.

Descemos no Eufrásio e fomos subindo as ladeiras, gente, muita gente. Bonecos gigantes, fantasias, gente vendendo cigarros, cervejas e um calor incrível. Passamos pelo Mac, depois pela 13 de Maio reduto dos homosexuais no carnaval de Olinda e até aquele momento, na luz do dia estava uma situação tranquila. Passamos pelos quatro cantos e chegamos na Sé para nos encontrarmos com Helder, Adriana, Fifi e o resto dos amigos na concentração do Bloco "Esses boy tão muito doido" onde iriamos desfilar ou, descer junto as ladeiras de Olinda.

Mal chegamos e o bloco já estava saindo, muita gente com a camiseta oficial, muita gente maluca mesmo e aquele sol infernal. Fomos tomando água, jogando água na cabeça e foi incrivelmente divertido. Tinha horas que faltava espaço pra tanta gente e tal mas, foi muito legal. Demos uma parada para descansar, no bar Gentileza antes de irmos para o Mac, nos encontrarmos com a chegada do bloco. Quando chegamos no mac tinha um milhao de pessoas um terreno cheio de gente vendendo ou tomando ceva, fumando, conversando, lugar tranquilíssimo e era bonito de ver. A hidro pegou antes de irmos embora de novo pro gentileza e dali em diante tudo ficou diferente. A travessia de retorno, passando pela 13 de maio foi complicadíssimo, muita gente, pouco espaço, gente se pegando e etc mas chegamos lá.

Lá no Gentileza acabou se encontrando todo pessoal, inacreditavelmente nos cobraram 10 reais pra entrar o que não estragou a festa, apenas ficou estranho já que somos de casa. Alguns amigos foram indo embora e ficamos lá sentados bebendo e rindo muito por algum tempo. Anoiteceu e acabamos indo embora pra finalmente descansar pois estavamos mais que podres.

No Domingo acordamos tarde, saimos pra comer algo e no fim da tarde pegamos um onibus pra Olinda. Este onibus nos largou numa bocada muito perigosa, muita gente nas ruas festejando e é incrível o nro de pessoas que estava na cidade por estes dias, em todos os lugares tem gente com isopor vendendo cervejas, espetinhos. Aquelas casa que não são alugadas viram bares e vendem cerveja gelada, até whisky é possível encontrar. Geralmente encontramos lugares que vendem a estadia do carnaval todo por míseros 500 reais, míseros pois eles dão café da manha, almoço e janta e bebida liberada para todos os dias, além disso você fica exatamente no meio do furduncio, é uma grande pedida, não precisa se preocupar com nada. Sem falar que todos os lugares são pontos de blocos, de sambas de rua, de aglomeramento. Tivemos a sorte de conseguir um taxi que não nos levou para o Carmo mas, numa das ladeiras que subimos um pouco mais aliviados. Infelizmente tivemos que passar pela 13 de Maio, que é o reduto dos homosexuais do carnaval de Olinda. Tudo tranquilo, nada de preconceito o problema é que o lance é descarado demais, se procurássemos iriamos encontrar gente trepando nas calçadas e no meio de outras pessoas, ficava dificil passar por ali em virtude do acúmulo de gente e mais este lance, tu tá passando, indo atrás de uma pessoa e daqui um pouco ela para pra se agarrar com outra enfim, coisa foda mesmo sem falar na sujeira e o perigo que deve ser aquilo. Chegamos no Gentileza e o bar estava praticamente fechando. Iamos fazer um aquecimento ali pra depois irmos no marco zero em Recife para ver o show da Nação mas, ficamos com medo de ir, assaltos, arrastões enfim, os comentários eram os piores e, perto do que eu já tinha visto em minhas épocas de recife antigo, achamos melhor irmos direto pra casa.