21.3.11

O revoltante auxílio-reclusão : Comentário

Fazia muito tempo que não lia o Charles Pilger e como não achei uma forma de deixar o comentário por lá, nem como mandar mail vou dar a minha opinião sobre este post.

Eu concordo com o Charles e acredito eu com o resto do mundo que o preso precisa passar por um processo para evitar que ele saia da prisão pior do que entrou ou que tenha uma forma de procurar uma vida diferente pra não voltar a ser um assassino, bandido ou estuprador.

O Charles deu este exemplo :

"Vamos criar um caso hipotético para ilustrar: José é casado com a Maria e tem um filho de 12 anos, o João. Ele é um cara trabalhador, mas tem um defeito: é muito esquentado. E um dia ele brigou com o Pedro e… bem, matou o Pedro. Como o José é um cara esquentado, e não é a primeira vez que é preso, ele é encarcerrado, sem direito à esperar o julgamento em liberdade. E agora vem a pergunta: como ficam nessa história a Maria e o João? Pois é, a Maria até tem o seu emprego, mas se antes com o José trabalhando junto não dava para se manter direito imagine agora. E tanto a família do José como da Maria não são da cidade onde eles moram, de forma que não há familiar por perto para quem recorrer. Pois bem, é para a Maria e o João que existe o auxílio-reclusão. Enquanto o José estiver preso, sem poder prover o sustento da sua família, esta vai receber um auxílio da previdência."

Eu fiquei pensando no seguinte, mesmo que Maria e João, os "coitados" que moram com Pedro quando ele for preso, precisam sobreviver e tal e o auxilio serviria para este fim mas, fica aqui a pergunta : - E quanto as mães solteiras aquelas em que o pai da criança não assumiu o filho ou mesmo morreu, é justo que elas recebam apenas um salário mínimo trabalhando e a esposa e o filho de um assassino recebam uma ajuda de custo?

O exemplo que ele usou é bem pacifista, este tipo de crime acontece umas 3 vezes por dia aqui no Nordeste mas ainda assim acho uma "pura falta de sacanagem" receber o auxílio. E pergunto, e a família do Pedro como fica? Sabemos que a família do Pedro não tem mais o Pedro e nunca receberá auxílio algum.

Eu ainda acho chinelagem da boa.

Sem comentários: