30.12.09

Top 10 Filmes

Abaixo a lista dos melhores filmes que assisti este ano. Cabe ressaltar que tive grandes surpresas e muita coisa boa ficou de fora e farei alguns comentários.

O documentário "Dig" sobre Dandy Warhols e Brian Jonestown Massacre e o "Control", falando sobre Ian Curtis e seu Joy Division foram grandes filmes mas ficaram fora da lista. Mais uma vez "Era do Gelo" surpreende com um grande e divertido filme de animação confirmando os 100% de aproveitamento. Na ficção cientifica "O dia que a terra parou" e "Presságio" foram grandes filmes com excelentes efeitos especiais. "Transiberiana" de Brad Anderson, excelente diretor de "O operário" surgiu com um filme bom mas, nem tanto. Os irmãos Cohen trouxeram "Queime depois de ler"(http://www.imdb.com/title/tt0887883/) que traz Brad Pitt, John Malkovitch e grande elenco no auge de suas atuações. "Terminator Salvation" apesar dos efeitos e de trazer o melhor ator da atualidade não agradou muito. Lars Von Trier trouxe o absurdo "Anti Cristo" que apesar de ser um filme diferente e o tipo de coisa que costumo gostar, não agradou muito e por isto ficou de fora. "Passengers" outro grande filme que traz um excelente roteiro, também ficou de fora. Como falei antes este ano foi especial em se tratando de cinema.

10 - Skanner darkly - Richard Linklater (2006)

Como não poderia deixar de ser, Linklater adaptando para as telas algo de Phillip Dick, um dos melhores escritores de ficção cientifica e um dos maiores provedores de grandes ideias para o cinema, só poderia ser coisa fina. Eu estava com um certo receio sobre este filme quando foi lançado mas este ano dei um jeito de resolver isto.


09 - Passengers - Rodrigo García (2008)

Este filme aqui me surpreendeu muito. Meu primeiro contato foi um trailer de um DVD que peguei na locadora, coisa muito rara de acontecer. Baixei o filme e achei muito massa a estória toda. É um filmezinho que anda naquela pequena linha q diferencia um filme sessão da tarde de algo realmente decente além disso, lembrava um pouco o "Cidade dos anjos" em alguns pontos portanto, foi um acidente de percurso com toda certeza.

08 - Atividade paranormal - Oren Peli (2007)

O último filme desta lista que assisti este ano e foi outra grande surpresa. Lembro que quando adicionei o torrent dele eu tinha escutado comentários de um colega de serviço e, naquele momento eu achava que seria um filme pouco acima da média ou algo ridículo. Me enganei redondamente pois achei o filme bem acima do esperado. Baixissimo orçamento, criatividade e sustos coisa praticamente inexistente hoje em dia nos filmes de terror.

07 - Up - Pete Docter (2009)

Não costumo colocar filmes de animação em minhas listas mas desta vez o fator emocional deste filme, a grandiosidade dele foi tão alta que me rendi. Misture matiné, avôs, cidades perdidas, aventura e emoção. Mesmo tendo toda a tecnologia do mundo para fazer algo embasbacante a Disney ainda quebrou tudo no roteiro, na estória e acho q qualquer coisa que eu escrever aqui sobre o filme será pessoal demais. Na primeira vez que assisti, com o Heitor eu chorei umas 4 vezes, lembrei de inúmeras coisas, do meu avô mas na maioria das vezes que chorei, chorei pela beleza de tudo. Parabens Disney e, muito obrigado.

06 - Ele não esta tão afim de você - Ken Kwapis (2009)

Mais uma grande comédia que traz uma penca de conhecidos e grandes atores. Roteiro excelente e várias sacadas. Grande filme.


05 - 500 days of summer - Marc Webb (2009)

Outra grande comédia que entra na lista em virtude da "inteligencia" de seu roteiro, o bom gosto ou por simplesmente colocar uma música dos Smiths na discussão. Gostei tanto deste filme e encontrei tantas similaridades com minha gatinha que tenho me referido a ela como Summer, se é que alguém percebeu.

04 - Vicky Cristina Barcelona - Woody Allen (2008)

Sempre curti o Woody Allen mas ele nunca me pareceu um gênio. Com este filme ele subiu muito no meu conceito. Sei que os fãs dele vão me odiar por isto, por dizer que este é o mlehor filme dele que assisti. O consolo dos críticos neste momento é que devo ter visto menos de 10% da filmografia do Allen. Na verdade, assim como Up minha admiração toda sobre ele é bem pessoal, me identifiquei muito com algumas coisas, pensamentos a respeito do filme. Os punheteiros podem falar o que quiserem mas, acho q Johansen muito bonitinha e tal mas, perto da Penélope Cruz ela é uma barata.

03 - Inglorious Basterdz - Quentin Tarantino (2009)

Com certeza é a primeira vez que ele entra em uma lista minha, de 10 filmes. Na verdade sou uma viúva do Pulp fiction ou se preferir, um dos poucos filmes dele que achei realmente geniais. Sempre achei q todo prestígio que ele tinha, deveria ser aplicado as trilhas sonoras de seus filmes e não para o que ele trazia de imagens para a telona mas, desta vez ele se puxou e teve uma grande ajuda de Brad Pitt e principalmente Cristofer Waltz. Aliás façamos justiça, quem deveria ganhar mesmo seria Cristofer, o cara roubou o filme em todas as cenas, incrível, uma das 10 melhores atuações do cinema moderno.

02 - O lutador - Darren Aronofsky (2008)


Quando vi os comentários falando sobre este filme, sobre Darren meu diretor predileto estar fazendo um filme sobre a vida de um lutador, meio que virei a cara e achei um grande desperdício. Aos poucos fui assimilando a idéia e quando o filme estreou em Cannes e recebeu críticas maravilhosas eu comecei a entender o que viria. Darren se superou muito desta vez, não foi surpresa para mim a beleza deste filme e o valor que ele teria para mim mas, mais uma vez ele está de parabens, 110% de aproveitamento.


01 - Foi apenas um sonho (Revolutionary road) - Sam Mendes (2009)

Mais uma escolha absurdamente pessoal. E mais um filme que tropecei quando decidi assistir. Ele estava rateando lá em casa, uma cópia pirata. Num dia sem filme algum eu assisto este e mais uma vez o pai de "Beleza americana" me dá um soco na cara, no estomago, de deixa chorando num canto, emocionado e pensativo por quase duas semanas. Este filme fica atráz de Amercan Beauty mas é de uma genialidade impressionante, coisas que só um trintão quase quarentão pode entender. As escolhas e rumos que tomamos durante nossa vida, os erros, os acertos, o modo como pensamos, enfim, uma aula de tudo, fiquei emocionado até de lembrar do impacto deste filme em minha vida.

Sem comentários: