29.9.09

Philip Dick e Blade Runner



Hoje entrei no trabalho sujo, uma de minhas leituras quase que diárias e me deparei com este post. Lembro na época que assisti este filme, depois de alguns anos que tinha sido lançado e fiquei um tanto decepcionado, talvez fosse muito criança na época para entender tudo que ele mostrava.

Mas bem na real, o filme pode ter sido um marco, um fracasso de bilheterias e mais outros conceitos, o que me chamou atenção para escrever aqui sobre isto e praticamente reproduzir aqui tudo que li é a carta de Philip Dick e, constatar mais uma vez que cada vez mais respeito ele e gosto de suas idéias, livros, contos etc.

Abaixo a carta que ele escreveu ao produtor do filme :
"Caro Jeff:

Assisti ao programa Hooray for Hollywood, que passou hoje à noite no canal 7, com uma matéria sobre BLADE RUNNER (bem, para ser honesto, eu não assisto a esse programa; alguém me avisou que iriam fazer uma matéria sobre BLADE RUNNER e que seria bom se eu assistisse). Jeff, depois de assistir - e especialmente depois de ouvir Harrison Ford discutir o filme -, cheguei à conclusão que isso não é ficção científica; e que não é fantasia; isso é exatamente aquilo que Harrison disse: futurismo. O impacto de BLADE RUNNER será simplesmente surpreendente, tanto no público quanto nas pessoas criativas - e, eu acredito, na ficção científica como um todo. Desde que comecei a escrever e a vender obras de ficção científica há trinta anos que isso é algo importante para mim. Devo dizer com toda franqueza que esta área gradualmente e permanentemente vem se deteriorando nos últimos anos. Nada que fizemos, individualmente ou coletivamente, chega aos pés de BLADE RUNNER. Não é escapismo; é super-realismo, tão realista e detalhado e autêntico e convicnente que, bem, depois de assistir ao programa eu reencontrei pálida, por comparação, a minha "realidade" atual. O que quero dizer é que todos vocês podem ter criado coletivamente uma forma única de expressão artística e gráfica que nunca foi vista. E, eu acho, BLADE RUNNER pode revolucionar nossos conceitos sobre o que é a ficção científica e, mais, o que ela pode ser.

Deixe-me resumir desta forma. A ficção científica preparou lenta e inevitavelmente uma morte monótona para si mesma: tornou-se senso comum, derivativa, rasa. De repente, vocês aparecem, alguns dos melhores talentos que existem hoje em dia, e agora temos uma nova vida, um novo começo. E sobre o meu papel no projeto BLADE RUNNER, só posso dizer que nunca havia imaginado que um trabalho meu - ou um conjunto de ideias minhas - poderia ser elevado a dimensões tão inacreditáveis. Minha vida e meu trabalho criativo estão justificados e completos graças à BLADE RUNNER. Obrigado... e será um tremendo sucesso comercial. Provará-se invencível.

Cordialmente,

Philip K. Dick
"

O que me deixa ainda mais feliz disso tudo é que ainda tenho vários contos e livros dele, filmes que serão feitos que ainda não assisti e um monte de coisas para saborear dele, apesar de já estar morto.

27.9.09

Mp3



Semana passada baixei bastante coisa nova e vou dar minhas percepções a respeito. O primeiro deles não se trata de algo muito novo pois é um relançamento. O disco em questão é o "Crooked Rain Crooked Rain: L.A.'s Desert Origins" que é a versão remasterizada do conhecido "Crooked Rain" do Pavement. Originalmente lançado em 94 é de longe o meu predileto album deles.

Contém dois discos o primeiro é o album original remasterizado e alguns B-sides e o segundo são várias canções não lançadas de uma apresentação ao vivo na BBC com o baterista Gary Young. Boa parte das músicas desse disco eu e o jax temos tocado no Paidéia e, possivelmente um dia faremos uma noite especial com este disco inteiro ou quase todo sendo tocados lá no bar. Acredito que este foi o disco deles que mais fez "sucesso" principalmente por ter Cut your hair que pra mim é a mais pop, se é que podemos falar isto de algo do Pavement.



Baixei tambem o "Pavement-Brighten The Corners-Nicene Creedence Edition-2008" que também se trata de um relançamento especial. Neste caso o "Brighteen the corners" do Pavement com vários extras como faixas gravadas na época que não entraram para o disco, lados B dos sigles, apresentações em rádios ao vivo e etc. Foi lançado ano passado e é um punhado de belas gravações. O original saiu em 97.


Outra coisa maravilhosa que tenho escutado muito é o novo álbum do Flaming Lips entitulado Embryonyc. O disco segue mais ou menos o caminho dos ultimos discos a partir de "Yoshimi Battles and the pink robots" musiquinhas mais eletrônicas recheadas de ruidinhos e efeitos com uma genialidade fora do comum. Tenho aqui 15 faixas mas parece que álbum original tem umas 18, algo assim. O que importa é que é muito bom o disco.

Baixei também a discografia do Guided by voices e esta semana eu pretendo ouvir com mais atenção. O carro chefe do momento é o "Universal Truths and cycles" que tem a maravilhosa "Everywhere with hellicopter" que é minha predileta.

Além disso, o Tambong, de Vitor Ramil e a versão do "Velvet Underground And Nico" de Beck com alguns amigos no estúdio, outra coisa bem bonita de se ouvir.

23.9.09

Radiohead

Estou desde ontem ouvindo os 2 últimos sons lançados por Thom Yorke do Radiohead. Elas se chamam Feeling Pulled Apart by Horses e The Hollow Earth e é mais uma confirmação da genialidade da banda porque tudo que está ali tem muita coisa de toda banda e não apenas TY. Nas gravações Johnny Greenwood + Thom Yorke e a produção de Nigel Godrich.

O primeiro Feeling pulled... tem um baixo marcante e uma bateria mais do que estranha combinando elementos acústicos e dezenas de ruidos e batidas que deixam um clima meio tenso que acompanha quase toda música. Alguns ruídos me lembraram um pouco aquela Transatlantic Drawl da época do Amnesiac. As duas músicas poderiam ser relacionadas com este álbum, se fosse necessária esta "relação" para explicar algo inexplicável.

The Hoolow Earth tem um baixo lindíssimo com Thom cantando e dando uma melodia incrível ao som. É um bom exemplo de som dançante com melodia reforçada que tem suas origens nas sessões de Eraser de acordo com o blogue oficial da banda.

As duas me deixaram meio transtornado. Aquela "incomodação" que coisas bem feitas me causam em se tratando de música. Pela forma que foi lançado me dá a impressão que a partir de agora a banda irá apostar cada vez mais em lançamentos de poucas músicas com um período menor ainda de tempo. Existiam rumores de um disco muito próximo mas como já é de praxe as informações sobre todo o projeto ficam no campo da arqueologia musical, numerologia e etc. Diversos sites tentando encontrar pistas em comunicados da banda, emulando teorias e assim por diante. Uma coisa é certa sempre vale a pena esperar.

21.9.09

Paidéia

Sábado foi impressionante a noite. Tinha muita mas muita gente no bar e ficamos bem felizes de tocar. O Mopho, Mauricio e esposas estavam lá, o Marcelo, o Tuche, a Carine, o Marquinhos e mais um monte de gente legal. Acabou a ceva, não tinham lugares para sentar mas foi ótimo.

Houveram também episódios chatos como o de não conseguir falar com todas as pessoas que lá estavam em virtude de estarem tocando e, claro os encontro surpresa que aconteceu. Foi brochante e desci dois degraus de minha busca que tenho mantido há alguns anos. Expressei raiva, perdi a calma, fiquei nervoso e claro chutei o balde com pessoas queridas. Sexta Feira fiquei com o Heitor, em casa e pensava que Sábado teria uma noite incrível e na real foi por um detalhe que isto não aconteceu. Todo mundo que falava comigo falava do mesmo assunto e aquilo foi me deixando irritado até o ponto que estourei, coisa que já previa, com este tipo de encontro.

Tudo podia ter sido diferente, poderia ter sido com carinho mas não da forma que foi.
Filmes



Eu tinha tentado assistir "The Anti Christ" na Quarta passada mas não consegui em virtude do sono e ver de cara que não era um filme muito simples. Qualquer filme do Lars Von Trier não é nada fácil acredito eu e este não foi uma exceção. No caso deste achei um tanto fraco o filme apesar de todas as críticas favoráveis que recebeu. Dificil, um tanto complicado ou se prefere daqueles filmes que não tem um entendimento e com cenas um tanto fortes que me deixaram de estomago virado.

Cabe ressaltar que os casal principal ou os dois únicos atores do filme todo tem uma atuação extraordinária, esta sim uma marca do diretor.


Outro filme bem mediano que assisti foi o "Sete vidas" com Will Smith e Rosário Dawson. Um daqueles filmes que guarda para o final toda a "explicação" e dos porquês do personagem principal e toda sua busca. E quando chega o final vem toda aquela explicação e, não convence nem um pouco. Este lance de "bonzinho" do Will Smith chega inclusive a incomodar bastante, imagino como vai ficar o Oldboy com ele no papel principal dirigido pelo Spielberg.
E finalmente

Está disponível o disco aquele com o Beck e um punhado de gente tocando o Velvet Underground "da banana".

Aqui.

14.9.09

Filmes

Vamos ver se consigo me lembrar dos filmes que assisti nos últimos dias e ainda não tinha comentado por aqui.



Ontem assisti novamente Sphere, de 1998. Um filme muito bem feito a respeito de extra terrestres e com um grande corpo de atores e atrizes como Sharon Stone, Dustin Hoffman, Peter Coyote e Samuel L Jackson. É desnecessário falar muito sobre o filme mas é algo em torno de uma nave que é encontrada no fundo do Oceano Pacífico e com mais de 300 anos. Dentro da nave eles descobrem várias coisas interessantes e principalmente uma esfera que é o assunto principal de todo filme.


Outro que assisti neste caso na semana passada foi o G.I. Joe the Rise of the Cobra. Eu não lembro dos desenhos apenas alguns detalhes mas lembro que na minha infância existiam bonecos e mais um monte de coisas a respeito do desenho. O filme apesar dos ótimos efeitos e da atuação inesquecível de Sienna Miller é uma grande porcaria.


Re assisti também o Comando 10 de Navarone que é um dos meu filmes prediletos de todos os tempos. Filme de uma época onde os filmes de guerra tinham uma estória mais do que emocionante e não esta porcaria que temos hoje. Apesar de hoje termos muito mais recursos em efeitos especiais a estoria toda fica em segundo plano. Possivelmente é um dos primeiro filmes de Harrison Ford e ainda conta no elenco com Robert Shaw, Barbara Bach e Edward Fox.


Outro da safra nova que assisti foi Red Sands que fala sobre Djins e, um episódio dentro da guerra do Afeganistão(a última) e assim como o G.I. Joe, não empolgou muito. No trailer parecia bem massa

11.9.09

Loomer

Acho que nem tinha escutado antes esta banda. Porque simplesmente achei mais do que foda o som, muito bom mesmo. Eles tocam junto com Wry e Lautmusik no beco, no próximo dia 19. Fiquei arrepiado de pensar nestes dois shows no mesmo dia que tocaremos no Paidéia.

... Estou resistindo a tentação de não tocar e ver estes shows eheh

8.9.09

Findi

Sexta Feira o toizinho dormiu comigo, assistimos filme e no outro dia brincamos na pracinha com várias crianças inclusive já existe uma "comunidade" de crianças que sempre estão lá e se conhecem e consequentemente pais e mães que sempre se vêm por lá. Infelizmente tive que largar ele cedo na casa dele porque tinhamos ensaio durante a tarde para a apresentação da noite, que prometia.

Lá pelas quatro cinco horas eu jax e o cabelo nos encontramos para o ensaio. Demos uma repassada nas musicas com teclados e outras mais novas para deixar tudo melhor possivel. Depois fui pra casa e comi mais do que devia. Tomei banho e voltei no jax e dae começamos o aquecimento assistindo Family Guy e vendo alguns clipes no Youtube. Fomos para o bar e o jax foi buscar sua mãe e primas.

Depois de um bom tempo foi chegando gente e depois q o pessoal do bar pediu agente começou. O som foi muito tri. A qualidade dos microfones estava horrivel e alguns disseram que estava alto mas, o bar estava lotado e tinha muita gente legal. Pela primeira vez tocamos para um publico boa parte nosso ou seja, que conhece pelo menos 60% de tudo que tocamos e pedem coisas legais que as vezes tocamos. O troço teria sido nota 10 se não fossem alguns detalhezinhos que incomodaram e pra variar boa parte feita pela mesma pessoa de sempre.

Fomos parar de tocar perto das quatro e depois ficamos nas mesas conversando e tive o desprazer de receber uma cantada homosexual que me deixou bem enojado. Sou tri ba boa, não tenho preconceito algum mas, me deixe em paz. Das próximas serei menos educado ou enfatizarei bem o que gosto e o que não gosto. Não consegui conversar com os amigos como deveria em virtude dos Stalkers e de outras pessoas que além de estragarem o show estragaram os momentos pós show tb. Depois como de praxe, fomos pro postinho conversar.

O peixe tirou um milhão de fotos, praticamente uma participação especial no show já que ele ficou umas duas horas tirando fotos e fazendo poses na frente do palco, quando elas foram liberadas eu coloco em algum lugar.

1.9.09

Próximo Sábado



Como já é sabido de alguns estamos fazendo um som de vez em quando lá no Paidéia. E neste Sábado teremos mais um episódio. No repertório coisas da 7to9 em outras roupagens, Cachórros, Decemberists, Elf Power, Pavement, Smiths, Talking Heads, The The, Teenage Fanclub, Los Hermanos, George Harrison, Lloyd Cole e mais outras coisas dependendo do estado alcólico, pedidos enfim. Tudo influências e coisas que eu e o jax gostamos de tocar.

O bar fica em Esteio na Rua Fernando Ferrari, em frente ao Correio e a função inicia após as 22:30.