12.12.04

Top 10

Quando chega o fim de ano o pessoal vai fazendo retrospectivas do ano que passou e, vai surgindo aquelas listas palhas pra caralho e, eu não fico atrás e, para confirmar minha imagem de "palha" começo de uma vez por todas a, publicar as minhas listas. Começando por cinema ou, melhor, vídeo cassete porque, nenhum destas filmes eu vi no cinema. Como a lista era de 10+ ficaram de fora Olhos Famintos 2, O último samurai e Elephant que gostei muito de assistir.

FILMES

1 - Pi - Darren Aronofsky - 1998


Belíssimo, foi o segundo maior choque q tive desde que assisto filmes. Este abusa do bom gosto, traz a física e a matemática para q assiste. Física porque, praticamente todos os sintomas e, dores que o personagem principal sofre vc acaba sentindo ou mesmo, entendendo do q se trata. A matemática porque, é um dos poucos filmes que você vê integrais, derivadas e outras formas natenáticas bizarras fazendo sentido.

2 - Dogville - Lars Von Trier - 2003

O primeiro grande choque, apesar de ser o segundo da lista. Muitas pessoas nem conseguem assistir este filme pelo jeito como é contada toda a história. Sem mundo real, cenário total e praticamente uma peça de teatro filmada com narradores e tudo mais. Nicole Kidman perfeita no papel.

3 - Irreversível - Gaspar Noé - 2002

Filme chocante para muitos, para outros belo, bem feito e, apresentando novos conceitos e, novas formas de filmar e, contar a história. Assim como em Memento, todo contado de trás pra frente e, intenso até os últimos minutos. Um dos mais violentos que já vi, com absoluta certeza, afinal que outro filme um homosexual estupraria a linda


4 - 21 gramas - Alejandro González Iñárritu - 2004


O segundo filme deste q, já um dos grandes no cinema. Assim como em Amores Brutos, seu primeiro filme, 3 histórias diferentes de personagens diferentes que se encontram no filme por culpa de um acidente de carro. Não superou o anterior e fica de igual pra igual. Desta vez, vários medalhões do cinema.


5 - Brilho eterno de uma mente sem lembranças - Michael Gondry - 2003

No finalzinho do ano, assisto um que entra direto dentro dagente. Jim Carrey, Kate Winslet e, Kirsten Dunst perfeitos numa estória simples mas, perfeita para reflexões interiores e crises de personalidade.


6 - Histórias de peixe grande - Tim Burton - 2003 -

Filme de Tim Burton com excelentes momentos, fotografia e, como sempre personagens pra lá de esquisitos.

7 - Adeus Lênim - Wolfgang Becker - 2003

Este filme foi altamente elogiado e, tudo que foi falado foi mais q comprovado quando assisti, emocionante com uma produção simples e discreta.

8 - A secretária - Steven Sheinberg - 2002

Outro filme com produção discreta mas, abusando do bom gosto. Muito engraçado e belo.

9 - Identidade - James Mangold - 2003

Filme com John Cusak que, pra mim é um dos melhores do cinema. Neste filme ele é apenas uma das várias personalidades de um psicopata mas, até chegar ai é uma grande historia. Apesar de pouco ouvir falar deste filme, achei-o ótimo.

10- O efeito borboleta - Eric Bress e Markye Grubber - 2004

Filme inteligente q manipula a barreira tempo e espaço sem se preocupar com explicações cientificas chatas. Nem só de comédiazinhas chatas vive Ashton Kutcher.


Sem comentários: