21.3.11

Gonzo : The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson (2008)



Ontem a noite assisti a este ótimo documentário que mostra vários pontos importantes e interessantes na carreira do Dr Thompson. Narração de Johnny Depp e para quem assistiu Medo e Delírio em Las Vegas dava impressão que era o próprio Hunter que estava narrando.

Eu até acreditava que o advogado (Oscar Acosta) poderia muito bem nem existir e foi interessante ver a cara do infeliz e até entender um pouco das motivações dele e de seu comparsa, lógico que num documentário de alguém que já morreu principalmente, tudo fica com um sentido muito bonito. E mesmo na situação da frase anterior, um dos grandões da Rolling Stone falando bem de Thompson e no final quase chora. É engraçado isto porque na época que era vivo e fazia matérias pra revista ele sempre atrasava para entregar o trabalho e não devia ser uma pessoa muito fácil de lidar.

A parte falando sobre as questões políticas quando cobria as eleições são emocionantes, o discurso de Jimmy Carter, o ódio a Nixxon, os candidatos que apoiou ou se posicionou contra (todos?) sem falar em alguns textos sobre o 11 de Setembro de 2001 por exemplo foram momentos muito massa do filme. A abordagem em cima das drogas não foi muito grande e foi um acerto. Lógico que apareceu ele tomando metaanfetaminas, cheirando, fumando maconha mas a vida dele e sua relação com as drogas era ainda mais profunda que o retratado.

O sucesso que teva na época foi inversamente proporcional ao que aconteceu depois. Seu próprio sucesso destruiu Thompson no que se refere ao talento para escrever boas materias. A influência que ele teve nos escritores e jornalistas mundo afora é incrível, hoje em dia estamos acostumados já com esta escrita mas, pouca gente sabe que quem começou a escrever desta forma foi ele. Continuo um fã de carteirinha sob todos os aspectos, menos ao culto as armas. O próximo será "Where the buffalo Roam" com Bill Murray no papel principal.

2 comentários:

Andréia disse...

Acho que tu vai gostar do Where the Bufallo Roam, tem cenas muito engraçadas e é bem fiel ao que o Thompson era, inclusive ele prestou "consultoria" durante o filme. O Bill Murray tá muito melhor do que o Johny Depp no papel, e a gente reconhece várias frases que eram do Thompson mesmo, como "eu não recomendo violência, drogas e insanidade pra ninguém, mas funcionou comigo", ou que "as coisas nunca ficam estranhas demais pra mim", infelizmente no fim das contas acabaram ficando.

Arlen disse...

Olha Murray+Thompson+viagens com certeza vou curtir.

Agora esta frase "as coisas nunca ficam estranhas demais pra mim" era um discurso que não se sustentou por muito tempo né? Tipo o Fear foi escrito e depois de alguns anos que Thompson realmente se tornou um cara pop e conhecido e este próprio sucesso acabou estragando ele, sem falar no suicídio. Mesmo assim é bonito ele falando sobre o suicídio, poucas pessoas tem coragem pra fazer isto por acharem que já deram sua contribuição ao mundo. Sem falar que o monumento aquele, o "joga fora" das cinzas foi lindo.