10 - Dark days light years - Super furry animals(2009)
Disco bem inferior ao "Hey Venus" mesmo assim um grande disco, de uma grande banda. Eu e o Gustavo ficamos contando os dias para o lançamento.
09 - Primary Colours - The Horrors - (2009)
Já fazia algum tempo que boas bandas "emulando" o shoegaze dos anos 90 vinham surgindo. Mas definitivamente 2008 e 2009 foi o ano delas e o The Horrors é um bom exemplo disso.
08 - Petit Fours - Gran Duchy(2009)
Nos últimos 3 anos o Frank Black deve ter lançado uns 12 discos, no mínimo. Fato que nem todos tem uma qualidade absurda mas com certeza dá pra tirar um disco genial deste cara por ano. Desta vez acompanhado de sua esposa Violet conseguiu criar um trabalho bem diferente de sua vertente solo. O mais próximo para explicarmos este disco e a banda é o fato delas serem praticamente músicas iguais as que Kim Deal cantava no Pixies. Trabalho muito elogiado na Europa.
07 - Yours Truly, the Commuter - Jason Lytle - (2009)
Já fazia algum tempo que estava curioso para ver o que Jason iria fazer após o final do Grandaddy. Fui topar com este disco há duas semanas atrás e minhas suspeitas estava corretas. Praticamente uma continuação do Fambly Cat, ultimo disco deles. Algum eco do Sophtware Slump também e a beleza de sempre. Podia ser melhor mas mesmo assim um grande disco.
06 - Beck - Record Club(2009)
A idéia um tanto absurda de gravar tudo sem ensaios e apenas registrar os momentos deu momentos constrangedores mas outros geniais. Estes momentos geniais na minha opinião superam muita coisa que já ouvi e por isto ele está em sexto.
05 - The first days of spring - Noah and the Whale (2009)
Logo que baixei o disco do Otto, encontrei o bolota, no gtalk e sugeri a ele que escutasse. Ele foi uma das 10 pessoas que sugeri ouvir o disco. Para ele e para outro amigo, achei q o disco faria grande diferença. Na verdade, nem sei se eles escutaram o disco e se emocionaram com o que ouviram mas, o Bolota acabou me sugerindo este disco aqui. Muitas vezes as pessoas aconselham, eu muitas vezes faço isto, um disco, uma música dizendo que é a coisa mais bonita que escutaram e etc. Neste caso realmente era verdade. Não estou de coração partido mas tenho um fraco por estes discos "dor-de-cotovelo" e este aqui é uma obra de arte em grande estilo.
04 - Nouns - No Age (2008)
Esta banda conheci pelo Vignoli e, foi amor a primeira vista. Grande e simples, bonito e barulhento, tudo ao mesmo tempo. Para nossa sorte teríamos um show deles, em Porto Alegre em apenas um mês que assisti do lado de fora, olhando os caras de costas para mim, mesmo assim grande noite, grande banda e excelente disco. Os dois piás da banda devem ter a idade da Mallu Magalhães então para aqueles que cultuam a menina por ela ser um "nenê", escuta estes caras antes. Se não convenceu, pega os primeiros discos do Stevie Wonder, Michael Jackson que tu vai me entender.
03 - Glasvegas - Glasvegas(2008)
Certamente a banda que mais escutei este ano. O disco é rápido, curto e talvez por isto tenha sido ouvido exaustivamente por mim. Sotaque lindo, maravilhoso e letras incríveis que já me tocavam quando eu nem as entendia completamente. No momento que li do que se tratava foi mais emocionante ainda. A única coisa meia boca desta banda é a bateria estilo Chacrinha, caixa e bumbo que deixa a coisa um pouco menos pau mole, mesmo assim grande banda. Poderiam muito bem ser o U2 da próxima década ou não.
02 - Embryonic - Flaming lips(2009)
Assim que foram liberadas as primeiras músicas deste disco eu baixei e me emasbaquei com o resultado. Mas principalmente a felicidade de ver que uma banda que tu escuta há mais de 10 anos tem uma carreira mais que ascendente. Desde o primeiro disco vem abusando de criatividade e bom gosto. Quando escutei este disco pensei na hora que não era nada parecido com seus outros albums e mesmo assim continuavam geniais, inspiradores e cativantes.
01 - The Pains of being pure at heart - The Pains of being pure at heart (2009)
Comecei a lista falando das bandas novas emulando o shoegaze dos anos 90. O "Pains of being..." além de terem o nome mais genial dos ultimos anos conseguiram criar um disco que chupa o shoegaze e faz uma ponte com Teenage Fanclub com melodias hiper pop e todo aquele esquema de vocais masculinos e femininos alternados. Não é a toa que ficaram na frente de dois excelentes discos, este aqui bate todos os critérios de bom gosto, inventividade mesmo sendo um som mais do que simples mas, feito com muito amor e carinho.