13.10.04

Filmes

Na Segunda e na Terça, assisti respectivamente "A madrugada dos mortos" e, "Efeito Borboleta". O primeiro é uma refilmagem de "O despertar dos mortos" de George Romero, nem sei se é correto afirmar isto pois não tem muita coisa a ver os dois filmes.

A primeira grande e, notável diferença é a esperteza dos mortos vivos lembrando bastante os zumbis encontrados no "28 dias"(Extermínio). Nos créditos, o nome de Romero aparece como diretor e, roteirista mas, não sei não. No filme original as pessoas são pegas de surpresa pelos mortos vivos caminhando num cemitério e, posteriormente a praga vai se espalhando rapidamente na cidade até que, os protagonistas do filme acabam se enfurnando em um shopping para fugir deles.

Na real, não existe medo dos zumbis mas, aquela sensação de tensão de as pessoas ficarem trancadas dentro de um lugar e, a mercê de uma multidão interminável de mortos vivos que mesmo dandões são muito perigosos. Nesta continuação, os primeiros minutos, diria a primeira meia hora ele é perfeito. Cenas de tensão, aqueles sustos, truques de câmera e, áudio q fazem algumas pessoas pularem nas cadeiras do cinema. A tonalidade das cores, a forma como o problema vai se agravando(notícias esparsas nas TV´s, explicações contundentes dos responsáveis pela segurança) e outros detalhes lembram muito o jeito Romero de filmar.

Depois a coisa começa a se tornar chata e acaba indo pro campo da comédia. Não dá pra entender certas coisas como por exemplo, se os "novos Zumbis" são fortes e ágeis, diferente dos zumbis originais, como podem não conseguir entrar no shopping e, matar aquelas pessoas de uma vez. Aliás, o fato de eles ficarem presos dentro do shopping, o grande lance do primeiro filme é justamente este a claustrofobia e a sensação de desespero que, foi esquecida na refilmagem. O final do filme deve ser como o final original(o que vem como extra no DVD, que, por acaso não vi, apenas vi a versão para americanos) do "28 dias" e, diferente do original se não me engano.

Mais uma vez tive uma surpresa ao ir na locadora que, sempre tinha filmes dublados e, encontrar o "Efeito Borboleta" legendado, foi massa. Sobre o filme, muito bom. Uma história de ficção com, bons efeitos especiais mesmo que discretos. A história acaba te contagiando com a sequencia de acontecimentos e, o que deixa o filme bom é justamente isto, você começa a pensar nos instantes que, você tem que tomar decisões e, a forma que elas mudaram a tua vida no futuro.

Aconselho muito este último, o primeiro só se você gosta de filmes de terror mesmo.

Sem comentários: