10.3.11

Carnaval Diaries pt 3

Nunca fui muito de carnaval e tenho poucas lembranças de minha juventude quando ainda ia em bailes de carnaval no falecido Aliança. Na verdade era mais pelo clima, vários dias de festa ininterrupta, aquele feriado todo e os amigos todos bebados, cada um queimava o filme num dia e tal, as primeiras meninas e sempre pintava algo legal no carnaval mas, como falei, nunca fui muito de marchinhas e etc. Teve uma época também, no fim dos anos 90 que eu ia pra Ferrugem e não ouvia marchinhas e apenas me contentava com a praia e com aquele clima não carnaval que aos poucos foi acabando porque em determinado momento até lá tinha carnaval. Depois desta época nunca mais fiz nada no carnaval, perdeu a graça completamente uma coisa que já não tinha graça.

Este ano eu sabia que seria diferente e tinha que ao menos ver o que era o carnaval pernambucano pra poder falar disso depois. Talvez não tenhamos aproveitado da forma que todos os pernambucanos fizeram, o pessoal aqui ama isto acho que no Rio e Salvador a coisa é bem parecida e é completamente diferente do resto do brasil e principalmente para gauchos, não se compara. Me lembro em 2004 que fizemos um show no Carnaval junto com os Honkers e a cidade baixa parecia uma cidade fantasma, duvido muito que hoje isto tenha mudado. Aqui o pessoal todo fica aguardando, não a toa que no inverno tem carnaval de inverno e no fim de Novembro começam a pipocar as prévias dos blocos carnavalescos, todos os domingos de Dezembro, em Olinda tinham prévias e a cidade já fica se preparando. E não é uma coisa de juventude, de trintões, gente velha vai nos desfiles, gente velha bebe, foge de casa pra pular carnaval e por ai vai. Muita gente fatura grana vendendo comida, cervejas e atendendo aos turistas e aos seus próprios conterrâneos. Outro destaque são as prefeituras de Recife, Olinda e Jaboatão e o governo estadual darem shows gratuitos e eventos para agitar ainda mais a coisa. As festas começam cedo da manhã(ou nem terminam, engatam no outro dia) e vão até muito tarde, as ruas lotadas de pessoas, gente fazendo festa, americanos, noruegueses, holandeses e alemães misturados com o povo que mais cultua sua própria cultura e contagia pela alegria.

Outra coisa mais que importante, não fiquei muito em recife mas, Olinda onde passamos a maioria dos dias não vi sequer uma briga ou assalto mesmo com 99% da população bebada, fumando maconha ou mesmo utilizando outras drogas. Geralmente todas estas coisas são geralmente citadas como razão para brigas, assassinatos e crimes e aqui está a prova mais lúcida que o que faz as pessoas brigarem não são as drogas mas outros fatores que nem discorrerei. Numa cidade com uma população quadruplicada como foi Olinda por estes dias, não ter visto uma briga, assalto com tanta gente maluca é uma coisa a se citar como um dos pontos altos. Não vi também coisas serem cobradas com ágio em virtude do carnaval, taxistas com bandeira 2 é mato e isto acontece o ano inteiro, aliás é raro encontrar algum taxista ético que não se aproveita de ti de alguma forma, contei nos dedos os bons que encontrei mas é exceção. Cerveja latão a 2,50, latas pequenas por 1,50 não tem nada de caro.

Some tudo isto com os meus amigos aqui que me acolheram e mesmo aqueles que não conheço, fiquei amigo por estarmos por perto e tal e conversam comigo e me tratam bem, assim como Summer, mais os excelentes shows que vimos e tudo mais foi o melhor Carnaval de minha vida mesmo não gostando do Carnaval. Posso dizer que foram os quatro dias mais intensos de minha pelos shows e pelos desfiles. Posso dizer também que encerraram as férias de Summer e foi o auge de nossa relação, foi mais uma afirmação de como tenho sorte nesta vida e mesmo que tenha trabalhado pra isto, ainda me considero com sorte por ter uma pessoa tão massa ao meu lado. Infelizmente ela está neste momento olhando Pernambuco do alto de um avião que me roubou ela levando embora pra nossa terra onde nascemos, a vida real nos aguarda mas posso dizer que, os próximos dias da minha vida e da dela também serão muito mais bonitos depois de tudo que passamos aqui neste Fevereiro iluminado.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

cara nao vi ao Backbeat band ainda :/ é só a trilha do filme ou o filme também? velho, depois baixe o livro Quando eu tiver 64 do André Takeda. Quando li lembrei muito do seu blog. é incrivelmente divertido: http://pt.scribd.com/doc/6545250/Andre-Takeda-Quando-Eu-Tiver-64
e o mais legal é q ele fala de umas bandas, tem o john lennon como oráculo dele, ama o echo and the bunnymen, cita a banda trembling blue stars, fala sobre um show do belle and sebastian em sao paulo. me fez querer ler o livro do andré takeda, clube dos corações solitários o// abraço ae cara!! cara, na proxima vá ver os shows q rolam no rec beat. saudações o/

Arlen disse...

Backbeat conta a estória do baixista original dos Beatles que saiu da banda logo no início e depois ficou fazendo as fotos deles e tal, o Stu. Tem filme e soundtrack, é uma banda formada pelo Dave Grohl, Thurston Moore e mais uma galera. Nunca ouviu Mr Postman? é desta trilha sonora.
Eu não li este livro do Takeda(64) eu tinha o clube dos corações solitários e era muito massa, sem falar que eu conhecia pessoalmente alguns dos personagens dali. O Takeda escrevia contos muito bons, eu lia muito uns anos atrás.
Jorge achei a programação do Recbeat muito ruim, tinha pouca coisa ali que me interessava ver mas, preferi ficar em Olinda do que arriscar o pescoço ali no Rec antigo.