Nos meus cálculos este é o quinto filme do diretor Christofer Nolan, que iniciou sua carreira no início da decada passada com o mais que excelente Memento, ou no Brasil, Amnesia. É impossível desprezar tudo que ele fez com Batman mas, diria que o primeiro e o último filme são os mais importantes da carreira dele e os que mais gostei. Não sei porque o filme não teve o nome Inserção ou até Inception no Brasil inclusive tem um momento do filme que, o "Inception" é traduzido como "Origem", apenas um momento.
O filme narra uma parte da tragetória de Cobb(Leonardo Di Caprio) um especialista que trabalha junto com seu assistentes Arthur(Joseph Gordon Lewitt)descobrindo segredos de grandes empresários e suas empresas penetrando em seus sonhos. Tudo começa quando ele tenta entrar na cabeça de Saito(Ken Watanabe) e apesar do insucesso acaba sendo ofertado com uma grande proposta, fazer uma inserção na mente de um concorrente e poder finalmente voltar aos Estados Unidos para ver seus filhos. Ele está longe de seu país de origem e de seus filhos em virtude de ter sido culpado pelo suposto assassinato de sua esposa.
Falando assim parece apenas uma estorinha com o herói Cobb tentando voltar para seus filhos com uma pitada de ficção cientifica por falar em penetrar na cabeça das pessoas através dos sonhos. Uma coisa até então impossível para a tecnologia e cultura atuais. O problema é que o filme trata tudo como sonhos e fica praticamente impossível determinar o que é realidade e o que não é. É um daqueles filmes pra não ser entendido mas interpretado conforme você vai assistindo. Em muitos momentos fica impossível saber o que está realmente acontecendo na vida real ou em sonhos e mesmo assistindo o filme você continuará com um trilhao de pulgas atrás da orelha. Em Memento tudo se passava de trás pra frente cronológicamente falando e você se sentia como o próprio personagem que sofria de amnésia. Neste mesmo que eu te conte o final não tirará a graça de assistir o filme pois mesmo sabendo o final, você não entenderá bulhufas. Isto não quer dizer que pretendo contar o fim mas, se você precisa assistir a película e quer se surpreender com tudo melhor não ler até o final.
Mesmo eu tendo lido algumas coisas a respeito do filme, foi um dos poucos que mesmo assistindo com muita expectativa, sai do cinema achando ele melhor ainda do que diziam. Em vários momentos ri sozinho de tão bonito e bem feito que foram determinados momentos. Existem diálogos a respeito de idéias, sonhos e a própria realidade que isto tudo ficará na minha cabeça por muito tempo. Sobre Nolan longa vida a ele pois quando assisti Insonia, seu segundo filme achei que ele seria o novo M.Night do cinema mas graças a deus isto não aconteceu, a única coisa que acho é que dificilmente conseguirá superar Inception porque neste ele realmente acertou muito em cheio. Já faz muito tempo também q Di Caprio afastou aquela imagem de ator bonitinho pra se tornar um dos grandes atores(novos) do cinema junto com o Cristian Bale, Scorsese que o diga. Joseph Gordon, Ellen Page e Tom Hardy estão excelentes e parêntese a parte Cilian Murphy que não erra nunca e em breve será um dos grandes atores de nossa época. Trilha sonora assinada por Johnny Marr e, excelentes efeitos especiais se os conceitos ainda não te atraíram para o cinema.
O que é melhor de tudo e o que sempre me deixou surpreendido e apaixonado por um filme ou livro foi o fator "pensar antes, durante e depois". Arte boa é a que me choca, me agride e ofende e neste quesito nota 10 para Inception. Vou continuar deixando meu torrent baixando ele para assistir novamente e me deliciar com tudo e buscar novas interpretações e informações.
Depois que assisti ao filme, uma boa lista de filmes veio a cabeça e sugiro que se alguém lembrar de outros filmes que tem uma conexão com este, que cite nos comentários :
- Brilho eterno de uma mente sem lembranças
- Matrix
- Rua dos sonhos
- Inland Empire
- Em algum lugar no passado
- Call of Cthulhu
1 comentário:
Enviar um comentário