23.9.11

O velho e o mar - Ernest Hemmingway

Eis que semana passada terminei a dita "Masterpiece" do vencedor do prêmio Nobel de Literatura E. Hemmingway. Antes de o ler já não esperava muita coisa do livro, algo me dizia que eu não ficaria de pau duro com a leitura e mais ou menos isto se confirmou. Mesmo gostando bastante de contos ou estórias que envolvem pescarias utilizando linhas em alto mar que duram mais de seis horas e quase matam o pescador e é o caso aqui, não achei grande coisa. Chegou inclusive a ser chato, gosto é gosto.

Na verdade quando se ganha o premio na categoria Literatura, nunca se ganha por um livro mas por sua obra mas até onde li, foi este livro que realmente obrigou que alguém desse alguma coisa para o Hem. Ainda existe mais um livro em casa, dele mas vou dar um tempinho para minha cabeça. Me enfie no "Comendo animais" do meu querido Safran Foer. Medo, culpa e desapego em todos momentos que vou ler. Um atestado de vergonha da humanidade e sempre que leio descubro uma coisa nova que ainda me torna ainda mais culpado, não por comer carne mas por fazer parte da raça humana.

Sem comentários: