8.2.11

Na Praia - Ian McEwan



Na madrugada de Sexta Feira, esperando o meu vôo terminei de ler mais um grande livro do McEwan. Já tinha lido o "O jardim de cimento" que apesar de possuir alguns pontos bizarros e falo isto não como um problema para mim mas para algumas pessoas, é um livro excelente. As suas descrições de seus personagens e seus sentimentos, as situações nada peculiares em Na praia são ainda mais poderosas.

O livro conta a noite de núpcias do casal Florence e Edward e se passa em algumas horas após o casamento com alguns parênteses contando sobre a família de ambos, como funcionava( melhor dizer, não funcionava) o sexo naquela época. Nas últimas páginas, o desfecho de toda a coisa e como os dois viveram após o incidente. Muitas vezes percebi em minha vida que, quanto mais o tempo vai passando o assunto sexo vai sendo cada vez mais fácil, mais comum e desnecessário dizer que na minha época era difícil, hoje muito fácil, nos anos 60, na Inglaterra complicadíssimo. E o livro trata exatamente isto. Como os ingleses enfrentaram esta época, como se sentiam e a dificuldade que era para eles conversarem sobre sexo, tirarem suas dúvidas, um tabu enorme.

Mesmo pra mim tinham coisas que eram praticamente inacreditáveis. Tanto Edward como Florence tinham seus problemas, ele praticamente desesperado para ter sua primeira noite e mesmo amando profundamente sua noiva e querendo ter sua primeira noite, sabia muito pouco sobre sexo e até como lidar com as pessoas. Ele era do interior, pobre, cresceu com uma mãe inválida psicológicamente mas era um homem honrado apesar da simplicidade( como se não fosse possível ter honra e ser simples ao mesmo tempo). Ela, uma menina rica, de família abastada e normal porém com um medo terrível de sexo, sem informação alguma e mesmo assim sabendo que Edward era o homem de sua vida. Neste caso cabe meu parêntese, não sei até que ponto alguém pode ter certeza que uma pessoa é o homem ou mulher de sua vida ou mesmo saber que ama alguém conhecendo tão pouco da vida. Sem outros relacionamentos, sem experimentar o sexo e outras emoções. Mesmo assim é o que Mc Ewan quer deixar claro.

A coisa toda é absurda, o desfecho e tudo mais e mesmo se tratando de um livro de ficção ficamos surpreendidos com o desfecho mas, é uma coisa completamente aceitável depois de entedermos o casal. Uma lição que fica no livro, que Edward depois de velho se dá conta e que acontece com a gente muitas vezes no decorrer de nossas vidas é que tem coisas que em certos momentos nos parecem impossíveis, inaceitáveis mas, com o passar dos anos, com a maturidade, acabam tendo outro valor, começam a ser aceitáveis. O desfecho do livro me lembrou muito uma estória que aconteceu perto de mim o ano passado e não fui o personagem principal, fui o coadjuvante e por muito tempo fiquei pensando como as pessoas muitas vezes não sabem de si mesmas, o quanto elas dão pouco valor a momentos importantes de suas vidas ou dão importância demais a coisas simples resumindo, não sabem muito bem o que querem ou o que sentem por dentro.

Sem comentários: