2012No Domingo a noite tive o desprazer de assistir este filme. Eu baixei ele porque o jax tinha me comentado que este filme seria massa, que ele queria assistir e como o encontrei baixei. Na verdade não sei trata-se do mesmo filme que ele me
sugeriu(com certeza não era), o nome é o mesmo mas aqui pode ser e espero ser um daqueles casos de filmes com o mesmo nome porém um feito com baixissimo orçamento e geralmente enviado para as locadoras antes do "verdadeiro".
Tudo começa com uma ameça de erupção de um vulcão no México onde recentemente foram descobertos sitios arqueológicos com conteúdo importantissimo para a humanidade vindo da cultura Maia. Apesar dos sinais e alertas de segurança os arqueólogos entram dentro da câmara e encontram uma cruz com jesus crucificado. Para os menos desavisados isto implica que a cultura mais tinha conhecimento do "cristianismo" muito antes do Colombo acertar a "sorte grande" descobrindo a America*.
Enquanto isto o mundo todo aparentemente esta indo para o beleléu. O movimento rotacional da terra está quase parando e ao mesmo tempo vão acontecendo terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outros acidentes geológicos. Além disso, uma cultura popular tipo "contatos imediatos de terceiro grau" onde várias pessoas tem visões da pirâmide principal de
Chichen Itzá, desenham e tem visões começa a tumultuar a todos. Acredito que tudo isto está parecendo muito bonito pelo que estou escrevendo mas, na verdade tem um milhão de falhas em todo este raciocínio. Me desculpe mas é muita coisa para minha cabeça envolver o cristianismo, os maias, a desaceleração do movimento rotacional da terra e principalmente, um evento movido por pessoas ou o simples encontro delas para resolver todo o problema mas, é justamente o que acontece.
No caso deste filme vou contar tudo porque eu não quero que você veja este filme porque é muito ruim mesmo. Em determinado momento do filme, todo mundo se dirige para a pirâmide aquela. Neste momento tu fica pensando que o México é povoado somente por americanos já que todos estes personagens "principais" pegam o carro e se dirigem para lá. De repente também em 2012 os carros consigam ir dos Estados Unidos ao México em poucas horas, via saber porque parece que neste filme tudo era possível. Em um momento uma missionária encontra um americano e ele decide ajudá-la a conseguir um médico para uma vila onde as pessoas estão todas doentes. Depois que a missionária recebe a ligação de seu pai pedindo que ela saia da região que está(Vera Cruz) urgentemente pois a água vai invadir tudo aquilo lá e decide ficar para ajudar a tribo toda o cara que ela recentemente conheceu é convencido a ficar também mesmo que ela não tenha pedido isto a ele, é simplesmente o fim.
A todo momento entra uma legenda irritante que diz "XX horas antes da hora do Juízo Final" e isto irrita muito. O arqueólogo lendo documentos maias descobre que a Cruz aquela deve ser levada pelos mensageiros a pirâmide para evitar o "fim do mundo". Além disso, é necessário uma mulher dando a luz, dentro da pirâmide. Para ficar ainda mais ridiculo, poderiam ter colocado nesta "profecia" que a mulher grávida devia ter olhos azuis e estar vestindo uma camiseta do Brasil de Pelotas.
Neste momento, os mensageiros( da profecia) que estão se dirigindo com seus super carros até a pirâmide. Estes mensageiros são completamente ateus mas sempre a seu lado tem algum cristão fundamentalista junto que fica dizendo que já sabia que o mundo ia acabar mas, mesmo assim tem que se confiar em Deus e tal. Aquele papo todo e, a um determinado momento, os cristãos vão desaparecendo do filme e os mensageiros se dão conta que os católicos foram antes porque Deus os pegou antes para salvar do fim do mundo.
Terminou de rir já? então continuo...
Os mensageiros todos chegam na pirâmide e neste momento já estão quase convertidos ao cristianismo. Todo mundo por lá e então eles usam a cruz para abrir um compartimento secreto da pirâmide e então a mulher começa a dar a luz com a ajuda dos mensageiros e...
e;...
e...?
O mundo não acaba e termina o filme, gostaram?
Maravilhoso, simplesmente maravilhoso. Se faltou ainda falar alguma coisa tu vai pensar que pelo menos os efeitos especiais eram bons, não eram. Era simplesmente ridiculo e imagine tu fazer um filme sobre o fim do mundo e não colocar absolutamente nenhuma cena de desastre, vulcões enfim. Não aparecia nada, apenas os jornalistas dando as noticias. Faltou muita grana, talento e inteligência para fazer esta bela porcaria e principalmente falou pensar um pouco nas pessoas tristes como eu que assistiram esta porcaria.
* Neste caso estou apenas reproduzindo a estória porque eu não acredito que Colombo descobriu a América e temos provas mais que contundentes que provam isto.