22.6.12

Young Adults (2011) – Jason Reitman


Jason Reitman é um canadense legal. Ele também faz filmes e claro, por isto acho ele legal. Minha admiração começou com o “Thank you for smoking” um dos filmes mais irônicos e engraçados que já vi e tipo eu gosto bastante de ironia. Além disso ele fez o Juno que convenhamos é um grande filme também. Associe isto a idade do cara, 34 anos e as referências aos anos 90 e 80 que ele coloca em alguns filmes e pelo menos dois deles terem a Diablo Cody no roteiro, pronto, é um cara legal não?

Neste, conhecido aqui como Jovens adultos (que refere-se a série de livros que a pseudo ghost writer e personagem principal do filme escreve) conta, ironicamente claro sobre aquela crise de idade que 98% das pessoas passam e mesmo que não enfrentem problemas sérios com isto, todo mundo sente a nostalgia do passado, sempre acredita que algo, antes disso já foi melhor do que é agora. O filme tem a excelente atriz Charlize Theron no papel principal numa atuação mais do que incrível, coisa que muito provavelmente nem era necessário mas tem pessoas que, sempre jogam pra ganhar. O papel dela é muito legal também pois convenhamos ela aparece bêbada mais da metade do filme, em 25% ela está comendo e bebendo refrigerante e nos outros 25% está fazendo papel de idiota. Tudo pra dar certo.

Tudo começa quando ela recebe o anúncio do nascimento da filha de um ex namorado dos tempos de high school e decide ir lá pra reatar com o casado, ex namorado, sim foi isto mesmo. Ela volta a sua cidade natal, uma cidade que ela odeia e para pessoas que ela odeia. Mesmo sendo ela uma “escritora” de uma série que já foi um grande sucesso e morar em um belo apartamento, ter dinheiro e aparentemente sucesso na vida, a vida dela é um caos, ela não está feliz e sofre sérios problemas. Agora imaginem esta louca tentando reatar com seu ex que, está completamente feliz com o nascimento da filha e com seu casamento.

Se tudo isto ainda não bastou pra dar aquela vontade de assistir, o início do filme ela tira uma fita, sim uma fita e coloca no toca-fitas do carro e, começa único e simplesmente The Concept, do Teenage Fanclub, uma das melhores músicas compostas por nosso amigo Gerard Love. E tipo, ela canta junto ainda e volta a fita várias vezes e eu e Summer acabamos chorando algumas vezes só com este começo até que eu falei “não tem como não gostar deste filme depois disso” e, realmente não tem como. Fora todos os outros excelentes momentos, nos diálogos, nas ironias e, na trilha sonora, rola Low do Cracker, Replacements, Dinosaur Jr e mais uma porrada de coisas boas. Até eu estou enfrentando uma crise neste momento. Grande filme e grande cara o Jason.

Sem comentários: