31.3.10

Recife Diaries 30/03

* Nada de iniciar os trabalhos. Enviei um mail e por enquanto nada. Culpa dos correios? Mandei outras cartas que vão aniversariar 1 semana amanhã. Quanto antes iniciar os trabalhos melhor.

* Ouvi algumas do Superguidis, o terceiro e foi uma pena ainda não ter todo o disco inteiro. Lembrando que em breve tem Teenage Fanclub novo, eu apostaria também que o Radiohead tem algo pronto a ser lançado e aqui leia-se a banda nova do Thom Yorke, um disco de Dub do J.Greenwood(aqui pode ser tanto uma piada quanto algo no mínimo possível pois ele já lançou um disco completamente erudito e gosta bastante de dub) ou algo da própria banda toda junta e neste caso aposto algo bem diferente dos outros discos. Frank Black possivelmente lançará algo relevante. Aqui dá pra ouvir todo disco. Apostaria que o Elf Power lança algo este ano possivelmente um disco ao vivo ao lado do Vic Chesnutt gravado na turnê do ano passado.

* Hoje peguei o violão e toquei alguns acordes e preciso urgentemente de um estudio virtual. Preciso gravar e separar loops, trechos e fazer alguns ritmos no FL Studio pra tentar me manter vivo e torcer o coração para retirar algo musical de tudo que estou vivendo.

* Deve estar fazendo aniversário de 1 ano aproximadamente do show do Peter Murphy. Foi tri, tanto pelo show de um ícone para nós oitentistas e também pela miscigenação de amigos. Eu, jax, cabelo, Esteban e o Hómi. Destaque para "Paaaassssiiiiiooonnn of lovers" que eu gritei uma hora e Murphy tocou, junto com seu guitarrista Trent Reznor cover. Great Night.

* Publiquei algumas fotos de Recife, se alguém se interessar me envia um mail que eu dou o endereço.

29.3.10

Por favor


Chega de Ana Carolina, de Jatobás, de Nardoni de janelas, de edificio London.

Hoje eram 7 da manhã e estava passando no jornal, mais uma vez a mãe da menina falando as mesmas coisas de sempre. Tenha santa paciencia, agora chega né?
Recife Diaries 27/03 e 28/03

Ontem era minha última manhã com cafe da manhã cinco estrelas e diria minha despedida ao luxo da Boa Viagem. Tomei o café e voltei para o quarto para arrumar minhas coisas e me despedir da TV a cabo,do frigobar e outras coisas. Na tela tava dando o Vanilla Sky e assisti alguns trechos. É incrivel a quantidade de referencias e citações massa que este filme tem. Gostaria muito de ver o filme original em espanhol.

Dentro do taxi fui tratado com o "primitivismo" e foi muito engraçado ele me pedia calma quando ele estava hiper nervoso sendo que fiz uma simples pergunta. Como habitual, problemas e nada é como o combinado anteriormente. Meu quarto, o 107 não estava livre. Providenciaram outro que tinha recém sido pintado. Diria que o tamanho é mais que suficiente mas é hiper tosco. A princípio não teria TV nem frigobar até segunda. Depois o Severino providenciou uma TV.

Em todos os dias senti-me só pra caraleo. Fato que ficava bebendo, escrevendo e vendo algo na NET. No quarto novo sem frigobar fiquei só e sem anestesia. Foi muito chato. As cinco da tarde tomei o primeiro gole de cachaça em terras pernambucanas. Liguei para Summer quase chorando. Voltei pro quarto e sai para falar com os índios. Na volta tinha uma galera na frente da recepção e se apresentaram e tentaram me deixar em casa. Jantamos ali por perto e me convidaram para ir num forró mas declinei do convite, óbvio.

No quarto fiz o possível para dormir. Por telefone descobri que Summer estava completamente perdoada por sua melhor amiga. Um grande problema que tinhamos. Todos eles estavam juntos no postinho e no Bambus e senti uma inveja enorme de tudo. Aquela inveja que não machuca o alvo mas dói muito em quem sente. Uma dor amiga.

No Domingo acordei quinze para as seis e perto das nove bateram em minha porta. U}ma das amigas que conheci ontem me convidava para ir pra praia. Antes de sairmos presenciei uma cena degradante de raiva gratuita e por pouco não desisti. Conheci outro magrão gente fina e pela primeira vez entrei no mar.

Em virtude dos tubarões(é sério) tomei banho num local raso antes dos conhecidos arrecifes que decoram as praias daqui, meio brochante em virtude da altura. Na praia vendem tudo que você imaginar caldo de feijão, camarão, batata frita, picolé, ostra, camarões e óbvio não comi nada.

Almocei um bife a parmeggiana barato e gostoso. Fiquei órfão de internet pois nenhuma lan abre domingo aqui. Fui pro quarto e cochilei um pouco depois de começar a ler "Fantasma sai de cena" do Phillip Roth.
Acordei e assisti um pouco do clássico das multidões Santa Cruz e Sport Recife. Fui para a beira da praia tomar cachaça e não consegui.

Fiquei lendo a minha caixa de entrada do telefone celular e chorei bastante com as lembranças. Comi uma torrada e um café e voltei pro quarto para mais uma noite triste.

Recife Diaries 26/03

Mais um dia com absolutamente nada pra fazer. Decidi ir para a parte "velha" de Recife. Peguei a mochila, mp3player e tomei o PE-15 Boa Viagem com destino norte. No caminho acompanhei pelo mapa e fui admirando os prédios, pontes, rios e etc. Quando já estava na ilha Joana Bezerra decidi ir até o fim da linha. Lembrei que o limite entre Olinda e Recife era pouco mais acima do que tinha ido na semana passada.

O ônibus foi indo e acabei entrando em Olinda. Comecei a ficar emocionado com tudo que iria ver. De longe avistei prédios e edificações de 4 séculos de idade. Infelizmente o ônibus passou muito longe de tudoe o terminal de fim de linha era um tanto longe da parte bonita de Olinda.

Me arrisquei a sair do terminal nas fiquei com medo de ser um prato cheio para assaltantes. A zona era realmente uma zona. Acabei pagando nova passagem para voltar ao centro de Recife. A volta foi igualmente massa e acompanhei pelo mapa por segurança.

Desci na praça Olavo Bilac após ver o prédio da faculdade de direito. O prédio é incrível lindo mesmo.
Almocei na Confraria dos Poetas e obviamente foi por causa do nome que parei ali. Como era Sexta Feira decidi tomar uma Skol de garrafa, a melhor cerveja do Brasil. A confraria fica na rua Sete de Setembro quase esquina com Riachuelo.

Depois do almoço mandei a segunda carta via correio desta vez para Summer. Decidi procurar as lojas de instrumentos.

Na R. Concórdia uma concentração de "lojas Bahia Style" de um lado, do outro as piores putas da face da terra. O início da rua é bem bonito, é na beira do rio, uma paisagem linda. Mais para baixo várias lojas e vi um Vox maravilhoso ao lado de um Fender Deville enorme. Na maioria das lojas os violões tinham o mesmo preço que encontrei no shopping e com cordas de nylon que simplesmente odeio ao menos para mim tocar.

Na Venesa Eletrônica encontrei algo de qualidade e incrivelmente barato. Decidi entrar numa lan house para ver meus e-mails e contatos do novo emprego. Conversei com Summer e verifiquei algumas coisas. Descobri que certas coisas que fiz inconscientemente magoaram uma pessoa muito importante para mim. Nem sempre evitar ódio, brigas e coisas ruins são aceitáveis. Lembrei que já fiquei muito triste com um amigo meu pelo mesmo motivo. Aconteça o que acontecer sempre tentarei me afastar de sentimentos ruins e negativos. Mesmo assim podemos sempre viver em harmonia, assim espero.

Quando vi que estava ficando tarde voltei a loja e levei o violão com capa e outro desconto ainda mais incrível. Mais tarde, no hotel descobri que o violão era elétrico e tinha afinador embutido e não sei se o vendedor se enganou ou não, tomei com um presente.

Atravessei o centro e toda Av. Boa Vista até chegar na Av.Gov Agamenon(que na semana passada entendi como agá menor, ou "h" hshshs). Lá peguei o ônibus incrivelmente suado. Impressionante o calor aqui + uma mochila + um violão + tumulto + cabeça fritando de problemas.

Cheguei no hotel e tomei um banho um dos últimos "quente" já que minha próxima morada o chuveiro deve ser um cano que sai água. Por que como meu "senhorio" falou "aqui em Recife todo mundo toma banho gelado". Depois fui num lugar bem legal uma padaria "classe média alta Records". Tinham vários caldeirões com sopa e o pessoal servia seus "potes", pegava pãezinhos torrados, pesava e comia lá mesmo. Finalmente descobri que torrada aqui é Misto quente assim como em 95% dos lugares fora do RS. Ia comprar as cervejas ali mesmo mas o programa do caixa Tabajara não reconheceu meu cartão. O cara que estava atendendo(supostamente o dono do lugar) passava meu cartão como se estivesse virando a alavanca de uma gilhotinha. Tristemente ele ainda disse "teu cartão está com problemas" e eu falei "só aqui no teu leitor" e ele ainda retrucou. Se fosse nos Estados unidos seria processado. Por um lado foi até melhor, a cerveja era bem cara ali.

Voltei para o hotel pela beira da praia aproveitando minha última noite por lá. Falei com o Heitor no telefone, uns 30 segundos e quase morri de saudades. Saudade que dói muito, lá dentro.

26.3.10

Recife Diaries 25/03

Hoje foi um dia que eu não tinha nenhuma responsabilidade ou tarefa para cumprir em relação ao novo trampo. Decidi dar um jeito em um celular novo adquirido gratuitamente junto a operadora. Um celular 81 e com uma boa câmera.

Caminhei bastante atpe chegar ao Shopping e a atendente Jakklyne(belo nome eheheh) me disse quer seria impossível a operação.Somente por telefone ou em minha própria região(DDD).

Começou a chover muito e fiquei ilhado no Shopping. Dei algumas bandas e vi roupas maravilhosas, roupas femininas, claro. Almocei por lá mesmo e comi praticamente a mesma coisa, adoro rotinas.

Quando a chuva diminuiu a níveis caminháveis sai do Shopping. Boa parte das calçadas encharcadas, empoçadas mostrando que Boa Viagem também tem problemas de escoamento.Fui numa lan para resolver alguns problemas e conversar com Summer.

Fui ao supermercado para o rancho habitual, tomei um café e comi um sanduiche. Voltei para o hotel e passei algo em torno de 45 minutos alterando meu endereço de correspondências no meu banco e na operadora de celular.

No hotel tomei um banho e comecei a escrever minha "aventura" bebendo a melhor cerveja do mundo. Na televisão John Cusack e o 1408, grande filme.

25.3.10

Recife Diaries - 24/03

Acordei mais cedo que o habitual, tomei meu café e peguei um taxy até as cercanias do Shopping Center. Lá peguei o ônibus Caboe e me dirigi aos exames médicos admissionais.

Tudo muito surreal principalmente pela paisagem e estar ouvindo os noruegueses do Serena Maneesh nos fones. Descobri na audiometria que tenho algumas deficiencias na faixa de 3KHz e na hora lembrei que alguns pratos, vozes e guitarras ocupam esta faixa de frequencia e fiquei com medo de minhas próximas mixagens.

A cidade do Cabo é bem pobre. Confessaram-me que existem praias lindas por lá mas a cidade em si é bem foda. Parece aquelas cidades em filmes dos Trapalhões dos anos 80. Quase dormi esperando o último exame. Conheci um torcedor do Santa Cruz e conversamos sobre torcidas e a batalha dos aflitos.

Depois do último exame voltei a Recife. Desci no Shopping e devido ao horário decidi almoçar ali mesmo. Preço um tanto alto e continuo sentindo falta de arroz, feijão preto e polenta frita. Polenta frita deve ser algo impossível aqui. Traficarei.

Peregrinei por Boa Viagem, tirei xerox e mandei via correio meus documentos para admissão. Mandei tambem uma carta, coisa que raramente fiz em minha vida, uma carta para três amigos especiais que estão no RS, para lerem juntos, talvez seja legal.

Depois parei numa lan e conversei com Summer e passei no supermercado. Comprei a Maxim com a Luiza Brunet e tipo continua linda mesmo com a idade que ela está. Na página 62 tinha uma matéria sobre boas práticas, conselhos femininos aos homens e li algo sobre Halls e fiquei orgulhoso.

Vim para o hotel tomei banho e sai novamente. Fiquei nos bancos na beira da praia escutando o Devil´s Tatoo do BRMC. Antes de voltar para o hotel comi um excelente espetinho de frango com bacon. Um negócio que deve valer muito mais do que morar em Esteio e ser um programador eu diria.

Hoje(25/3, data que escrevo isto no blogger) é aniversário de uma pessoa bem querida chamada Keli e fica aqui meu sincero abraço e desejo a ela muita saúde, amor, paz, realizações e tudo mais.
Seth Rogen, Jeff Bridges

* Hoje(24/03) estava passando Ligeiramente grávidos que tinha assistido a primeira vez 1 ano atrás. O Seth Rogen é um grande ator em se tratando de comédias. Este filme é bem importante para mim pois tem frases e constatações bem interessantes e que compartilho.Segunda tinha passado outro filme com ele e Michael Cera o eterno namorado da Juno. O Seth fazia o papel de um guarda, muito hilário além de ser um dos roteiristas do filme.

* Jeff Bridges definitivamente é outro cara legal. Eternizou o personagem Dude, dos Cohen que hoje até religião e legião de seguidores possui. Em Crazy Heart ele mostra muito mais de si mesmo que do personagem Bad Blake. Li uma entrevista na Rolling Stone e minha admiração aumentou ainda mais.

24.3.10

Sem Perdão - Frederick Forsyth



Quando comprei não sabia mas o Sem perdão é um livro de contos do inglês Frederick Forsyth. Contém 10 contos onde o autor reafirma seus conhecimentos e competência em mercados internacionais, espionagem e porque não "Modus Vivendi" dos europeus.

Atesto que ele esclarece muito bem várias coisas do velho continente. Já li outros livros dele e sou fã. Em todos os contos ele mata a pau conteitualmente sobre ações ou pessoas sem perdão. O único conto que foge um pouco a regra fala do início da revolução irlandesa, ingleses e pessoas erradas no lugar certo.
Recife Diaries 23/03/10

Ontem decidi procurar um local para jantar. Depois de caminhar acabei encontrando um restaurante com rodízio de pizzas por menos de 10 reais. Considerando o bairro que estou é um valor bem acessivel. As pizzas eram boas até.

Na volta acabei tropeçando na Farrapos daqui. Duas diferenças daqui e lá é que aqui quem passa caminhando não é abordado e a outra é a idade das moças, todas com menos de 18 anos praticamente. Nos hotéis existem vários cartazes com campanhas tentando evitar o turismo sexual.

Antes de dormir re-assisti A lista com Ewan McGregor e o eterno Wolverine Hugh Jackman.

As 04:30 já estava claro por aqui. No café da manhã não vi nada que mudasse um pouco minha opinião sobre o hotel que estou.

Decidi garantir minha moradia ao invés de fazer o exame médico. Isto deve-se ao fato dos exames serem na cidade de Cabo de Sto. Agostinho e a viagem durar mais de uma hora. Fui até o pensionato e resolvi tudo, paguei o primeiro mês e no Sábado me mudo para a futura moradia que poderá ser meu endereço nos próximos cinco anos.

Passei na agência do Banco do Brasil e em primeira instância não consegui abrir a conta por não ter um comprovante de renda. Situação ridícula para um banco Estatal/Economia mista. O gerente me comentou que era inclusive uma norma do Banco Central. Isto quer dizer que um vendedor de rua, um autônomo não pode abrir conta neste banco. Brasil, um país de todos.

Fui numa lan house peguei o telefone e liguei para meu empregador solicitando uma carta de recomendação. Fiquei na lan conversando com Summer até a carta chegar. Sai para almoçar e voltei ao banco. Na espera terminei de ler "Sem perdão" do Frederick Forsyth e em breve detalharei minhas opiniões a respeito.

Consegui arranjar um número para colocar meu salário o banco. Apesar de já ter conta. Voltei para a LAN e escutei uma música com a mixagem do Shadows, próximo disco do Teenage Fanclub. O disco será liberado para download em Maio e não sei se pela espera, ansiedade mas me pareceu bem superior a qualquer coisa do Man Made, o último album deles. Mesmo assim muito inferior a qualquer música do Thirteen, Bandwagownesque ou Grand Prix.

Voltei pro hotel e liguei para minha operadora de celular e fiquei sabendo que pago pouco mais de 2 reais quando me ligam e pouco menos de 2 quando ligo. Em ambos os sentido estou F#$$%¨$ quando vier a próxima conta.

Lavei algumas roupas no bom e velho estilo chinelão. Tomei banho e me deitei um pouco. Me deu um desejo extremo de comer uma torrada, com um café espresso. Fiz as compras habituais mas não consegui resolver o problema da torrada. Me sentei no calçadão da praia, uns caminhando, outros correndo uns fazendo outros exercícios e pude perceber que boa parte das pessoas fazem isto não por costume, por ser um hábito mas por estarem fora de forma. Eu não estava ajudando muito fumando a cada 30 minutos e para confirmar ainda mais minha abstinência a exercícios e Well Healthy acabei tomando uma ceva.

Entrei no saguão do hotel criado para a nata mundial com uma sacola de supermercado contendo cervejas, uma coca e uma escova de dentes. Assinando mais uma vez meu atestado de chinelão que fez o tema de casa.

Verdade seja dita apesar de estar num lugar hiper chique e caro e de forma alguma eu costumar utilizar destas mordomias. Se fosse de minha escolha seria um lugar bem mais simples e com mais diárias. Ou seja gastem comigo mas sem tudo isto. Voltando ao tema isto só aconteceu porque sou bom no que faço e principalmente sou um cara legal(chorem hatters). Ganhei o emprego em 2005 por isto e minha parceria chamou atenção e por isto me chamaram agora novamente. E chamarão novamente, podes crer.

23.3.10

God send a git for U





Aqui tem uma das músicas para escutar e o tracklist e informações sobre o novo disco da melhor banda do mundo.
Recife Diaries 22/03/2010

Depois do café tomei um banho e peguei o ônibus "Aeroporto" para visitar mais uma vez os pensionatos, pousadas que conheci no Sábado. Finalmente conversei com o dono da "Studio Residence" a mais provável futura moradia. É um tanto assustador o lugar mas o foco a intenção é justamente gastar o mínimo possível numa moradia.

Sai de lá a dois passos de conseguir e no momento que escrevo isto, seis da tarde aqui e tipo, oito horas ai, ainda nada certo. As sete meia ligarei novamente e confirmarei tudo.

Almocei no mesmo lugar de Sábado e voltei caminhando. Quando cheguei no Mercure meu cartão não funcionou. Fui até a portaria e descobri que minha estadia lá havia terminado. Depois de algumas ligações descobri que me mudaria para outro hotel, o Recife Internacional. Já estava adorando aquele lugar e me mudei para algo supostamente melhor. Cinco estrelas porém sem lavanderia Self-service. No Internacional custam R$ 7 por peça de roupa e lembrei que tinha comprado sabão em pó para lavar tudo mas atrasei tanto que perdi a barbada de lavar minhas roupas numa máquina. Lavei cuecas, meias e camisetas na pia do banheiro e serei banido daqui se descobrirem isto. Uma vez chinelo, sempre chinelo.

Hoje vi imagens na televisão e chorei de saudades do Heitor e já fazem dias que vejo filhos e mães, filhos e pais, famílias e fico emocionado. Hoje foi o auge da saudade e me dói muito ainda ter preparado um mundo para meu filho. Um mundo infelizmente com alicerces de papel que se manteve por muito pouco tempo. A única coisa que me consola e motiva é tentar aqui construir o futuro dele e aqui só depende de mim e tenho certeza que dessa vez dará certo.

Tem outra coisa apavorante aqui. Nono andar e uma sacada que é daquelas que dá vontade de pular, sempre senti isto a grandes alturas, um medo incrível.

22.3.10

Graham Coxon - Love travel at illegal speeds



Pouco antes de fugir de Esteio baixei esta belezura. Mais um excelente trabalho da farta e confiável carreira solo de Graham Coxon. Como alguns sabem ele é o guitarrista do Blur e mesmo que seja uma boa banda, os discos solo dele são inegavelmente melhores ou resumindo, pau duro do inicio ao fim. O Blur tem um certo problema em lançar um disco inteiro bom, geralmente são meia dúzia de músicas. Reza a lenda que ele apresentou Pavement ao resto da banda.

Tenho escutado o disco exaustivamente em minhas peregrinações em Recife e a palavra foi muito mal escolhida pois não cansa, é um prazer escutá-lo. Reafirma suas raízes inglesas, Beatlenescas de Coxon e colocam um pé direito no índie/guitar/country americano.
Recife Diaries 21/03

Hoje e como em outros dias acordei muito cedo, tipo 07:00 da manhã e fiquei enrolando na cama até as 08:30 quando desci para tomar meu café. Pela primeira vez provei a omelete e gostei muito. O café(preto) também é bem feito e quase tão forte como costumo fazer.

Voltei para o quarto e tropecei no "Singles - vida de solteiro" clássico da era grunge. Quase chorei em alguns momentos e senti muita falta de quando cantava Paul Westerberg na casa do chandele, uns 16 anos atrás. O tempo passa e rápido.

A claustrofobia ne fez colocar uma bermuda e sair like a pilgrim. Parei na praia e depois almocei numa padaria e restaurante como dizem(escrevem) Self-Service. A comida custou uns R$ 7 e é bem barato. Fica uns 35m da água verdinha do Atlântico daqui. Engraçado né? se estivesse no RS ia pagar o dobro disso mesmo sendo um "estado de boa produção agrícola".

Decidi ir até o shopping para ver se encontrava um violão a preço ridículo para me ajudar a passar o tempo. Sei lá porque diabos duas vezes me deparei com uma vitrine das lingeries Fruit de la passion e fiquei transtornado. Todas coisas lindas e de muita qualidade porém caríssimas.

Eu odeio shoppings mas era tudo muito bonito e a única loja de instrumentos tinha coisas interessantes mas nenhum violão barato.

Sai do shopping comprovando ainda mais minha teoria e do jax que diz que para conhecermos um lugar/cidade devemos caminhar por ela, andar de onibus e realmente viver tudo.

Fui no supermercado, li na beira da praia e mais uma vez tive a impressão que o dia não acaba nunca. Ainda não me ajustei ao horário da cidade, do norte brasileiro. Também não dei uma olhada detalhada no céu, nas estrelas porque aqui é diferente isto também.

Fecho o post com duas coisas que vi na televisão. O clipe Telephone, da Lady Gaga e Beyoncé não sei onde li que era o Thriller de nossos dias atuais e concordo, baita clipe, obra de arte. Muito interessante em todos os sentidos sejam lá as intenções, mensagens e etc.

20.3.10

Recife Diaries


Will my feet still carry me home?
Since i have not my love and friends
all of them is in my heart or i have not a heart anymore
Even the lines, the curves of their faces are dissapearing
i always trust in my mother language, it´s gone?
Or i´m changing to other thing?

19.3.10

Recife

Como alguns já sabem ontem cheguei em Recife minha nova moradia, ou não. "Ou não" por que ainda preciso conseguir um lugar para alugar pois isto faz parte do processo de contratação.

Ontem foi deveras estranho para mim, me senti um alienígena. Não tinha nem hotel reservado ainda o que seria resolvido por uma das empresas porém nao consegui nos primeiros momentos conversar com o contato que me passaria esta informação. Fiquei no aeroporto umas duas horas até saber meu destino.

Estou num flat bem legal, uma quadra do mar, na Boa Viagem. Pelos meus parcos conhecimentos uma zona nobre da capital Pernambucana mas quem me conhece sabe que isto não me diz grande coisa. Depois de tomar um banho dei uma volta no calçadão pra chorar um pouco assim como fiz quando sobrevoei a grande Porto Alegre dando um "tchau, até mais ver". Foi bem triste os primeiros momentos e só não é ainda mais triste porque a cidade é linda, gostei bastante, adoro a velhice, as pontes, os prédios e gostei mais da parte velha e podre, do que Boa Viagem.

Parei pra comer um churrasquinho na "tenda do gaucho". Apesar de não terem nada de gaúchos foi ótimo o ranguinho. Comi um espetinho argentino muito bom. Chorei um pouco de novo, tomei uma Skol e voltei para o hotel. Mas antes, um cara parou o carro na rua, perguntou se eu conhecia algum lugar, expliquei a ele que era minha primeira noite e o cara me convidou pra tomar uma ceva. Posso estar enganado mas pelo jeito dele, foi minha primeira cantada homosexual em solo Pernambucano, não fui e com orgulho falei "nao bebo".

Saudades de todos, até dos mendigos, dos desafetos, dos que incomodam, dos cachorros vagabundos de Esteio e de tudo mais.

15.3.10

Beat the devil´s Tattoo - Black Rebel Motorcycle club (2010)




Desde o lançamento do primeiro disco desta banda que tenho acompanhado o trabalho dos caras. Nas primeiras vezes que escutei o fiz pois todo mundo falava que eles eram "iguais" ao Jesus and Mary Chain, isto em 2001. O JMC eu acompanhei muito tempo mas neste caso vamos voltar uns 25 anos no passado e isto não me fará muito bem.

Na época e até hoje é impossível não lembrarmos do Jesus, lembro que na época até larguei eles de mão um pouco porque os dois primeiros discos não me diziam muita coisa na época. Mas dae eles flertaram com Deus, com o Gospel em Howl. Mesmo eu não indo muito com a cara do Homem eu cai de quatro por este disco. Para mim era a resposta pra todo mundo que achava que eles eram uma cópia barata da banda dos irmãos Reid. Violões, pianos, órgãos e vocais carregados de emoção e naquele momento eles pularam vários degraus de qualidade e dali em diante era impossível se esquecer deles.

Com Baby 81 eles voltaram a flertar com o JMC mas em doses bem pequenas e fizeram outro álbum hipnótico doente e uma das melhores trilhas pra estradas, bebedeiras, jogos de ping-pong, cortes de cabelo enfim um disco perfeito pra qualquer situação.

Desde então tenho aguardado mais que ansiosamente tudo que vinha destes malucos. O dvd ficou um pouco aquém do esperado mas podendo dar uma surra em muitas bandas muita coisa dita como salvação o que pra mim não diz grande coisa porque nunca achei que o Roque precisasse de ajuda, os jornalistas e a mídia talvez.

Pouco mais de um mês atrás um grande comparsa meu me mandou um link com o disco. Talvez querendo se desculpar pelo estrago que fez em mim uma vez dizendo que viu ELES tocando na Argentina num boteco pequeno do tamanho do Garagem Hermética.

Com "Beat the devil´s Tattoo" eles finalmente flertaram com o diabo e talvez seja por isto o efeito hipnótico irresistível da primeira faixa do álbum que também dá nome ao disco. Felizmente não tem muito o que falar do disco pelo menos para um fã como eu. Todas as músicas são incríveis e continuam sendo uma trilha perfeita pra tudo. Eu odeio motos mas sinceramente dá muita vontade de comprar uma e ir para um deserto qualquer, de botas de cowboy, jaqueta de couro, num sol de 40º ouvindo esta maravilha.

São poucas as que merecem o meu obrigado, o BRMC com certeza é uma delas, grandes serviços prestados.
A serious man - Cohen Bros (2010)



Assistir a qualquer filme dos irmãos Cohen sempre é uma experiência relevante. Eles chegaram num patamar, numa qualidade que dá a impressão que se eles não tivessem ganho o Oscar com "Onde os fracos não tem vez" , ganhariam com qualquer outro filme depois. Nos meus critérios, diretor bom é aquele que faz qualquer ator, bom ou ruim, trabalhar bem e dar tudo de si, inclusive sangue.

Em "A serious man" apenas comprovam algo que já conseguiram há muito tempo, serem ótimos contadores de estória e repetindo, tirar sangue dos atores. Com um elenco completamente desconhecido ao menos pra mim e a excelente atuação de Michael Stuhlbarg eles colocaram mais um grande filme em sua filmografia. Cuspiram, mijaram e cagaram em cima dos preceitos judaicos e etc com muito bom humor. Eu diria que não entraria em minha lista dos 5 melhores filmes da dupla mesmo assim um grande filme.

Poderia deixar passar sem esta mas, tem um personagem no filme que o nome é Arlen. Pronto, agora falei.
Crazy Heart



Ontem assistimos o filme que deu a Jeff Bridges o seu primeiro Oscar. Quanto a isto sinceramente eu não sei se mereceia o prêmio(apesar de ser uma bela atuação) mas também não sei contra quem ele estava concorrendo.

Ele faz o papel de Bad Blake um cantor e compositor de música Country, outrora de sucesso e agora decadente em sua vida, turnês, alcolismo etc. Seria uma coisa bem próxima ao Wrestler eu diria. Sempre curti muito personagens decadentes, músicos de sucesso agora esquecidos e nem preciso dizer que foi emocionante assistir. Nem sei se tanto pelo filme ou por ele me remeter a memórias e coisas de minha própria vida. O meu problema talvez foi nunca ter tido sucesso ou nunca ter sido um alcólatra, agora decadente sinceramente é uma dúvida que terei até o fim de minha vida talvez.

Em muitos momentos chorei, pelas coisas descritas no parágrafo anterior, pela minha possível mudança nos próximos dias e também porque eu adoro música country mesmo que não tenha tantas referências ao estilo em minha música ou em minha "biblioteca" de Cds. Teve algumas coisas que não concordei tipo, Maggie Gyllenhaal no papel da jornalista que muda a vida de Bad. Primeiro porque tudo que ela tinha a oferecer foi dado em "A secretária" e hoje acho ela muito murrinha e irrelevante como atriz. Ok, em "Away we go" ela faz um personagem engraçado e enojante mas enfim. Com aquela bunda horrível que ela tem ao menos ela poderia ter escondido o detalhe ou ter impedido aquele close no meio do filme. Foi brochante. Outra, na idade dela mesmo tendo a sexualidade de um bife convenhamos é impossível ela se apaixonar por um velho alcólatra de quase setenta anos. Mas isto claro é apenas a minha opinião. Colin Farrell é outra pinta que não suporto e estava completamente perdido no seu papel e pense comigo, tem tanta gente legal pra fazer aquilo, até o Ryan Adams poderia ter trabalhado no filme.

Já a trilha sonora é de chorar. A música que Bad toca, em seu primeiro show sóbrio é de doer até a alma. Foi um belo filme mas como falei, algumas coisas me incomodaram e os efeitos dele, em mim foram muito mais por mim mesmo do que propriamente pelo filme em si mas, tá valendo.

10.3.10

Últimas

Desde a Terça-feira da semana passada algo aconteceu que mudou tudo. Fui obrigado a tomar uma decisão que fará alguma diferença na minha vida e na do Heitor diretamente. Surgiu uma oportunidade irrecusável de trabalho em Recife, na refinaria Abreu Lima. Por mais que não faça muito sentido hoje em dia construir uma refinaria, em tempos onde um terço do mundo procura energias alternativas e limpas, o Brasil constrói uma nova máquina gigante de poluir e criar novos poluentes.

Minha ida será dia 18 deste mês. A volta só Deus sabe mas o tempo máximo é de mais ou menos cinco anos. Talvez volte antes se não aguentar de saudade do Heitor, de Summer, dos amigos, família e desta terra que amo.

Tentarei contar os detalhes sobre minha chegada e minha estadia no Nordeste. Tentarei também colocar em dia os assuntos por aqui pois vi uma porrada de filmes e ainda nem falei nada. Continuo em chamas com o Black Rebel e o Serena Maneesh novos e pretendo que ambas me acompanhem no meu período de adaptação ao novo habitat.

3.3.10

Mp3Player

Ulysses - 010 (2004) - Me deparei com esta belezura também esta semana. Trata-se de mais uma banda do conhecido Robert Schneider idealizou a Elephant 6, foi o "engenheiro" de som do "In the Airplanes over the sea", criou o Apples in Stereo, o Marbles e também por um curto periodo tocou no Elf Power e todas as outras bandas da Elephant 6. O trabalho dele aqui é completamente diferente das bandas citadas e é um trabalho em conjunto com a banda Big Fresh local de Lexington, Colorado. Tem Jeff Ferguson na bateria, Ben Fulton no baixo e nos sintetizadores, Robert Beatty nas "manipulações eletrônicas ambientais", seja lá o que isto signifique além de claro Schneider nos vocais e guitarra. Eu sinceramente me recuso a acreditar mas eles dizem que gravaram tudo com um microfone ambiente, na garagem de Schneider. Li também que o disco e toda a mudança dele foi por causa da quebra de um relacionamento e todos sabem que geralmente eu curto estes discos afogados numa dor de cotovelo.
Serena Manesh - No 2 : Abyss in B Menor(2010)



Ontem surgiu na rede o segundo álbum dos Noruegueses do Serena Maneesh que será lançado dia 22/03 . A banda recentemente assinou com a 4AD(ex-terra do Pixies) e a gravadora fez um excelente negócio pelo menos em se tratando de arte. Este disco consegue ser ainda mais absurdo que o anterior de 2006.

Neste novo trabalho a banda está ainda mais psicodélica e trazendo um novo significado ao termo nu-gazer. Vocais femininos e geralmente afundados em toda ventania dos instrumentos, ecos e ruídos diversos. A impressão que dá muitas vezes é que ficam duas guitarras no chão atoladas de pedais praticamente sozinhas fazendo barulhos. Posso dizer que se existe orgasmo sonoro por vários momentos este disco consegue. Grande disco e grande banda mais uma vez assinando embaixo de um excelente disco.

A banda é formada por Emil Nokolaisen(vocais, guitarra), Hilma Nikolaisen(baixo), Oystein Sandsdalen(guitarra), Tommy Akerholdt(bateria) e Aadne Meisfjord(eletronicos).

Tracklist:

01 Ayisha Abyss
02 I Just Want to See Your Face
03 Reprobate!
04 Melody for Jaana
05 Blow Yr Brains in the Mourning Rain
06 Honeyjinx
07 D.I.W.S.W.T.T.D.
08 Magdalena (Symphony #8)

E aqui tem um vídeo deles tocando Reprobate eu aconselho que ninguém assista isto, é hipnotizante.

2.3.10

The ressurrected(1991) - O Renascido



Este fim de semana mais uma vez assisti a este que é sem dúvida a melhor adaptação de um conto de H.P.Lovecraft para o cinema. Talvez isto seja pelo simples fato de ser inspirado no conto mais extraordinário de terror que já li "O caso Charles Dexter Yard" mas a adaptação apesar dos clichês oitentistas(1991) de cinema não escorrega tanto se comparado a outras adaptações desta época. Desta vez assisti ele para apresentar a estória para Summer que ainda não conhecia.

Já escrevi bastante sobre este filme/conto nos arquivos do blogue então nem tenho muito mais o que falar. Talvez a hora que o Del Toro filmar "In the Montain of Madness" que é outra grande história de Lovecraft, o Renascido perca seu primeiro lugar mas por enquanto fica no topo. Até porque a estória do Del Toro sobre esta adaptação está longe de ser uma coisa confirmada, fazem uns 5 anos que vêm se falando nisso e até agora nada.
A onda - Die Welle(2008)



Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho
”.

Esta é a parte do discurso que encerra este grande filme alemão chamado "A onda" que terminei de assistir ontem. Na verdade o discurso é feito no primeiro filme(1981). Eu sou bastante suspeito pra falar de qualquer filme alemão pois não posso dizer que seja um expert no assunto pois assisti raros filmes alemães mas todos que vi achei muito bons.

Tudo inicia com o professor Rainer um professor fora dos padrões. Vai para a aula escutando Ramones no carro é completamente malucão e adorado pelos alunos. Ele inicia um trabalho sobre facismo com a turma. Logo no início pergunta a eles se acreditam que seria possível o nazismo acontecer novamente e todos os alunos acreditam que é impossível. Ele vai a cada dia adotando padrões dentro da aula mostrando aos alunos como o facismo funciona, sobre as individualidades, o poder de um grupo unido e etc. Eles criam o movimento "A onda" e aos poucos os domínios fogem das paredes da sala de aula para tomar as ruas e as crianças de outras turmas. No fim da semana o movimento toma proporções incríveis e um casal de alunos acaba sugerindo ao professor que acabe com tudo antes que seja tarde demais. O desfecho é impressionante e realmente tocante.

Toda estória foi baseada num fato real acontecido em 1967 numa escola de Palo Alto,Califórnia. Um livro foi escrito e logo foi adaptado para as telas com o intuito de evitar novas ondas como esta e para alertar os jovens para o futuro, hoje em dia dá pra contar muitos lideres utilizando as mesmas abordagens e nem precisamos ir muito longe. Neste lugar tem várias informações a respeito do filme.
Thirst - Bakjwi - Sede de sangue(2009)



Não é muito fácil a vida de Park Chan-Wook tendo no currículo o maravilhoso Oldboy. Todos os filmes que ele fizer serão eternamente comparados e nivelados por ele a menos que ele consiga produzir outro filme tão importante quanto e neste caso apenas mudará o objeto de comparação para os próximos filmes. Eu particularmente gostei bastante de Oldboy e foi um choque tremendo quando assisti a primeira vez mas eu gostei também de toda a trilogia da vingança(Lady Vingança, Sr Vingança) e mais ainda de "I´m a Cyborg but that´s ok" portanto assisti este esperando apenas um filme de qualidade pois Chan-Wook é para mim um grande diretor.

O filme inicia com o padre Sang-Hyeon(Song Kang-Ho, Hospedeiro e Mr Vingança) insatisfeito com seu papel frente aos católicos no leito de morte. Ele não aguenta mais rezar a extrema-unção para seu rebanho e insatisfeito com estas condições decide se oferecer de cobaia para uma nova vacina para ajudar seus pacientes através da ciência e não com a fé. Ele é contaminado com o vírus e quase morre, sendo salvo nos 91 minutos de partida com uma transfusão que o salva mas, acaba mudando um pouco sua natureza. O padre logo percebe que os sintomas do vírus voltam a surgir e só são aplacados quando ele toma sangue e acaba descobrindo que se tornou um vampiro.



Neste meio tempo reencontra uma amiga de infância Tae-Joo e o padre e a mocinha acabam se apaixonando e talvez apaixonando não seja realmente a palavra. Cenas hiper reais de sexo em todas as modalidades acontecem entre os dois mesmo ele sendo um padre. Em determinado momento ele confessa a ela que é um vampiro inclusive se explica que só está tendo um relacionamento com ela porque ele é um padre-vampiro, se fosse apenas um padre, nada aconteceria. No início ela fica com medo e receio em relação a ele mas aos poucos o aceita e é ai que começam os problemas para o padre. A tal amiga era casada e tenta convencer o padre que precisam se livrar do marido dela. Depois, mesmo com a culpa do assassinato ela tenta convencer ele que precisa ser transformada em vampiro também.

Assim como em outros filmes o diretor sempre coloca os homens a mercê das mulheres as tornando culpadas de todas as desgraças. Depois de a transformar numa vampira ao contrário dele ela começa a matar a todos que quer. Ele roubava sangue de pacientes em coma, amigos e nunca tinha matado alguém antes. Ela, nos primeiros momentos já sai se alimentando do primeiro que aparece e eles logo começam a ter desentendimentos em virtude disso. Assim como todos os seus filmes abuso total de ironia e simbolismo e em muitos detalhes dá pra perceber que o vampirismo é realmente da carne e não do sangue. As cenas que mostram o sentimento de culpa dos dois são impagáveis e tem até uma cena de sexo onde o ex-marido-assassinado aparece entre os dois durante a transa. Sendo que esta transa é de um padre vampiro e uma jovem, vampira, ironia acima de tudo.

O filme recebeu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2009 e é mais um exemplo da extrema qualidade dos filmes de Park Chan-Wook.

1.3.10

The hurt Locker - Guerra ao terror(2009)



A cineasta Kathryn Bigelow poderia ser considerada quase uma anonima se não fosse seu primeiro filme(Caçadores de emoções) e o fato de ser a ex-esposa de James Cameron. Atualmente o nome dela está sendo falado por todos os cantos em virtude de fazer um filme de baixíssimo orçamento(se comparado com Avatar) e o mesmo estar competindo de igual pra igual com o Avatar, o filme maior orçamento e bilheteria até hoje. Depois de assistir ao último filme dela suspeitaria de alguns fatores para explicar as vitórias no National Society of Filme Critic e as indicações ao Oscar mas, deixarei para o final.

No Brasil este filme em primeiro instante foi direto para as locadoras e só foi parar nos cinemas em virtude das indicações ao Oscar de 2010. Muito disso vem do fato que todos os filmes feitos sobre a guerra do Iraque não foram grandes coisas. Inclusive até o Sam Mendes pisou no tomate neste assunto. Porque com este seria diferente? Não sei, e depois de assistir ao filme posso até dizer que foi bem melhor q todos os que vi sobre a guerra ao terror mas mesmo assim estou achando que ele estar concorrendo cabeça-a-cabeça com o Avatar, o típico filme queridinho do Oscar tem algo mais do que apenas o filme.

Podemos dizer que eu esperava bastante em virtude de tudo que vem acontecendo e talvez seja por isto que não tenha me emocionado tanto. Fato que é um bom filme, nível muito alto e tal. Em todo ele fiquei apreensivo, nervoso, preocupado pois é impressionante a carga de tensão que ele carrega, do início ao fim. É um thriller de ação dos bons. Mostrando o dia a dia de uma esquadrão anti-bombas trabalhando no Iraque a diretora quis mostrar o que a guerra pode causar a algumas pessoas. O vício por aquela atmosfera de tensão. A guerra ser mais importante para algumas pessoas que o próprio país e principalmente que a própria família.

Tudo começa com a morte de um dos técnicos em desarmamento. O antes cuidadoso técnico e solícito com a equipe morre e é trocado por um técnico melhor porém muito mais frio, despreocupado e que coloca todos em perigo a todo momento. A cada cena os dias restantes daquela equipe em solo Iraquiano é mostrado na tela e a cada dia cada soldado tem menores esperanças de voltarem vivos. Várias cenas muito boas de desarmamento, armadilhas e etc. Aos poucos o filme vai mostrando que o novo técnico é completamente viciado no que faz. Não consegue se sentir bem em casa e ama mais a guerra do que sua esposa e seu filho.

Na verdade apesar das minhas ressalvas o filme é muito bom mas suas indicações me causam estranhamento pois o Oscar sempre foi o prêmio para as bilheterias, orçamento e não necessariamente o filme bom, o filme de arte, enfim. Antes de assistí-lo ainda tinha esperança de encontrar uma obra de arte, um filme maravilhoso e indiscutívelmente bom para fazer todos os críticos escolherem ele de azarão. Na verdade o filme é bom mas, nada fora do comum. Estes dias li uma entrevista com a diretora me parecia muito que ela queria mostrar para as pessoas que ao contrário da guerra do vietnãm e outras guerras, a guerra do Iraque era de voluntários. Resumindo os soldados que lá estavam tinham optado por aquela vida. E que estava na hora do pessoal pensar nisso. Nas entrelinhas eu vi que ela estava quase chamando os soldados americanos de assassinos mas é claro que ela não pode dizer isto. E acho também que é por isto q o filme está causando todo este alvoroço para chamar atenção a este fato.
Crop Circles



Sábado depois do almoço eu e Summer assistimos um documentário bem legal sobre o citado fenômeno. Ele tinha sido gravado pelo meu ex-chefe argentino e nunca tinha assistido até então. São aqueles conhecidos círculos(e hoje em dia outras formas) que aparecem nas plantações e que acabaram virando tema de um filme do M.Night Shyamalan, o "Sinais" em 2002.

É um fenômeno que acontece desde o fim dos anos 70 e hoje em dia não acontece apenas em plantações mas em neve, superfície de lagos congelados e areia e também não necessariamente são circulares. São formas geométricas perfeitas que são extensamente analisadas por muitos ufólogos e outros interessados. Além da perfeição nos traços existem outras implicações como o fato de que as plantas tem sua estrutura molecular alterada e estas alterações permanecem por um longo tempo após a colheita. Além disso, vários transtornos magnéticos são encontrados dentro do espaço compreendido por estas figuras e o campo magnético entre o centro e as extremidades tem grandes diferenças.

Quase dois terços destes círculos foram encontrados na Inglaterra no triângulo místico(Stonehedge, Averbury e Glastonbury) porém podemos encontrar registros de círculos no Canadá, Estados Unidos etc. Além disso, ocorrem avistamentos de OVNIS nestes locais. No documentário tinham várias filmagens de uma bola brilhante que ficava vagando perto da figura.

No início fiquei com um pé atrás pois me lembrava de uma estória de dois aposentados que estavam fazendo estas figuras por diversão. Ficava lembrando disso a todo momento. É tão acreditar que os círculos sejam obra de alienígenas ou de seres humanos. Estudiosos encontraram várias contradições nas declarações deles e eles foram desacreditados pelos ufólogos levando a crer que seria tudo uma armação de organismos internacionais para desestimular o estudo aos círculos. Mesmo assim ser desacreditado por ufólogos é algo bem engraçado e sem muita credibilidade. Mesmo assim eu falei q nestas coisas a gente deve ficar com um pé atrás pois mesmo que possa ser verdade, também pode ser mentira. Aqui(http://www.circlemakers.org/guide.html) por exemplo tem um guia para construir crop circles.

Bem depois de algumas pesquisas é fácil de concluir que pelo menos na minha opinião os circulos são falsos ou seja, produzidos por humanos. Tirei estas conclusões das pesquisas e algumas coisas. Por exemplo, porque os círculos foram ficando cada vez mais técnicos e elaborados com o tempo. Os ufólogos dizem que os humanos estão agora mais preparados para entender as mensagens dos ET´s. Isto é muito ridículo porque até agora ninguém descobriu o significado dos círculos então não haveria razão alguma para eles ficarem ainda mais complicados se a intenção é comunicação. Sem falar que se os ET´s vem para o nosso planeta para fazer rabiscos no nosso solo não teria porque existir uma evolução nos desenhos já que eles(alienígenas) já estão evoluídos o suficiente para qualquer desenho mais elaborado. No dia que assistimos eu falei que poderia ser uma forma de comunicação, o idioma dos criadores dos círculos.

Os critérios utilizados pelos pesquisadores são sempre muito subjetivos. Assim como os ufólogos, os testes que são feitos não comprovam grande coisa e podem ser facilmente direcionados para um determinado resultado. Ainda não existe nenhum estudo realmente científico ou sério a respeito dos círculos provando suas origens, significados ou quem está por trás disso. Mesmo tendo um grupo que diz ser responsável por boa parte dos círculos, é bem fácil de pensar que este grupo pode estar recebendo dinheiro de organizações como CIA, etc para tirar o crédito dos "pesquisadores" dos círculos.

Deixo aqui um link bem interessante sobre os círculos, totalmente isento eu diria.