15.7.10

Nada de Novo no Front - Erich Maria Remarque


Terminei de ler ontem uma das maiores obras literárias sobre guerras que já me deparei. Momentos emocionantes e para mim que li em 2010 muitas coisas não foram surpresa. Porém, na época que foi publicado(1929) deu muito o que pois falar algumas informações contidas no livro. O escritor foi perseguido durante muito tempo e morou na Suiça e Estados Unidos em virtude da perseguição do exército.

Pela primeira vez na estória os soldados foram expostos e descritos como homens normais. Até então eram heróis e não sentiam medo e estavam lá porque acreditavam na guerra. Para nós hoje em dia que assistimos no cinema "O resgate do soldado Ryan" isto não é novidade. Tem uma cena onde um médico com a barriga completamente aberta sangra até a morte chorando por sua mãe como um menino.

Muitas vezes o soldado Paul se pergunta o que será dos que sobreviverem a guerra, o que farão depois de terem aprendido unica e exclusivamente matar e não sentir rancor. Quantas vidas os soldados tem nas mãos e podem mudar em um singelo momento em uma trincheira. O livro se passa obviamente na primeira guerra mundial e é resultado de uma série de artigos e relatos de guerra vividos pelo escritor. Ele escreveu outros livros sobre o mesmo tema e é um autor que certamente procurarei.

Outra questão surpreendente é que o autor participou da guerra no lado alemão os supostos bad guys nas duas grandes guerras. A tradução é do mestre Janer Cristaldo.

Sem comentários: