
Scott 2 - Scott Walker(1968) - Segundo álbum solo de Scott Walker lançado em 1968. Ficou 18 semanas nas paradas britânicas. Confesso que não conhecia nada do cara e só fui atrás dele por causa de algumas referências em músicas do Radiohead. A música Creep por exemplo era conhecida como "Our Scott Walker´s song". O disco é recheado de orquestrações e climões massa pra caramba e lembra bastante aquelas músicas de filmes de bang-bang e o Oeste, o deserto permearam todas as minhas audições desta pérola. Baixei o Scott 4 e em breve rechearei de elogios com grande certeza.

The Byrds - Fifth Dimension(1966/1996) - Terceiro álbum de uma banda que me tira suspiros sempre que escuto ou lembro deles. Foi lançado em 1966 e foi gravado logo após a saída de Gene Clark. Foi o primeiro álbum da banda sem nenhum cover de Bob Dylan e atingiu a posição de nro 24 da parada de álbuns britânicos. É o fim da fase mais folk da banda e o início da psicodelia desenfreada. O disco é uma aula de simplicidade e bom gosto e o som realmente é bem diferente dos trabalhos anteriores da banda. Este que escuto(lançado em 1996) tem vários extras e duas faixas com entrevistas com McGuin e Crosby. As versões originais de Eight Miles High que juntamente com Why foram gravadas primeiramente em outro estúdio e sua gravadora Capitol as rejeitou obrigando-os a gravar num estúdio do próprio selo. Estas regravações são as que foram para o single e para o disco. O disco possui uma releitura de Hey Joe conhecida por Hendrix e um som instrumental. Este disco é recheado de conceitos, homenagens, Coltrane, aliens, Einstein, companhias aéreas etc e teve críticas adversas algumas elogiando outras criticando eles.

The Byrds - Mr Tambourine Man(1965/1996) - Primeiro álbum dos Byrds lançado em 1965. Foi a primeira banda americana a "desafiar" os Beatles atingindo a posição de nro 6 no Reino Unido. Fato notável neste disco é que tanto a música título quanto o lado B do single "All i really wanna do" foram gravados por músicos de estúdio, e os Byrds apenas cantaram nestas faixas. Vários mitos rondam este disco, alguns dizem que as demais faixas foram gravadas por eles mesmos e outros dizem que as demais também foram músicos de estúdio. Seriam o Milli Vannily dos anos 60 lembrando q esta prática era bem comum. Mesmo com todos este mitos é um grande álbum e os Byrds uma das melhores bandas da época. Incrivelmente tem uma música chamada "I´ll feel a whole lot better"(when you gone), o parêntese foi meu e achei ótimo este nome. Este álbum saiu na posição nro 232 na lista dos 500 álbuns de todos os tempos da revista Billboard.
Sem comentários:
Enviar um comentário