8.1.10

Top 10 Discos nacionais


Nesta categoria sempre fico devendo alguma coisa. Fato que escutei muita Elis Regina, Pública, Lucas Santana e outras coisas mas queria dedicar a lista a discos que escutei com mais atenção, coisas mais recentes. Fato que estamos no país onde se produz e produziu a melhor música do mundo, melhores músicos e mais ousados então pra mim é uma questão de vergonha ter apenas 7 discos pra listar mas, prefiro isto do que mentir e falar sobre o que não interessa muito.



07 - Curumim - Japan pop show (2008)
Mais um excelente exemplo de música boa feita no Brasil(como se isto fosse novidade, é que fica bonito começar assim). Dificil de resistir a "Compacto" , "mais um dia besta aqui no meu mocó, quero fazer contato, engrossar o mocotó", clima carioca permeia o disco inteiro, sol, praia, enfim, muito bom.


06 - L.A.B. - EP (2009)
Esta banda oriunda de Novo Hamburgo surpreendeu a mim e muita gente. Com uma musiquinha que podia ser uma coisa ridícula se não fosse completamente hipnotizante e pasmem, legal, Segundo andar foi o primeiro grande acerto deles. O segundo acerto seria toda a penca de influências oitentistas(New Order, Joy Division, Cure) misturada com a tecnologia moderna e boas doses de bom gosto. Lembro ainda do dia que eu e o jax procurávamos bandas interessantes no myspace de alguns amigos nossos e nos deparamos com isto. Um video, do programa radar de Segundo Andar, começamos a escutar e ficamos pasmos com o fator hipnose da música. Você escuta ela uma vez e ela fica no mínimo 4 dias tocando na tua cabeça. Grande banda e fico com muita vontade de vê-los ao vivo para ver como funciona toda esta "tecnologia" e os caras tocando ao mesmo tempo. Quando vi o vídeo me lembrei do show do New Order em Porto Alegre, o som rolando e todos da banda dançando, acredito que com o L.A.B. seja a mesma coisa mas, isto não é de nada ruim, quem faz o tema de casa fica pouco a dever.


05 - Céu - Vagarosa(2009)
Este disco inicia com uma pequena trilha de cavaquinho e a linda voz de Céu e prepara a todos ouvintes para emendar um Dub terrorista pra caramba e este é o clima todo do disco. Simplesmente excelente, no dia que baixei este disco por indicação do Mathias eu fiquei doido ouvindo ele no repeating por vários dias.


04 - Adriana Calcanhoto - Adriana Partimpim VOL 2(2009)
De algum tempo que esta gaúcha tem meu coração. Quando o Heitor estava iniciando seus passos eu procurei o disco Adriana Partimpim, após uma sugestão de um amigo. A partir dali tudo mudou. Lembro que quando ela surgiu eu não conseguia engolir ela, sua voz nada, tinha nojo. Com o Partimpim tudo mudou e passei a admirá-la muito e com certeza é uma das artistas mais maravilhosas da atualidade. O Partimpim dois fica bem atrás do primeiro mas mesmo assim é um ótimo disco. Com certeza Adriana subiu muitos degraus após o lançamento do primeiro disco e neste eu diria que ela está cantando mais que em qualquer outro disco. Gatinha Manhosa, de Erasmo Carlos está praticamente imbatível.

03 - Loomer - Mind drops(2009)
Loomer, possivelmente a melhor banda Porto Alegrense de 2009 simplesmente arrasa com este EP. Lançado no pico do surgimento e ressurgimento das bandas shoegaze este EP não fica muito atrás de grandes lançamentos dos ultimos dois anos, neste estilo. Formado por uma seleção de músicos a Loomer além de ter o 3º melhor disco de minha lista, o melhor independente de todos tem também o melhor show que assisti este ano. Claro que foram apenas dois shows este ano mas o choque do vento sonoro deles naquela noite chuvosa do show no OX foi algo perturbador.

02 - Wado - Atlântico Negro(2009)
O Catarinense Wado sempre que fala, lança um disco é um grande arraso e consegue me queimar com meus amigos indies, metaleiros e etc. Sempre abusando dos ritmos, de elementos brasileiros e tudo mais, seja com o afoxé, o funk carioca ou com o samba ele é um dos caras mais legais de toda a cena brasileira atual. Todos os discos dele que escutei até hoje continham sempre ritmos que não costumo ouvir mas a competência dele, de sua banda, de toda a produção é tão boa que acabo vencido e cantando junto, tudinho.

01 - Otto - Certa Manhã Acordei De Sonhos Intranqüilos(2009)
Otto sempre foi um cara que admirei a distância. Assisti umas duas mil entrevistas dele no Jô, no João Gordo e sempre simpatizei muito. Falei a distância porque nunca fui um grande fã de música eletrônica e pelo que ouvia nas entrevistas, seu som era eletrônico, isto e aquilo. Sempre preferi ficar a distância, achando ele um cara legal, admirando de longe. Mas desta vez quando li a resenha no Scream e fiquei sabendo que ele tinha lançado um disco diferente, com o pessoal da Nação e diferente de seus outros discos e principalmente um disco carregado de emoções após o rompimento com seu grande amor, fiquei empolgado. Baixei o disco no mesmo dia e fiquei emocionado com o resultado me fazendo querer não comer a "engraçadinha" mas simplesmente levar um fora dela pra poder compor ou cantar coisas tão maravilhosas quanto o que escutei aqui. Neste disco ele canta assim como Arnaldo cantou em Loki, como Ryan Adams em Rock and Roll e muitos outros, que lançaram discos maravilhosos pós-chute-na-bunda.

Sem comentários: