
“
Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho”.
Esta é a parte do discurso que encerra este grande filme alemão chamado "A onda" que terminei de assistir ontem. Na verdade o discurso é feito no primeiro filme(1981). Eu sou bastante suspeito pra falar de qualquer filme alemão pois não posso dizer que seja um expert no assunto pois assisti raros filmes alemães mas todos que vi achei muito bons.
Tudo inicia com o professor Rainer um professor fora dos padrões. Vai para a aula escutando Ramones no carro é completamente malucão e adorado pelos alunos. Ele inicia um trabalho sobre facismo com a turma. Logo no início pergunta a eles se acreditam que seria possível o nazismo acontecer novamente e todos os alunos acreditam que é impossível. Ele vai a cada dia adotando padrões dentro da aula mostrando aos alunos como o facismo funciona, sobre as individualidades, o poder de um grupo unido e etc. Eles criam o movimento "A onda" e aos poucos os domínios fogem das paredes da sala de aula para tomar as ruas e as crianças de outras turmas. No fim da semana o movimento toma proporções incríveis e um casal de alunos acaba sugerindo ao professor que acabe com tudo antes que seja tarde demais. O desfecho é impressionante e realmente tocante.
Toda estória foi baseada num fato real acontecido em 1967 numa escola de Palo Alto,Califórnia. Um livro foi escrito e logo foi adaptado para as telas com o intuito de evitar novas ondas como esta e para alertar os jovens para o futuro, hoje em dia dá pra contar muitos lideres utilizando as mesmas abordagens e nem precisamos ir muito longe. Neste lugar tem várias informações a respeito do filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário