
Topei muito ao acaso com este filme. Assisti ao trailer em um DVD pirata que minha irmã me emprestou. Lembro que gostei da estória e algo nela me parecia familiar. Enquanto ele ainda não tinha terminado de ser baixado descobri que se tratava de mais uma obra de Richard Kelly(Donnie Darko, Southland Tales) e posteriormente descobri que o filme era baseado em um conto de Richard Mateson(Button,Button) que eu tinha visto no antigo e finado "Além da imaginação", um programa de mistério e suspense que assistíamos na TV, no fim dos anos 80 início dos 90, algo assim.
Quem me acompanha por aqui sabe de minha admiração ao Kelly. Ele ainda não pisou no tomate comigo e The Box apenas atesta coisas que eu já sabia. O cara tem a manhã. Box tem o mesmo clima de suspense de Donnie Darko e mais uma vez abusa nas referências NERDS no decorrer do filme. Na maioria dos filmes de Kelly você sempre encontrará fatos cientificos que interferem em toda temática da estória. Em Darko foram os Worm holes, em Box os túneis de vento.
Norma(Cameron Diaz) e Arthur(James Mardsen) juntamente com seu filho Walter são uma família feliz e representam um exemplo de pessoas éticas e decentes no contexto do filme. Ele trabalha no centro de pesquisas da Nasa em Langley e ela uma professora que não possui 4 dedos do pé em virtude de um acidente de juventude. No início do filme eles recebem um presente, a caixa que dá nome ao filme. No fim do dia recebem a visita de Arlington Steward que faz a proposta indecente. A caixa possui um botão, se ele for pressionado uma pessoa que eles não conhecem irá morrer. Além disso, uma maleta contendo 1 milhão de dólares será entregue a eles, pelo próprio Sr.Steward. Eles ficam 24h com a caixa e a difícil decisão de serem responsáveis ou não pela morte de um desconhecido. Obviamente o casal passa por uma situação financeira um tanto delicada e a oferta torna-se ainda mais atraente.
O botão é então pressionado por Norma e poucos minutos depois Sr.Steward aparece para entregar o dinheiro. Eles ficam assustados pois a caixa não possuia mecanismo algum e eles estavam ainda tentando achar que toda estória seria algum tipo de brincadeira de algum amigo. Mas o que deixa eles mais nervosos é o último comentário do dono da caixa "A caixa será reprogramada e entregue a outra família que vocês não conhecem" ou seja, a partir de agora o botão poderia ser pressionado e um deles morrer. Nas próximas cenas o casal vai percebendo que existe algo de muito estranho com as pessoas próximas a eles e principalmente aqueles que trabalham no centro de pesquisas. Arthur descobre que um outro funcionario do centro tinha recentemente matado a esposa, exatamente no horário que o botão foi pressionado por Norma.
Falar mais estragaria toda a experiência de assistir a este inteligente filme impregnado de suspense com climas um tanto assustadores. A estória se passa em 1976 bem no momento que as sondas Viking enviavam informações de Marte e toda a estória do filme é conectada com os eventos daquela época e mais precisamente o que o mundo pensava a respeito das informações que seriam enviadas pelas sondas. Como falei já grande filme, grande experiência. Recomendo duas vezes.
Sem comentários:
Enviar um comentário