22.8.10

False Priest

Estou aqui as voltas com o aguardadíssimo False Priest, décimo álbum do Of Montreal. O disco tem todas as coisas iniciadas em Hissing Fauna, Are You the Destroyer?, passando por Skeletal Lamping e adicionando coisas do R&B americano dos anos 70.

Assim como foi com o Skeletal, amor a primeira vista. Mais um disco recheado de efeitos melodias, equalizações e efeitos. Desta vez o disco teve interferencia externa na produção e por isto tem um som diferente. Carregado em graves e coisas dançantes, acho que agora fodeu mesmo. Se a banda não era o Mainstream desta vez vai ser difícil o resto do mundo ignorar o que algumas pessoas já viram. Isto também pode colocar aquela coisa chamada a cidade de Athens na Geórgia como um reduto de boa música através de Mangum e Schneider e todos que passaram por lá e fizeram música e arte.

Aguardem mais comentários, por enquanto a predileta é Godly Intersex, viciante. Esta tem vocais de Janelle Monáe assim como a quinta faixa, Enemy Gene. Outra maravilhosa é Sex Karma com vocais de Solange Knowles.
Festival Mormaço



Já eram oito horas da noite e uma chuva muito chata assolava a Boa Viagem. Estava muito nas pilhas de ir mas, aquela chuva e uma pequena dor de cabeça insistiam em me segurar em casa. Perto das nove comecei a conversar com o Guri(Assis Brasil) e acabei tendo o ultimo empurrao que restava. Eu e o Igor saimos dez e meia e demos uma pequena passada na padaria para pastéis, caldinhos e etc. Chegamos perto da meia noite na frente do bar.

Tinha um pessoal diferente por ali, comprei os ingressos e conheci a Ana Garcia que conheço há tempos da lista de discussão da Del-O-Max. Ela mandou pra mim a revista Coquetel Molotov nro 1, anos atrás. Subi as escadas e vi o Burburinho muito melhor que na outra vez que estive lá. O bar tinha bastante espaço, cerveja barata(3 reais o latão) e clima Legalizado completamente.

Conversei um pouco com o Iuri Frieberger e começou o show da Bon Vivant, banda de Recife. O vocalista carregava uma guitarra Gretsch preta maravilhosa, linda mesmo. A banda iniciou em meados de 2007 e lançou em 2009 "Um lugar pra esquecer de tudo". Fizeram um show divertido com muita ênfase nas guitarras e nas influências de bandas como Artic Monkeys, Los Hermanos e na realidade muito calçada nas bandas dos anos 00 do qualquer outra coisa. Um show legal e em determinado momento chamaram Bruno Negaum para um dueto, momento mais alto do show. Acabei conversando com o Bruno depois pois ele é amigo do Dimmy e já tinhamos combinado antes de nos conhecermos e isto acabou acontecendo ontem.



Depois de algum tempo subiu ao palco a banda Lunares, de Natal-RN. Um power trio formado em 2006 por Rodrigo Lacerda(voz, teclados e guitarras), Bruno Lima(baixo e vocais) e Daniel Costa(bateria e vocais). O som da banda lembra bastante U2 e diria que no bom sentido. Tem ecos de Coldplay, Radiohead e também Muse que acho que seria a melhor forma de explicar o som deles. Algumas bases pré-gravadas, efeitos nos vocais ativados em tempos certos, bandolim, guitarras tudo alternado por Rodrigo que tambem faz os vocais principais na banda. Foi uma grande surpresa e posso dizer que curti muito o show dos caras. O som deles era denso mesmo sendo um trio e Rodrigo toca muito parecido com Edge do U2 fazendo bom uso de sua pedaleira e solos simples porém de muito bom gosto. Aqui você pode baixar o EP Dance! Dance! Dance! de 2008 que infelizmente não carrega nem 30% da energia deles no palco mas, é um bom disco.

Depois foi a vez da Pública subir ao palco. Cumprimentei o Pedro e ele me cumprimentou e depois de dois segundos se lembrou de mim e trocamos um abraço, nada como encontrar os bruxos por aqui. Pedro não estava com seu Fender Rhodes e desta vez não estava o Cachaça no palco e teria sido incrível encontrar ele também. Logo de cara já rolou Tuas Fotos e eu fiquei com medo da carga emocional q este show teria em mim. A segunda era uma das novas e o show tava perfeito. Rolou ainda Bicicleta, Polaris, Tempo, Long Plays, Lugar Qualquer e o destaque maior ainda foi quando tocaram Exodus de Bob Marley. Incrível como ficou bem tocado aquilo e nunca tinha percebido isto no som deles, o Pedro encarnou o Bob e a voz tava perfeita, instrumentos, tudo, pessoal de Recife ficou de boca aberta e aplaudiu efusivamente depois. Outra coisa que me chamou atenção foram os nativos, cantando as músicas antigas. Achei q as novas eram muito mais conhecidas por aqui e nos outros lugares mas, me enganei. Show ganho e, fiquei deveras com pena do ambiente que a Ecos Falsos pegaria para tocar.

Apesar de ter trocado uma idéia com um magrão da Ecos Falsos e descobrir amigos em comum a troca de palco deles demorou pra caraleo e acabei indo embora, fica para a próxima. Tambem não assisti a banda de Bruno Negaum. Summer fez muita falta por lá, pena não terem ocorrido estes shows na temporada dela aqui.

18.8.10

Recife Diaries - 18.08.10 (Ilha de Itamaracá)



Na sexta feira passada veio aquela alegria de ser uma sexta feira mas também aquela carga de saudades que geralmente bate neste dia da semana em particular. Comi alguma coisa, falei com o porquinho que ficou me perguntando porque o presente dele demorava tanto e, apesar de ficar com pena da ansiedade dele fiquei rindo sozinho depois. Comecei a beber e combinei com o Igor nossa visita a parte antiga da cidade. Troquei uma ideia com o Marcos e fiquei de dar um abraço no Iuri F. se o visse naquela noite pois tinha show do Amp uma banda de Recife, no tal de N.A.S.A.

De fato encontrei o Iuri e conversamos por um tempo. Parabenizei ele pelos discos da Walverdes que tenho em casa e principalmente pelo da Viana Moog que foi outro grande trabalho dele na produção que escutei muito. Contei de minhas aventuras no home recordings e falei que assisti um show da Tom Bloch uma vez e achei ruim ao vivo mas, que gostava das gravações. Na frente do bar mesmo ouvi um piá comentando sobre a Teoria das cordas e acabei me metendo na conversa e trocamos umas idéias, falamos sobre o Inception e foi engraçado o guri comentar aquilo logo naquela semana. Fomos embora e pra variar dormi no ônibus.

No Sábado partimos para a Ilha de Itamaracá, ao norte de Pernambuco. Igor e um amigo que conheci naquele dia mesmo estavam junto, ou eu estava junto com eles, enfim. Largamos as coisas em casa e partimos para a beira da praia, mais precisamente no bairro Forte Orange. Na praia várias mesas, guarda-sóis, gente passando pra lá e pra cá servindo cervejas, frutos do mar(que odeio, infelizmente) e claro, um cão. Sentei numa mesa pedi cerveja e na minha frente avistava uma ilha conhecida como Corôa do Avião cheia de quiosques. Tinha uma barca fazendo o translado até a ilha e várias lanchas, jet-sky´s e outros veículos marítimos para prazer e não locomoção que não tenho conhecimento na área para falar o nome correto. Logo que entrei na água tinha dúvida se não era um rio que desembocava no mar mas estava enganado pois era salgada. A cinco metros da costa já era fundo e me deliciei mergulhando e nadando finalmente num mar fundo, sem sargaços, recifes, tubarões e outras coisas peculiares das praias de perto de casa e ao sul. Tava ótimo o banho e depois de algumas cevas almocei e pedi a conta, uma menina de uns 12 anos, fez os cálculos das contas fazendo anotações em um caderno e ela calculando o percentual me deixou surpreso.

Dali caminhei uns 200 metros e visitei o forte Orange. O forte tem este nome não por ser da cor laranja. Fiquei pensando porque um forte holandes teria o nome de uma cor, em inglês se era holandes. O Forte de Santa Cruz de Itamaracá foi inciado em 1631 como forte Orange, pelos holandeses e teve este nome em homenagem ao Príncipe holandês Frederico Henrique de Orange, tio de Maurício de Nassau. Em 1932 o forte foi defendido por um destacamento de 366 homens liderado pelo polonês Crestofle d'Artischau Arciszewski e logo depois foi ampliado, reformado e alguns canhões deixados pelos portugueses que foram adicionados ao poder bélico do forte. Em 1654 após a Capitulação holandesa o forte ficou sob o domínio dos portugueses e foi então chamado de Forte de Santa Cruz de Itamaracá. Bem, o resto da estória você procura no wiki mas pra mim foi emocionante, acho que foi a edificação mais antiga que conheci. Vi mapas de longa idade e nomes que via em livros de história do primeiro grau. História seria uma ótima faculdade pra se cursar.

Cabe ressaltar também que logo que se atravessa a ponte para entrar na ilha vemos um presídio agrícola e pouco depois as antiguíssimas casas e predios da Vilha Velha que é uma das comunidades mais antigas de Pernambuco. Também abriga o Centro de Preservação do Peixe-Boi e reservas naturais da mata Atlântica. Na ilha conhecida como Coroa do Avião, além dos quiosques possui também a Estação de Estudos sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco, voltada para o estudo das aves migratórias.

A vida noturna na cidade gira em torno das praças e ambulantes. Não tinha opções de comida de verdade e acabei comendo o pastel mais horrível de minha vida e voltei pra casa cedo, com muito sono. Passei a noite com febre e acordei meio torto no domingo. Fui para o norte da ilha na manhã de domingo e visitei o pontal que já fica no município de Igarassu. Lá se encontra a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535), de São Cosme e Damião. A São Cosme é atribuído um milagre, em 1685. Quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga. Perto do meio dia fomos embora pra Recife em função de minha saúde e pelos sintomas muito provavelmente era o Rota Virus novamente me incomodando.

13.8.10

Inception - 2010



Nos meus cálculos este é o quinto filme do diretor Christofer Nolan, que iniciou sua carreira no início da decada passada com o mais que excelente Memento, ou no Brasil, Amnesia. É impossível desprezar tudo que ele fez com Batman mas, diria que o primeiro e o último filme são os mais importantes da carreira dele e os que mais gostei. Não sei porque o filme não teve o nome Inserção ou até Inception no Brasil inclusive tem um momento do filme que, o "Inception" é traduzido como "Origem", apenas um momento.

O filme narra uma parte da tragetória de Cobb(Leonardo Di Caprio) um especialista que trabalha junto com seu assistentes Arthur(Joseph Gordon Lewitt)descobrindo segredos de grandes empresários e suas empresas penetrando em seus sonhos. Tudo começa quando ele tenta entrar na cabeça de Saito(Ken Watanabe) e apesar do insucesso acaba sendo ofertado com uma grande proposta, fazer uma inserção na mente de um concorrente e poder finalmente voltar aos Estados Unidos para ver seus filhos. Ele está longe de seu país de origem e de seus filhos em virtude de ter sido culpado pelo suposto assassinato de sua esposa.

Falando assim parece apenas uma estorinha com o herói Cobb tentando voltar para seus filhos com uma pitada de ficção cientifica por falar em penetrar na cabeça das pessoas através dos sonhos. Uma coisa até então impossível para a tecnologia e cultura atuais. O problema é que o filme trata tudo como sonhos e fica praticamente impossível determinar o que é realidade e o que não é. É um daqueles filmes pra não ser entendido mas interpretado conforme você vai assistindo. Em muitos momentos fica impossível saber o que está realmente acontecendo na vida real ou em sonhos e mesmo assistindo o filme você continuará com um trilhao de pulgas atrás da orelha. Em Memento tudo se passava de trás pra frente cronológicamente falando e você se sentia como o próprio personagem que sofria de amnésia. Neste mesmo que eu te conte o final não tirará a graça de assistir o filme pois mesmo sabendo o final, você não entenderá bulhufas. Isto não quer dizer que pretendo contar o fim mas, se você precisa assistir a película e quer se surpreender com tudo melhor não ler até o final.

Mesmo eu tendo lido algumas coisas a respeito do filme, foi um dos poucos que mesmo assistindo com muita expectativa, sai do cinema achando ele melhor ainda do que diziam. Em vários momentos ri sozinho de tão bonito e bem feito que foram determinados momentos. Existem diálogos a respeito de idéias, sonhos e a própria realidade que isto tudo ficará na minha cabeça por muito tempo. Sobre Nolan longa vida a ele pois quando assisti Insonia, seu segundo filme achei que ele seria o novo M.Night do cinema mas graças a deus isto não aconteceu, a única coisa que acho é que dificilmente conseguirá superar Inception porque neste ele realmente acertou muito em cheio. Já faz muito tempo também q Di Caprio afastou aquela imagem de ator bonitinho pra se tornar um dos grandes atores(novos) do cinema junto com o Cristian Bale, Scorsese que o diga. Joseph Gordon, Ellen Page e Tom Hardy estão excelentes e parêntese a parte Cilian Murphy que não erra nunca e em breve será um dos grandes atores de nossa época. Trilha sonora assinada por Johnny Marr e, excelentes efeitos especiais se os conceitos ainda não te atraíram para o cinema.

O que é melhor de tudo e o que sempre me deixou surpreendido e apaixonado por um filme ou livro foi o fator "pensar antes, durante e depois". Arte boa é a que me choca, me agride e ofende e neste quesito nota 10 para Inception. Vou continuar deixando meu torrent baixando ele para assistir novamente e me deliciar com tudo e buscar novas interpretações e informações.

Depois que assisti ao filme, uma boa lista de filmes veio a cabeça e sugiro que se alguém lembrar de outros filmes que tem uma conexão com este, que cite nos comentários :
- Brilho eterno de uma mente sem lembranças
- Matrix
- Rua dos sonhos
- Inland Empire
- Em algum lugar no passado
- Call of Cthulhu
A volta e a fuga dos cinemas

Depois de mais de 5 ou 6 anos(que eu me lembre) que não ia aos cinemas. Muitas coisas me fizeram desaparecer das salas de cinema. O preço, o cheiro das pipocas e manteiga, os baldes de coca cola, as pessoas conversando durante o filme, celulares, enfim coisas que alguém inclusive já detalhou. No Sul costumava ir no Guion pois o público respeitava bastante e não me lembro de ver ninguém comendo pipoca lá dentro, conversando ou qualquer uma das coisas que apontei aqui. Desde que começaram a produção deste filme que estou ansioso e esta ansiedade simplesmente cresceu a níveis exponenciais quando comecei a ver os comentários das pessoas que tinham assistido o filme. Não deu outra, me obriguei a ir nos cinemas.

Não me arrependi de ter ido pois assisti a um dos grandes filmes de toda minha vida e que me fará pensar muito e muito sobre todos os conceitos e sacadas do filme.

12.8.10

Recife Diaries 11/08/2010

Fazia um bom tempo que não escrevia por aqui e isto quer dizer que além de ter ficado sem tempo, não aconteceram coisas legais no ultimos dias. Sexta Feira passada tive um momento de grande irritação quando a empresa que trabalho depositou novamente meu salário numa conta errada. Mais de dois meses tentando alterar isto e pensava estar tudo resolvido, ledo engano. Na Sexta o problema ocorreu novamente e mandei um mail para todos envolvidos, dentro da empresa que me contratou e chutei o balde com todas as letras terminando o e-mail com "Parabens a todos". Não contente ainda fui falar pessoalmente com elas para ver se resolvia tudo. Nem consegui ver mas isto desencadeou uma demissão para este que vos fala. Na Segunda o primeiro mail que vi tinha como conteúdo instruções para minha demissão, aviso prévio e etc. Na Terça tudo se resolveu, todo mundo se colocou no seu lugar e seguimos por aqui.

Na Terça Feira anterior me mudei para um quarto um pouco melhor, mais fresco, mais espaçoso mas ainda sem muitas coisas, fiquei feliz com a mudança pois o anterior era claustrofóbico.

Na Sexta Passada em virtude da chuva fiquei em casa. No Sábado acordei cedo para dar uma volta, fazia sol na hora que acordei e ele só desapareceu quando desci do ônibus. Mesmo assim ainda consegui passar no paraíso dos livros e sem querer comprei dois livros por 7 reais, um deles do Phillip Roth e foi mais uma vez algo inacreditável para mim. Voltei pra casa, fui no supermercado e comecei a tomar uma cervejinha quando recebi o chamado do Igor para a cobertura da Boa Viagem, onde tomei algumas caipiras e quando voltei pro meu quarto estava completamente maluco de bêbado, coisa que raramente acontece. Acabei dormindo e acordando novamente as duas da manhã sem saber nem como tinha deitado.

No domingo passei o dia todo trancado em casa, a tristeza de passar um dia dos pais longe de meu pai e meu filho me condenaram dentro do quarto. Nada de útil foi feito.

Nos últimos dias o player tá dominado pelo Sea of Change do Beck o melhor disco dele na minha opinião, não por acaso é produzido pelo excelente Nigel Godrich.

1.8.10

Semana de emoções fortes

Esta semana surgiram muitas notícias interessantes no que se refere a shows em terras brasilis. A gama de shows anunciados para o segundo semestre estão me deixando em polvorosa.

A trupe do Coquetel Molotov anunciou para 24 e 25 de Setembro a edição anual apresentando muitos nomes que não me dizem nada mas, dois que me agradam por demais. Otto, que ano passado lançou um dos melhores discos já lançados na terra o "Certa Manhã acordei de sonhos intranquilos" vem a Pernambuco pela primeira vez para mostrar suas novas músicas. Além dele e ainda no clima de reza, torcida o Dinosaur Jr é um que em breve poderá ser confirmado. Na página oficial da banda ainda nenhum sinal da vinda deles mas possivelmente na semana que vem teremos algo mais concreto.

A cantora Céu, outra predileta da casa que lançou ano passado o maravilhoso Vagarosa também aterrisa em Recife no dia 14 de Agosto para um show no Mercado da música. Pra quem não conhece a menina tem uma voz maravilhosa e mistura de tudo no seu Vagarosa sobretudo reggae, Dub e muito bom gosto. Aguardo ansiosamente escutando a apresentação dela no RecBeat de 2010.

O planeta Terra que ocorre em Novembro anunciou Smashing Pumpkins, Pavement, Hot Chip, Yeasayer, Girl Talk 3rd band, Phoenix e o incrível Of Montreal. Além de terem várias bandas praticamente no auge como o Yeasayer e Phoenix(ao menos no Brasil) o Of Montreal estará lançando disco novo poucos meses antes do festival ou seja, bola mais que dentro para a organização. O Pavement voltou para shows o ano passado e eu diria que o passe deles também deve estar bem caro atualmente então, diria que será um grande festival. Os ingressos começam a ser vendidos no Domingo via Tickets for fun(www.ticketsforfun.com.br ) e eu aposto que o site cai logo logo portanto, atentem-se.

Por último e não menos importante, hoje de manhã fiquei sabendo que meus amigos da Pública(infelizmente sem o Cachaça) estarão tocando em Recife dia 21 de Agosto numa edição Recifense do Festival Potiguar que acontece obviamente em Natal. Além deles Ecos Falsos, (SP), Lunares (RN), Bruno Negaum e Os Incomuns e Bon Vivant. Os shows acontecem no bar Burburinho.