24.7.13

Only God Forgives & Oblivion

Este fim de semana assisti provavelmente aos dois melhores filmes que vi/verei este ano. O primeiro, Only God Forgives apareceu muito rápido para download em ótima qualidade, já o Oblivion a espera foi longa e até achei que a hora que visse filme iria odiar já que estava esperando muito dele.

Oblivion lembra e muito os filmes baseados nos livros e contos de Philip Dick (Blade Runner, Paycheck, etc). Eu já tinha esta idéia quando vi o trailer, provavelmente deste Minority Report que Tom Cruise quer fazer algo assim e pelo jeito agora surgiu a oportunidade. O filme conta a estória de um planeta terra devastado por uma “visita” alienígena. Eles vieram, destruíram a Lua e com isto a natureza se rebelou, Tsunamis, terremotos e outros desastres naturais, seja lá qual o embasamento científico eles usaram pra isto, eu nunca li  nada a respeito da Lua ter esta influencia toda. NA guerra contra os Aliens os humanos utilizaram bombas nucleares e, ganharam a guerra mas destruíram e inutilizaram o planeta, como moradia. Fizeram então uma estação espacial enorme para transportar todos os humanos que sobreviveram para Titã, uma lua de Saturno. Esta estação ainda tenta captar os últimos recursos na terra para serem transferidos para Titã, isto tudo é feito por robôs e drones e o trabalho de Jack Harper(Tom Cruise) é justamente tratar da manutenção destes robôs.

O filme justamente inicia quando Harper começa a duvidar do mundo que vive e ter flashbacks de momentos que aparentemente não viveu, New York antes da guerra por exemplo. Uma coisa que seria impossível pois já se passaram mais de 60 anos do início da guerra.  Quando vieram para terra trabalhar, Jack e Vica, outra operária que trata do bem estar dos robôs, tiveram suas memórias apagadas, supostamente por motivos de segurança e toda estes detalhes e seus desenrolares fizeram deste um grande filme. Contar mais estragaria a surpresa para aqueles que ainda não assistiram este que pra mim foi um grande filme.

Only God Forgives traz novamente a dupla Nicolas Winding Refn e Ryan Gosling. Gosling pra variar perturbado com alguma relação com uma mulher, neste caso sua mãe e falando 5 frases no decorrer de todo filme. Refn com aquelas sequencias mudas, estáticas e sangue, muito sangue. O filme é excelente e de todos os Refn que assisti é com certeza o melhor, o filme ganha muito com os planos parados, a fotografia e edição. O filme traz ainda Kristin Scott Thomas como mãe de Gosling e numa bela atuação e na falta de falas de Gosling ela falou bastante e deu motivos para graça. O filme de certa forma lembra bastante coisas do Park Chan Wook pelas cores, planos parados, atenção aos detalhes e principalmente pela vingança. 

18.7.13

OliviaPowerElfMonstrealInStereo

A internet já me proporcionou excelentes momentos no que diz respeito a encurtamento de distâncias (WormHole virtual) mas ontem a coisa foi extremamente explosiva. Chego ao trabalho e encontro um convite, no facebook de John Kiran Fernandes, do Olivia Tremor Control, Circulatory System e outras duzentas bandas de Athens. Aceitei o convite e logo começamos a conversar sobre o Olivia, sobre Circulatory, sobre Bill Doss, música e projetos e não pude deixar de enviar pra ele a página com os sons da 7to9. Não é que o cara escutou mesmo,  duas músicas, Across The Ocean e Nada Restou e curtiu?

Outra coisa que conversamos foi sobre o álbum duplo, que o Olivia Tremor Control iria lançar entre este ano e ano passado e foi interrompido quando Doss morreu. Eu tinha ficado sabendo que o Circulatory System iria lançar um disco novo este ano e não sei porque cargas d'agua achei que boa parte das músicas do disco do Olivia, estaria neste disco. Talvez seja pelo fato de ambas compartilharem boa parte dos músicos. Estava enganado. Ele me disse que tudo ficou intocável após a morte de Doss e que não sabia quando iriam retomar os últimos ajustes para finalizar o disco. Disse que quando coloca o seu ipod no shuffle e alguma música do disco começa a tocar ele pensa "the world needs to hear this!". Ele disse também que tem certeza que no momento certo retomarão o disco e o lançarão, espero que sim. Quando a minha teoria sobre o intercambio das músicas ele disse, o que pra mim foi novidade que, nenhuma das músicas do próximo disco do Circulatory System foram utilizadas pelo Olivia Tremor Control e vice-versa. Me disse ele que ambas são coisas diferentes e tal, eu não acho diferentes não. Fica a dica que o cara é dono da Cloud Recordings e lá tem um vasto catálogo das duas bandas e outras coisas bem interessantes.

Ganhei o dia, não é todo dia que tu conversa com alguém que faz a trilha sonora da tua vida há mais de 14 anos. Não pude deixar de me atrever a acionar o Andrew Rigger, vocalista e líder do Elf Power. Mandei uma mensagem pra ele contando o quanto o Elf Power é e foi importante para mim, o quanto me inspirou. Falei também que muitas vezes eu e o Jax tocamos as músicas do Elf Power em Esteio e o público, mesmo sem conhecer a banda, as bandas da Elephant 6, psicodelia e afins curtia pra caramba Empty Pictures por exemplo que já era meio que marca registrada em nosso repertório no 711 e no Paidéia, bares que costumávamos tocar um set de guitarra/teclados/violão e duas vozes, quase uma dupla caipira eu diria, ainda mais quando tocávamos Elf Power e Decemberists. Ele se interessou por quais músicas tocávamos, falou do disco novo que inclusive teve música disponibilizada ainda esta semana e foi muito legal pra mim.


Poucos entendem o que é falar com seus ídolos, pessoas que a gente admira e é mais absurdo ainda que, todas as pessoas que conversei, de Athens e da Elephant sempre foram atenciosos, amigos e era como se eu estivesse falando com algum amigo. Tipo 100% das pessoas (e não foram poucas) foram muito legais comigo.

Findi

E a sexta começou (ou teve seu fim de tarde) com engarrafamento no túnel da Conceição, lugar bem sensível do meu trajeto diário para o trabalho. Passo na mãe e pego o Heitor e vamos pra casa para comer, tomar banho e nos esquentarmos. Como já é tradicional, na Sexta Feira comemos e o Heitor me conta diversas coisas que acontecem com ele e as percepções dele sobre estas coisas.

No Sábado almoçamos no Kuroda e durante a tarde assistimos ao filme do Dragonballz e ele jogou bastante com o vídeo game consertado. Passeamos um pouco e na noite ele teve seu momento. O jax e a Tati foram lá e fizemos uma comida das mais pegadas e o Heitor ficou ali por volta o tempo todo, imitando zumbis inclusive fizemos até uma sessão de fotos. É incrível como ele está se desenvolvendo mentalmente, escolhe as coisas sozinho, mexe nos equipamentos e até na internet ele já sabe como fazer muitas coisas. Orgulho.

Bebemos vinho e conversamos sobre o futuro, de algumas coisas que ainda estão meio quicando na minha cabeça e ainda não tenho idéia do que vou fazer. As coisas mudaram, inevitavelmente mudaram e vai demorar um tempo ainda para voltarem pro lugar, se voltarem, claro.

No Domingo almoçamos nos avós dele e depois fui ao supermercado para comprar as coisas para a semana e as coisas que ele levaria de merenda na Segunda. 

12.7.13

Bolsa Família

Constantemente tenho encontrado pessoas, muitas vezes amigos meus (e olha que eu procuro selecionar) contra o bolsa família e com aquele discurso preconceituoso, aquele discurso de quem na maioria das vezes nasceu senão em berço esplendido, num berço onde teve ajuda, teve apoio dos pais ou da família para atingir (ou não) seus objetivos.

Destaco aqui uma das partes excelentes do texto :

O questionamento do Bolsa Família mais furado de todos é o moral: é justo uma pessoa receber dinheiro, sem ter trabalhado por isso? Nem merece resposta. A questão não é de justiça, é de isonomia. Os mais ricos já recebem bastante dinheiro sem trabalhar. Embolsam rendimentos de suas aplicações financeiras, aluguel de imóveis e tal. Acionistas de empresas recebem dinheiro sem trabalhar: os lucros. E herdeiros recebem dinheiro sem trabalhar, às vezes sem nunca ter trabalhado de verdade. Muitas crianças brasileiras felizardas já têm seus futuros assegurados, graças ao que construíram seus pais ou avós. Nunca precisarão pegar no batente (e mesmo assim, como sabemos, muita gente abonada continua trabalhando, porque assim se sente realizada, produtiva, estimulada, ganha mais dinheiro ainda etc. Dinheiro é 100%, mas não é tudo…).

O texto cita governos estrangeiros e seus benefícios, relaciona a taxa de natalidade e a mortalidade infantil após a criação e demais upgrades do benefício, é altamente informativo e eu recomendo muito. Eu fico até com vergonha quando algum conhecido  meu ataca este benefício.

O texto está aqui.

10.7.13

Dog A Fuera

Domingo tivemos outro ensaio. E tava jóia e este jóia significa uma série de coisas. Surgiram dois sons novos, no ensaio e tinham outros dois novos também que pela primeira vez com a letra nova e as partes que o Maurício fez. 

Bom que o Music Box oferece a chance de gravarmos e estas duas coisas novas não se perderão.

2.7.13

Smell like teen spirit

Eu sinto cheiro de desanimo. Eu vejo, eu sinto e isto me ataca, me incomoda bastante. Não é nem pelo passado ingrato ou pelas inúmeras vezes que passei por isto, eu apenas não entendo. Claro que mantenho um ritmo acelerado, estou sempre pensando no objetivo ad infinitum, falo sobre isto o dia inteiro e isto ajuda a ficar ainda mais desanimado quando vejo a preguiça e o desencanto. Na verdade eu não entendo. Este que é o problema. O que me incomoda realmente é a falta de sinceridade as vezes e não entender porque as pessoas não falam, se é o medo da reação, ou a vergonha de se declarar um bostinha ou admitir isto.

Verdade é que cansa um pouco, me irrita e uma hora eu fico como o otário da coisa.

Não é a primeira nem a última vez que serei o ruim da situação, o cara que toca os pés pelas mãos (será mesmo?), o cara que vai e fala, o cara que fica como otário, na verdade não me envergonho nem um pouco de ser o otário, nesta situação. A vida é curta e mesmo que não fosse, qual o sentido de se perder tempo? Um tempo que um ônibus pode passar por cima e te levar junto, com o tempo que tu não aproveitou bem.

Eu continuo andando, mesmo que tenham obstáculos muitas vezes os obstáculos darão ainda mais valor ao produto quando ele for mostrado, quando for escutado. Ao menos pra mim.


Eu sinto falta de alguns momentos e hoje, talvez dê mais valor (não que antes não desse) para aquelas momentos que partiram. A facilidade, a necessidade de não se explicar, a falta de vaidade, isto ajudava muito apesar de alguns outros problemas. São constantes vai-e-vem e muitas vezes me vejo mordendo o próprio rabo, mas se antes estava na sombra, me dirijo cada vez mais para o sol. Eu sei dar um valor imenso para algumas coisas que fiz e faço e isto é o que me mantém, nem tão firme e forte mas, caminhando, seguindo rumo ao objetivo.