23.5.11

In the Airplane Over the Sea - detalhes


Algumas músicas foram gravadas ao vivo como banda, com overdubs feitos em cima das faixas originais. Surpreendemente Oh Comely a mais longa de todas com 8:18 minutos de duração foi gravada em um Take com Jeff sozinho. Os outros músicos trancados dentro da técnica com Robert(o produtor) e acharam estar ouvindo apenas um take de teste de uma sala adjacente com Jeff apenas posicionando os microfones. Robert se lembra de estar sentindo claustrofobia com quase 20 pessoas ao redor. Robert podia ouvir pelos monitores mas também através do ar. Embora ele pensasse que Jeff tocaria apenas duas estrofes deslumbrando seus amigos com uma linda e apaixonada não menos incrível nas partes em que ficou fora do tom. Ao fim todos se cumprimentaram e aplaudiram espontaneamente e é possível ouvir alguém, possivelmente Scott Spillane gritando "Holy shitt" ao fim da faixa se você ouvir com atenção. A versão final é praticamente o que foi gravado aquele dia, pequenos trechos de metais e em alguns lugares onde Robert apenas dobrou a voz de Jeff.


Retirado do excelente Neutral Milk Hotel's In the Aeroplane Over the Sea (33 1/3) de Kim Cooper. A tradução é minha. Já tinha lido sobre esta estória. Escutei outras vezes talvez na faixa errada mas hoje fui confirmar realmente a existência do maldito Holly Shitt. É realmente emocionante isto e eu gostaria imensamente de ter presenciado todos estes momentos da gravação deste álbum que pra mim é um dos 10 albums que levaria para uma ilha deserta.

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

esse robert produtor é o robert schneider do apples in stereo? cara, esses livros 33 e tal sao fodas. vi ali um do loveless. putz! pq nao traduzem e colocam num preço legal esses livros sobre musica?? a editora conrad colocou no mundo 4 livros fudidos sobre crítica musica, na coleção ie ie ie, mas nao continuaram. sacanagem brutal isso :/ com tantos blogs sobre musica, mtv com mais programas sobre musica nova e velha tb, será q essas editoras não enxergam q há público sedento por isso??

Arlen disse...

Sim o Robert é o do Apples, produtor de 99% dos discos que eram lançados na Elephant 6. O do Loveless eu tenho em casa também.

Sobre o lançamento em português acho que não tem público sedento não, cada vez as pessoas lêem menos e compram menos livros. Eu até não costumo comprar livros em ingles mas neste caso vale a pena e tipo não é uma boa oportunidade de aprender ?

Jorge Cerqueira disse...

é sim pow! ei pow vc comprou o livro do loveless na amazon? um livro em ingles q qro ler é o q a holger fala q é a base da vida deles (Our band could be your life): http://tramavirtual.uol.com.br/noticias/ver_noticia/7744-Urs%E3o+na+agressiva

Arlen disse...

É da Amazon sim Jorge.
Não conheço este livro ai não mas tem boas bandas ali, nos capitulos mas tá me parecendo coisa punk eheh