30.7.09

Little Piggy

Ontem a noite finalmente falei com o Heitor. Eu fiquei num estado de nervos ontem durante a janta quando o pai falou o nome dele numa brincadeira e me deu uma saudade até porque meu momento não é dos melhores, qualquer coisa é motivo para chorar e ficar triste. Eles me ligaram perto das dez e consegui falar com ele, dizer que estava com saudades e para meu orgulho, alegria enfim coisas que nem existem palavras ainda para exprimir me falou que estava com saudades, queria ficar comigo e que me amava. Na hora que ele falou, ele começou a chorar de lá e, eu com os olhos cheios de lágrimas aqui.

É incrível o poder q as crianças tem. Sempre acontece algo que trancende a vida imbecil que tenho quando o Heitor faz algo assim. Nem preciso dizer que fiquei hiper feliz depois disso e, acordei hoje completamente alterado, feliz e empolgado nas coisas mais comuns.
Apples in Stereo



Meu trabalho(atualmente) pode ser uma bosta completa mas pelo menos posso ficar o dia inteiro escutando som. Agora durante a tarde me afundo no trabalho e na música para esquecer coisas que me magoam muito e estão acontecendo. Para isto, Apples In Stereo e seu maravilhoso EP Look Away que tenho já faz uns 10 anos e a cada audição ainda melhora. Transcendo ainda a finalidade deste post dizendo que talvez eu tenha descoberto porque eu gosto tanto de música, livros e cinema em geral. Acho que hoje, com 36 anos finalmente descobri que o mundo é podre demais para mim, as pessoas em sua maioria são ruins demais. Na verdade desde meus 23 anos que suspeito disso mas hoje cheguei a conclusão que tudo está podre mesmo. Eu escuto músicas e me delicio com elas porque talvez no momento da composição e gravação estes artistas estavam num momento de exceção a esta regra geral que me dei conta ou mesmo talvez sejam eles exceções. Tem momentos que um acorde, um arranjo é tão bonito que me faz esquecer momentaneamente a que ponto chegam as pessoas, da leviandade e volatilidade do amor e do quão frágil é este sentimento.

Agora começou "Everybody Let Up" a minha preferida e é outro exemplo grande de uma grande música e eu diria mais uma fuga minha para um mundo legal que, não existe. Eu tinha um colega muito legal sábio que as vezes eu dizia "putis, mas isto não é justo" e, ele sempre me respondia com o velho e mais sábio ainda "E quem te falou que o mundo tinha que ser justo?".

Então, ficamos com este mundo injusto até porque não existe outro lugar possível. O que podemos é tentar fechar os olhos ou disfarçar e imaginar que não existe esta podridão toda e, ficarmos distantes de pessoas que não fazem parte das exceções. Cabe aqui ressaltar que o Jax por exemplo é uma exceção e ele pode ter alguns desvios, algumas coisas erradas mas no quesito ser humano, está anos luz de distancia da maioria das pessoas. Sabios são aqueles que estão ali em volta e, eu me incluo nisso.

27.7.09

Findi

Neste fim de semana a única coisa boa realmente foi os poucos minutos que fiquei com o Heitor antes dele se machucar e não precisar ter que acordar cedo porque o resto foi a maior porcaria. Não vejo a hora de sair de casa pois por mais que seja tri morar com meus pais e ter uma certa mordomia que não se tem quando se mora sozinho as vezes é um tanto chato morar com outras pessoas ou, não ser o "dono" da casa.
Jardim de cimento - Ian McEwan



Hoje de manhã terminei de ler este pequeno livro de Ian McEwan. Pequeno porém bem legal. Pelo que sei foi seu primeiro livro e conta a estória de 4 crianças, 3 adolecentes e um infanto que perdem o pai em virtude de um enfarte e a mãe algumas semanas depois de circunstâncias não explicadas. Tudo acontece muito rapidamente e o livro conta a percepção de todos os 4 após os incidentes através dos olhos do jovem de 15 anos.

Ontem li algumas coisas e descobri q o apelido do escritor era Ian Macabro em virtude de suas idéias fora do comum. Ocorre até um incesto no livro e a masturbação do jovem de 15 anos é contada em detalhes o que por si só pode chocar algumas pessoas até porque o livro já tem uma certa idade(mais de 20 anos) e certametne na época que foi escrito estas coisas poderiam chocar muito mais do que hoje em dia. Mesmo assim um grande livro, pequeno mas efetivo.
Quarentena



Já fazia algum tempo que eu via este filme na locadora e algo lá dentro me dizia que era uma fria. No Sábado tomei coragem e tirei o dito cujo e, não é que era legal? Para quem viu o Cloverfield dá pra dizer que tem muita coisa a ver. Filme gravado com apenas uma câmera que fica tremendo todo filme. No começo também tem aquela parada de tu ficar assistindo e tipo meia hora de filme e tá tudo tranquilo e tu fica se perguntando se realmente pegou um filme de suspense/terror enfim. E quando começa a "ação" a única similaridade é o fato de ser gravado com uma única câmera.

Tudo começa quando uma equipe de reportagem vai a um quartel do corpo de bombeiros. Eles produzirão um programa que consiste no dia-a-dia dos bombeiros. No início então a coisa é bem tranquila e preciso confessar que eu já estava pensando seriamente em parar de assistir ao filme. Pensei que tinha pego o filme errado e que o diretor era um grande imbecil. Mas foi ai que surgiu um chamado e os bombeiros e os reporters saíram no caminhão com as sirenes tocando enfim ação. Eles chegam num prédio onde dois policiais estão tentando abrir o apartamento de uma velha que os vizinhos tinham reclamado de gritos e etc. Um dos bombeiros comenta com a reporter que "isto acontece muito" e que metade dos chamados não é realmente incendios.

Quando conseguem abrir a porta do apartamento o filme dá uma reviravolta de 180º e o sangue começa a jorrar. A velha estava infectada e ataca um policial e um bombeiro dando uma mordida no pescoço de um deles. Os moradores até então ficam se entender nada pois estão no saguão do prédio. Depois do primeiro ataque os policiais e bombeiros começam a esvaziar os apartamentos chamando as pessoas para o pátio. E acabam encontrando outra pessoa infectada. Nisso, tentam sair do prédio para levar os dois feridos e descobrem que estão trancados no edificio com boa parte da polícia na rua impedindo que eles saiam. No início ficam sem entender mas então o diretor, personalizado num veterinário explica que as duas pessoas que atacaram estavam com hidrofobia (raiva) e, que possivelmente a polícia não os deixava sair em virtude do risco de contágio. Para quem não sabe a raiva não tem cura e quando os sintomas se apresentam já é irreversível a coisa. Tomamos vacina quando mordidos pelo cachorro mas, ainda não apresentamos os sintomas. É tudo baseado nesta função, várias pessoas num prédio trancadas com outras contaminadas e andando e mordendo as outras tipo zumbis.

As cenas de ação são muito perfeitas pelo fato de ser apenas uma câmera e muita coisa do filme é imaginação do expectador. Você sabe que o cara que está filmando tá participando da coisa toda e, horas ele está fugindo e não pode filmar tudo corretamente. Muito bom mesmo e já tem uma nota boa simplesmente pelo final ser o que tu não espera, o incomum eu diria.

23.7.09

Mp3 do dia

Queen & David Bowie - Under Pressure

Desde a primeira vez que ouvi esta música eu gamei nela e procuro nunca escutar ela 4 ou 5 vezes seguida para não acabar o meu fascínio. É incrível a combinação das duas vozes, Freddie Mercury e David Bowie e o quanto as duas combinam. Na verdade pode ser até a qualidade da música enfim, só sei que eu acho absurdamente massa a combinação delas e a única coisa que deixa um pouco a desejar são os cacuetes de Mercury com aquele Pe-Pe-Pero e etc... No mais, sonzeira.

Belly - Feed The Tree

Esta música me remete aos anos novente, o Lado B do Fabio Massari numa época onde a MTV podia em alguns horários te apresentar coisas ótimas. Numa época onde o acesso a internet ainda não era tão costumeiro ou acessível a todos e algumas rádios ainda poderiam te ensinar músicas boas. Este tempo minhas bandas vinham praticamente em sua maioria da radio Ipanema e dos programas Lado B, do Fábio Massari e, o Gás Total com o Gastão Moreira. Lembro até alguns detalhes do clipe e lembro também que tinha outro clipe massa desta banda que se chamava Gepeto e era tão foda quanto Feed The Tree.

Elvis Costelo - Delivery Man

Fui conhecer este cara muito mas, muito tarde. Lembro que olhava ele de relance as vezes na MTV e outros lugares e sempre achava que ele era cultuado por pessoas inteligentes demais e que talvez eu não fosse inteligente o bastante para admirá-lo. Só fui realmente dar atenção a ele há dois anos atrás quando tocou no Brasil e quando vi o show dele eu pensei na hora "putiss, este cara é quase um Frank Black" e depois disso comecei a escutar atentamente sua discografia. Por enquanto o que mais me chamou atenção foi este disco aqui que, pelo q sei é bem novo até.
A última teoria de Einstein - Mark Alpert



Terminei de ler ontem a noite este livro de Mark Alpert. A forma do cara escrever lembra muito o Dan Brown com seu Código Da Vinci em virtude dos capítulos terminarem sempre ao meio ou seja, termina o capitulo e passa para outra situação concorrente e tu fica lendo aquela parte para saber o que aconteceu na parte anterior. Resumindo bem dificil de parar de ler se tu for um cara curioso. Não gostei muito do Código mas, este aqui tinha um conteúdo menos "hiper fantástico" no sentido de querer se aparecer mas, um conteúdo mais legal se é que tu me entende.

O livro fala sobre a teoria do Campo Unificado uma tese que Einstein trabalhou dos anos 20 até sua morte e, nunca conseguiu terminá-la ou mesmo criar algo concreto a respeito e pelo que se entende do livro, ninguém conseguiu. Na verdade o livro é um romance, ficcional porém com muitos pontos verdadeiros como o acelerador de partículas ( que ficou bem conhecido ano passado com o Large Hadron Collider ), alguns robôs utilizados pelo FBI e Pentágono e, alguns pontos sobre a teoria em si. No livro você fica bem familiarizado com a maior obra do Bush filho para os americanos que é a lei aquele que permite que o governo prenda qualquer americano torture, curre e faça o que quiser sem apresentar uma queixa ou acusação e é bom que americanos lembrem disso quando vierem falar aos ventos que são um pais livre, uma democracia e anti-ditadura. É uma lei completamente fascista e ditatorial a meu ver.

O livro é legal mas chega uma hora que cansa um pouco o clima de perseguição e o fato do Dr. David Swift conseguir fugir do FBI, do Pentágono, dos Rangers e de quem mais aparecer.

21.7.09

Filmes do findi?

Desde Quinta Feira que estou bem mal da minha sinusite/gripe. Me mantive completamente em casa de molho e embaixo das cobertas boa parte do tempo e por isto assisti uma boa quantidade de filmes, seguem os relatos :

Submersos - Below



Depois que terminei de baixar e assistir a alguns trechos é que fui me dar conta que já tinha assistido este filme. O que me motivou a assistí-lo foi que boa parte da estória foi criada pelo Darren Aronofsky e algo me dizia que era algo respeitável. Na verdade a primeira vez que o assisti nem me toquei disso.

Repito aqui o que já tinha falado pessoalmente ao Jax que filmes dentro de submarinos já são suspense por si só. Para mim que tenho alguns problemas com ambientes fechados e claustrofóbicos qualquer estória se passando dentro de um submarino já me deixa nervoso e já tem um clima natural. O filme em alguns momentos parece se tratar de uma estoria de fantasmas e outras com um episódio comum da segunda guerra mundial.

Tudo começa com um submarino em exercicios no Atlantico Norte e recebe uma mensagem para resgatar os sobreviventes de um naufrágio próximos de sua localização. Ao mesmo tempo que estão chegando na localização do naufrágio encontram um destroier alemão pelas redondezas e fazem tudo o mais rápido possível para evitar o choque. Os sobreviventes eram de um navio hospital, dois médicos e um paciente. Após recolherem os sobreviventes, o navio alemão começa a atacar o submarino sem piedade. O submarino se esconde no fundo do mar, fica em silêncio para evitar que os alemães descubram a sua localização porém uma vitrola dentro do submarino liga e estraga tudo. Acabam descobrindo que o paciente era alemão, logo ele é morto mas vários episódios acontecem que lembram historias de fantasmas, maldições e etc. E é neste clima que o filme fica até o fim e a cada momento se descobre alguma coisa nova, muito bom. Excelente roteiro e, um filme bem feito pra caramba.

Operação Walquíria



Eu tinha muita curiosidade em assistir este filme em virtude de toda a pressão que Tom Cruise fez para participar do filme. Na Alemanha onde foi filmado muitos protestos aconteceram em virtude da igreja da qual o ator principal faz parte. Achei o filme bem rápido e senti o mesmo clima de tensão descrito em Submersos. Apesar do filme ter fotografia, efeitos e outras coisas bem mais avançadas que os filmes de guerra antigo, se perdeu em muito no roteiro e talvez até atuações. Antigamente os filmes de guerra eram ótimos em roteiro/história porém perdiam muito nas cenas de ação. Neste aqui não haviam muitas cenas de guerra mesmo e portanto não teve como se salvar. Mesmo assim, um filme mediano.

Presságio



O jax que queria muito assistir o filme e, na quarta feira encontrei o link e mandei pra ele. Depois que ele viu eu copiei pra mim e já tinha ouvido os comentários emocionados do jax a respeito de algumas cenas mas, fui de sangue doce.

Este aqui lembrou muito "A ultima profecia" com acontecimentos globais sendo previstos e acontecendo durante a película. Tudo inicia com um episódio 50 anos atrás onde cada criança de uma escola faz um desenho para ser colocado em uma cápsula lacrada que será aberta após 50 anos. Após abrirem a cápsula do tempo, um dos "desenhos" cai nas mãos do filho de um prefessor de física vivido por Nicholas Cage. Quando ele abre o envelope, apenas números, uma sequencia enorme deles não parecendo ter qualquer sentido. Durante a noite, o professor começa a beber e estuda a sequencia de números e acaba descobrindo que são vários acidentes representados pela sua data, nro de mortos e, outro número que ele até então não sabe o que significa. Depois de pesquisar fica apavorado com os dados contidos no papel e tenta falar com seus amigos a respeito. No início todo mundo fica meio em dúvida assim que ele diz que existem outros 3 acidentes para acontecer em breve e, eles acontecem ele começa a ter a credibilidade a respeito do que diz.

A cena onde ele descobre o que é o terceiro número é absurda de bem feita e, assisti ela no mínimo umas 15 vezes no fim de semana. Um acidente de avião com toda sua triste realidade. Pouco depois outro desastre de trem aparece e mais uma vez nota 10 para os efeitos especiais. Além dos dados encontrados na carta, ainda permeia um clima de mistério com "pessoas" que visitam o exterior da casa do professor e a emoção vai crescendo cada vez mais até chegar no auge do fim do filme. Cabe aqui ressaltar que alguns erros relativos aos acidentes aconteceram mas não estragaram em nada o resultado final deste que foi o melhor filme que vi este ano. Emocionante e como falei no início, só pela ligação com "A ultima profecia" já valeu tudo e mais um pouco.

Anjos da Noite 3



Apesar de ser o terceiro filme da série "Underworld" acho que este precede os outros dois e dá origem ao primeiro e segundo filme. Infelizmente fiz a besteira de baixar um dublado e pra meu desgosto o papel principal não era da Kate Beckinsale, gosto muito dela. Mesmo sendo dublado, o filme não é ruim apesar de em alguns momentos os efeitos especiais serem meio toscos e tal, é um filme bem mediano mesmo.

Spirit



De todos que assisti este fim de semana o Spirit foi o mais fraquinho. Baseado nas tirinhas de Will Eisner e dirigido pelo mestre Frank Miller o filme possui um roteiro bem fraquinho e o que salva com toda certeza são os efeitos especiais e alguns pequenos momentos engraçados. Acabei assistindo os Extras e com certeza melhorou um pouco minha opinião sobre o filme. Frank Miller foi um grande amigo durante minha adolecencia nas historias do Demolidor, Batman e etc. Vendo ele nos extras contando a historia dos quadrinhos e depois falando sobre Will Eisner foi muito legal.

Nome Próprio



Nem consegui terminar de assistir este que com certeza é o pior filme que tentei assistir este ano e com certeza nos ultimos 10 anos. Baseado num livro da Clarah e mesmo nos "posts" de um falecido blogue seu ficou aquela sensação de que tipo devia ter ficado no blogue ou mesmo no livro que, não li. Pelo menos este não. Se para mim que foi assim, imagino então uma pessoa "normal" assistindo o filme. Sofrível e deu até desgosto de ver dinheiro da Petrobras ali e de outros patrocinadores.

14.7.09

David Lynch - Em águas profundas


Ontem li este livro do mestre do cinema e das artes David Lynch. Na verdade toda minha leitura girou em torno da tietagem e da minha admiração por ele. Acompanho seu trabalho desde Duna que apesar do fracasso de bilheteria e crítica eu simplesmente adorei. Depois foi Twin Peaks que me puxou o pé e mais tarde fui admirá-lo ainda pela genialidade de seus filmes, cenários, iluminação e principalmente por fazer uma coisa que admiro muito que é deixar o próprio expectador tirar suas conclusões. Aquela máxima "Arte está nos olhos de quem vê" é muito certeira se aplicada a Linch que dificilmente dá pistas ou fala sobre seus filmes inclusive no livro ele fala um pouco disso.

Já tinha lido uma entrevista com ele no ano passado quando visitou o Brasil promovendo o livro e é empolgante ver ele falar ou mesmo ler seus relatos emocionados sobre a meditação transcedental e, o que mais interessa que são seus filmes. Descobri que um de seus filmes prediletos de Billy Wilder é "Sunset Blvd" que falei aqui estes dias. Descobri também que o filme preferido de Kubrick é nada menos que Eraserhead, o primeiro de David Linch. O cara é simplesmente uma aula de tudo e já fez de tudo que tu possa imaginar, pintura, música( ele compõe junto com Angelo Badalmenti ou pelo menos indica a inspiração), filmes, fotografia enfim, um artista completo e verdadeiro.

13.7.09

Transformers 2



No mesmo ano vi os dois filmes e o que ficam de ambos é a mesma coisa. Um filme baseado em um desenho infantil gastando tudo que podia em efeitos especiais, lutas robóticas onde tu não sabe quem é Autobot ou Decepticon e outros conceitos irrelevantes num bom filme. Portanto posso dizer que, não é um bom fillme. Na verdade é um passatempo ou aquele filme pra você ir ver com uma namorada burra no início de namoro onde as carícias e os beijos estão em alta, onde vocês estão se conhecendo dae neste caso tu não perde nada olhando para o lado.

Uma coisa a se ressaltar aqui é a besteira do roteiro. Os dois personagens principais do filme morrem durante o filme e, revivem sem qualquer explicação. Depois aquela parada que Deus fez agente(como se isto já não fosse ridículo "católicos joguem pedras") a imagem e semelhança dos robos da estória. Aquele monte de robôs brigando e destruindo boa parte do passado antigo dos seres humanos que ainda não foi destruido pelos muçulmanos fundamentalistas enfim muita besteira com efeitos especiais perfeitos. Só isto.
Som da tarde


Guided By Voices, Alien Lanes - muito bom este disquinho, tenho ele pirateado á uma cara e, escuto uma vez a cada 3 anos e, sempre que o escuto eu lembro "porque eu não escuto mais esta belezura?".

GrahanCoxxon, Happines in magazines - O Coxxon é um cara tipo o Frank Black e o Morrissey pra mim ele é quase a sua banda. No caso dele lançou muito pouca coisa para podermos considerá-lo "melhor" que o Blur nestes meus critérios meio duvidosos. Neste disco aqui ele faz a mesma coisa que o Blur estava fazendo nos ultimos discos com ele na banda tanto musicalmente quanto os vocais que são praticamente iguais ao Damon Albarn. Já ouvi comentários dizendo que nos ultimos shows a banda e, principalmente ele está matando a pau na guitarra.
Som da tarde


Guided By Voices, Alien Lanes - muito bom este disquinho, tenho ele pirateado á uma cara e, escuto uma vez a cada 3 anos e, sempre que o escuto eu lembro "porque eu não escuto mais esta belezura?".

GrahanCoxxon, Happines in magazines - O Coxxon é um cara tipo o Frank Black e o Morrissey pra mim ele é quase a sua banda. No caso dele lançou muito pouca coisa para podermos considerá-lo "melhor" que o Blur nestes meus critérios meio duvidosos. Neste disco aqui ele faz a mesma coisa que o Blur estava fazendo nos ultimos discos com ele na banda tanto musicalmente quanto os vocais que são praticamente iguais ao Damon Albarn. Já ouvi comentários dizendo que nos ultimos shows a banda e, principalmente ele está matando a pau na guitarra.

11.7.09

O lutador - The Wreslter(2008)


Ontem tive o grande prazer de assistir a este filme de um de meus diretores prediletos que Darren Aronofsky. Depois de tentar baixá-lo 3 vezes no início do ano e não ter conseguido assistir ontem fui a locadora e resolvi esta questão.

Assim como em "Requem de um sonho" este filme também possui uma estória apesar de fictícia, mais próxima da realidade do que "Pi" ou "The Fountain". Quando li as primeiras noticias sobre este filme eu até fiquei um pouco chateado em virtude que seus outros filmes traziam estórias extraordinárias e a vida dura de um lutador de luta-livre veterano não me parecia algo bom o suficiente para o diretor. Grande engano pois os méritos dos diretores não são apenas escolherem bons temas ou terem idéias maravilhosas mas, principalmente como contam a estória em questão.

Randy "The Ram" é um lutador de luta-livre veterano que no passado teve glórias e mais glórias. Teve seu sucesso que foi aos poucos decaindo assim como sua vida pessoal praticamente inexistente. Um cara que apanha e bate no ringue porém da vida apenas apanha. Lutando aos fins de semana e trabalhando em empregos chinelos durante a semana e, completamente sem dinheiro. Um dia após uma luta ele tem um enfarto e os médicos o proíbem de lutar. Na verdade eles tentam mas o que força sua tentativa de aposentaria é seu próprio corpo. Após o enfarto vê que não consegue ser nem ao menos uma sombra do veterano "The Ram" e se antes era dificil, veterano obter as glórias do passado imagine então agora, com uma ponte de safena. A solidão bate profundamente e ele decide viver uma vida normal. Tenta reatar com sua filha, que abandonou no passado, no começo é dificil mas um dia ele até consegue. Aliás, os melhores momentos do filme com certeza são o dia que ele passa com sua filha e explica o abandono ou tenta explicar e, no dia que ele passa com Pam, a dançarina Cassidy no qual tem uma sombra de relação amorosa.

Na verdade Darren aqui fez quase a mesma coisa que em Requiem ou seja expos seus personagens mostrando com indelicadez extrema as dores e os problemas internos pela qual passavam. Mickey Rourke está muito bem. Não é um grande ator e isto é fato. Mas o grande mote foi pegar um ator que tinha muito expostas em sua pele as cicatrizes do próprio personagem que encarnava. Com a diferença que o personagem tentou voar, viver uma vida normal e caiu de cara no ringue. O ator passou por maus momentos e teve sua ascensão como provam os prêmios que ele recebeu após o filme, os aplausos, críticas, enfim. Como já falei antes um dia ele consegue finalmente passar o dia ao lado de sua filha e durante uma conversa ele chora e conta muito do que aconteceu, do abandono, do que ele é e do que queria ser e foi para mim uma coisa emocionante. Chorei junto com ele me colocando no lugar dele e deixando ele se colocar no meu lugar, se é que isto é possível. Outro momento maravilhoso é a hora que ele e Pam vão para um bar tomar uma cerveja. Ela uma dançarina de bordel que acaba confessando que tem um filho e que uma hora sairá desta vida para morar em outro lugar e viver como uma pessoa comum. Ram ouve um som (possivelmente Van Halem) e dança para ela, depois os dois cantam juntos e foi o momento máximo do filme, de beleza indescritível. Duas pessoas nocauteadas pela vida mas por alguns minutos, juntas esquecem de tudo e se divertem cantando. Desde que me conheço por gente eu admiro Marisa Tomei e o simples fato dela num filme já ser convite para eu assistir. Neste filme ela mais uma vez comprova os porquês de minha admiração por ela. É a atriz que tem o sorriso mais motivador, mais esperançoso que já vi. Apesar dela ser uma dançarina e em 75% de suas aparições serem "almost naked" o rosto dela e sua simpatia que chamam atenção e que me cativam acima de tudo.

Um clima de anos 80 permeia o filme do inicio ao fim. A trilha sonora é 98% de bandas de hard rock / glam metal, a luta final inclusive é ao som de Sweet Child O´mine do Guns e nem preciso citar que é emocionante. Na cena no bar, Randy e Pam falam mal de Kurt Cobain por ter iniciado seu movimento e acabado com o sucesso das bandas de Metau Farofa que eles tanto amam. É muito engraçado quando Marisa Tomei fala "Que mal há em se divertir", deixando bem claro o desprezo do diretor com as músicas e a personalidade de Kobain e outras bandas e, seus fãs que cultuam a tristeza. Em outro momento, Randy só, chama um menino da vizinhança para jogar video game com ele. O Game, é um jogo de luta-livre tosco pra caramba com gráficos a lá Atari. No meio do jogo o guri começa a falar muito bem de Call of Duty 4, um jogo que foi lançado há 2 ou 3 anos atrás. Aos poucos Randy vai ficando sem graça até que o menino decide ir embora e fica aquela mensagem de que ele ficou parado no tempo, que hoje não tem graça nenhuma e coloca mais uma pá de cal na sepultura de Randy deixando ele ainda mais depressivo do que antes.

Existem momentos do filme que o sangue, a violência chocam bastante até para mim mas, na verdade o que mais choca são as constatações finais de Ram quando ele diz que a vida real é muito mais dura do que suas lutas. Na verdade o esforço e o sofrimento físico nunca conseguirão ser maiores que o sofrimento psicológico e inclusive o que este sofrimento pode levar uma pessoa a fazer. Mesmo assim a vida espanca ele mas no fim a luta o nocauteia e dá o golpe final. Sublime, melhor filme de Darren e com certeza a melhor coisa que assisti este ano sem sombra alguma de dúvidas.
Sete Minutos - Irwing Wallace

Acabo de terminar este livro que comecei há duas semanas. É um livro longo assim como outros que li de Wallace porém tem uma estória emocionante e ótima para uma mini série de TV.

A estória toda gira em torno de um livro supostamente pornográfico chamado "Sete Minutos" que é lançado nos Estados Unidos mas acaba enfrentando um processo de censura. Um dono de livraria é preso sob a alegação de estar vendendo material pornográfico. Neste meio tempo um importante homem de negócios incita um promotor a se candidatar ao senado e vêm este episódio do livro como uma oportunidade de tornar o promotor nacionalmente conhecido para ajudar em sua candidatura. Um jovem de família conhecida e moralmente respeitada violenta uma jovem que vai para o hospital em coma. Dentro do carro do jovem encontram o livro que acaba se tornando aos olhos do promotor e do homem de negócios como o motivador para o crime. Do outro lado, um advogado que recebe uma grande proposta financeira para mudar de vida porém dívidas "morais" do passado fazem com que ele entre como advogado de defesa do dono da livraria que passa pelo processo. O processo se complica após o estupro e, ele decide permanecer no processo como um bom amante de literatura para defender o cliente e ser contra a censura em geral.

Todo o livro compreende o processo, a busca de testemunhas, as investigações e finalmente o desfecho do julgamento. As últimas 30 páginas são emocionantes e fica dificil fechar o livro e não ler até o final. Não sei se Wallace é um cara muito conhecido mas é fato que tenho gostado muito de seus livros que inclusive são fáceis de encontrar em qualquer sebo a preços praticamente ridículos. Não é a toa que os dois livros que tenho dele estão em pedaços, de tanto serem trocados e negociados em sebos. Existe até um filme baseado no livro que já tentei em vão procurar, imaginem procurar "sete minutos" em qualquer ferramenta de pesquisa, bem complicado mas um dia eu acho.

Na Quarta Feira ganhei de presente de minha irmã o livro que David Linch escreveu sobre "Meditação transcedental" e, estou bem ansioso para ler, grande presente. Mana, desta vez tu acertou muito em cheio.
Sete Minutos - Irwing Wallace

Acabo de terminar este livro que comecei há duas semanas. É um livro longo assim como outros que li de Wallace porém tem uma estória emocionante e ótima para uma mini série de TV.

A estória toda gira em torno de um livro supostamente pornográfico chamado "Sete Minutos" que é lançado nos Estados Unidos mas acaba enfrentando um processo de censura. Um dono de livraria é preso sob a alegação de estar vendendo material pornográfico. Neste meio tempo um importante homem de negócios incita um promotor a se candidatar ao senado e vêm este episódio do livro como uma oportunidade de tornar o promotor nacionalmente conhecido para ajudar em sua candidatura. Um jovem de família conhecida e moralmente respeitada violenta uma jovem que vai para o hospital em coma. Dentro do carro do jovem encontram o livro que acaba se tornando aos olhos do promotor e do homem de negócios como o motivador para o crime. Do outro lado, um advogado que recebe uma grande proposta financeira para mudar de vida porém dívidas "morais" do passado fazem com que ele entre como advogado de defesa do dono da livraria que passa pelo processo. O processo se complica após o estupro e, ele decide permanecer no processo como um bom amante de literatura para defender o cliente e ser contra a censura em geral.

Todo o livro compreende o processo, a busca de testemunhas, as investigações e finalmente o desfecho do julgamento. As últimas 30 páginas são emocionantes e fica dificil fechar o livro e não ler até o final. Não sei se Wallace é um cara muito conhecido mas é fato que tenho gostado muito de seus livros que inclusive são fáceis de encontrar em qualquer sebo a preços praticamente ridículos. Não é a toa que os dois livros que tenho dele estão em pedaços, de tanto serem trocados e negociados em sebos. Existe até um filme baseado no livro que já tentei em vão procurar, imaginem procurar "sete minutos" em qualquer ferramenta de pesquisa, bem complicado mas um dia eu acho.

Na Quarta Feira ganhei de presente de minha irmã o livro que David Linch escreveu sobre "Meditação transcedental" e, estou bem ansioso para ler, grande presente. Mana, desta vez tu acertou muito em cheio.

8.7.09

Sons

* * Tratame Suavemente - Soda estéreo **

Não é a música mais conhecido desta banda argentina que hoje não se encontra mais em atividade. Mas com certeza é a música que mais me chamou atenção nesta banda que conheço desde os 15 anos e durante todo este tempo sempre passo para ouvir esta pérola.

** Spitting Games - Snow Patrol **

Esta bandinha começou discreta e, com o disco Final Straw conseguiram atingir um público bem maior o que quase colocou eles num patamar bem maior porém acho que eles tropeçaram lá de cima, caíram enfim, não sei o que rolou só sei que continuam a mesma coisa de sempre. Neste disco rolou bons ventos shoegazeanos e eu e o jax ficamos bem animados ouvindo esta e Gloaming Action deste mesmo album mas infelizmente eram apenas estas duas que lembravam um pouco Belinda Butcher e Kevin Shields.

** People Like Us - Talking Heads **
Esta música é presença constante em nossos showcases semi-acústicos no Paidéia lá em Esteio porque tanto eu quanto o jax somos doidos por esta música. É outra banda que conheço a uma cara mas é também uma banda que eu pelo menos posso contar nos dedos ou tipo fazer uma fitinha com umas 10 música realmente ótimas deles. Nunca fui de gostar de todas as musicas de seus discos, neste True Stories eles quase conseguiram mas mesmo assim tem uma que outra bem palha.

** You have killed me - Morrissey **

O Morrissey para mim é mais um caso onde o vocalista de uma granda sai em carreira solo e consegue fazer um trabalho ainda melhor que sua banda anterior. Em toda sua discografia ele tem músicas ótimas avulsas e para mim apenas com You are the Quarry ele conseguiu emplacar um disco inteiro bom pra caramba. No Ringleader to Tormentos ele consegue mais uma vez a façanha e mesmo sendo ele inferior ao anterior o Morrissey está cada vez melhor. Recentemente ofereceram 50 milhões para ele e para Johny Marr para que fizessem alguns shows com a formação original dos Smiths e a resposta de Morrissey foi :
"Prefiro comer minhas próprias bolas a tocar com eles novamente"

E pra terminar

"Charlotte St - Lloyd Cole and The Commotions"
Seven2nine

Ontem tivemos nosso tão esperado retorno, pelo menos aos ensaios. Já faz um bom tempo que não nos encontrávamos para tocar. A última vez inclusive com toda formação completa foi quando o Maurício tocava baixo e deve ter sido em 2007. Atualmente estamos com o Fabrício de volta ao baixo depois de sua reabilitação e estamos loucos para tocar novamente ao vivo.

Muitas músicas que tocamos ontem foram lembradas na hora mesmo, muita coisinha saiu errada e o som não estava aquela maravilha até porque precisamos readquirir a prática dos ensaios regulares para que tudo fique afinadinho e decente como era antes. Saímos um pouco prejudicados no horário pois sete horas ainda é "em cima do laço" mas deu tempo de relaxarmos e tocarmos uns covers com o Fabricio na guitarra e saiu até Over It do Dinossaur Jr. Tocamos poucas músicas "novas"(leia-se nova as que não foram gravadas com a banda) mas acredito que todas do disco agente tocou menos Thinkin on the road. Também não consegui levar o teclado para o ensaio e em breve resolveremos isto também. Consegui criar umas coisinhas novas para "Into the cities" e espero que eu me lembre disso nos próximos ensaios.

6.7.09

The Brian Jonestown Massacre

Estou aqui ouvindo incessantemente os discos desta banda que fiquei conhecendo através do Dig, o documentário aquele sobre os líderes de Dandy Warhols e desta que falo aqui. Músicas empolgantes, psicodélicas* e um misto de folk, experimentalismo. Apesar de ser vinculado ao movimento shoegaze em alguns sites não achei nada sonoramente falando que possa vinculá-los a esta cena. Tem uma música aqui "Sound of Confusion" de 33 minutos que é uma doideira só.

*Isto já fica bem claro pelo nome da banda inspirado e, uma homenagem ao falecido guitarrista dos Roling Stones.
Punch Drunk Love

Este filme já tem algum tempo(2002) mas só fui assistir agora mesmo sendo um grande fã do trabalho do diretor Paul Thomas Anderson com Magnólia. Assim como o outro filme, é um filme que choca quem assiste, deixa com vergonha, raiva enfim várias coisas motivadas pelas ações dos personagens e protagonizantes de suas estórias.

Neste caso Adam Sandler conhecido por comédias faz aqui um papel meio sério mas, tremendamente bem feito e, isto é uma prova do grande ator que ele é. Nos primeiros vinte ou trinta minutos ele incomoda muito com seus cacuetes, trejeitos e o jeito de seu personagem. Geralmente comediantes conseguem fazer bons papéis quando querem ser sérios mas nem sempre isto se aplica a todos, Jim Carey é um grande exemplo disso. Apesar dele trabalhar bem, quando sério, é impossível a cara dele passar muita credibilidade em dramas como mostra o "23"* e "Cine Paradiso"(é isto mesmo?). Emily Watson fica um tanto apagada e seu personagem de certa forma não tem muito o que fazer a não ser rir das loucuras de Barry Egan, seu par.

É desnecessário dizer que não é um filme muito "simpático" e muita gente não vai aguentar os momentos iniciais e por que não dizer o resto. Ele é tremendamente inferior ao Magnólia porém muito superior aos filmes que estão por ai justamente por inovar em muitas coisas. Cabe aqui dizer também que Philip Seymour Hoffman apesar de trabalhar por uns 10 ou 15 minutos simplesmente destrói em sua atuação aliás, não consegui assistir nenhum filme dele que ele não tenha feito isto, baita ator.


* de longe um dos piores filmes que já vi. Claro tem coisa pior mas, todo ele é fundamentado em uma besteira e tem muita pretensão de ser algo decente o que ele definitivamente não é.

5.7.09

Poesia baiana



"Eu vou equalizar você, numa frequencia que só agente sabe
Eu te transformei nesta canção pra poder te gravar em mim
"

Podem rir mas muito massa este primeiro da Pitty, to escutando agora. Acho inclusive bem merecido o sucesso que teve, tem sei lá. Os timbres das guitarras, baixo enfim achei a produção impecável para o estilo de som deles. As letras não ficam nem um pouco atrás, lógico que tem várias coisas chupadas de alguns pensadores e tal mas o nível é bem alto e é de deixar com vergonha muita gente que canta em inglês porque tem vergonha de se expor. Dá pra ouvir ecos de Incubus, de Queens of Stone Age enfim um monte de coisa boa. Na verdade tem gente que fala mal por ter vergonha de dizer que é bom ou nem escuta pra evitar ter que fazer o que estou fazendo agora. O segundo eu tenho que escutar um pouco mais pra tecer qualquer opinião. As coisas que vi ao vivo ou em clipe achei que as referências ficaram na cara demais e muito dos pontos fortes do primeiro não apareceram no segundo.
Grêmio x Inter

Esta semana eu já previa que o resultado final das coisas seria exatamente o que aconteceu ou seja, Corithians campeão da copa do Brasil e o Cruzeiro na final da libertadores. E isto não quer dizer que eu seja pessimista mas sim realista com as coisas. Nos dois casos acredito que os times são tecnicamente similares. Não vi os jogos do Inter mas no caso do Grêmio, se tirarmos o fator psicológico( tipo o Grêmio tomar um Gol e simplesmente morrer em campo) os dois times eram bem parecidos. No jogo de ida por exemplo o Grêmio estava atacando muito mais e pressionando muito mais porém quando o Cruzeiro fez o primeiro gol o Grêmio sentiu muito o golpe, tanto é que acabou tomando outro logo em seguida(e isto se repetiu em Porto Alegre). Eu acho que até é possível vira um jogo de 2x0 para 2x3 porém é necessário que o psicológico do time que começou perdendo esta intacto e que role uma pressão enfim várias coisas para acontecer uma virada. No caso do Grêmio estava mais que na cara que isto não ia acontecer, no jogo do Mineirão. Com o placar de 3x1, dois gols de diferença a única chance do Grêmio derrubar o Cruzeiro em casa seria começar ganhando no primeiro tempo por pelo menos 2x0 e depois manter o resultado ou continuar pressionando, não deixando eles jogarem. Ou então fazer 1 no primeiro tempo e 1 no segundo mas, não deixando o Cruzeiro jogar e isto pode ser feito de várias formas, pressionando no ataque ou fazendo aquela pressão homem a homem quando o adversário está com a bola.

Ontem quando estava assistindo, desde o começo sabia que seria muito dificil reverter a situação mas, o Grêmio estava pressionando bastante, diria até jogando bem e engatou vários ataques, escanteios e não saiu gol por detalhe mas dae, o Cruzeiro fez um gol e, acabou o time do Grêmio. É incrível o que tem acontecido nestes casos, o time toma um gol e perde completamente a cabeça e, fato que se o Cruzeiro tivesse pressionado muito teria metido uma goleada naqueles minutos que sucederam o primeiro gol. Quando vi a bola na rede pela primeira vez já dei adeus a libertadores e mais uma vez fiquei muito indignado. Pra mim que sou gremista e acompanho os jogos há tempos e principalmente acompanhei a fase "Felipão" do Grêmio é decepcionante.

Hoje conversando com um colega que foi no jogo fiquei sabendo de duas coisas que me irritaram. A primeira é que quando deu o primeiro gol, muita gente quis sair do estádio indignada(como eu em casa) e tentou sair do estádio e foi barrada. Pessoas da torcida do grêmio fizeram pressão para que estes torcedores não saissem do estádio com direito inclusive a agressões físicas. E a segunda coisa que me irritou foi o fato de terem aplaudido o time após aquele vexame. Pra começo de conversa esta gente que vai no estádio e cogita em agressões já deveria morrer ou ser currado por CINCO negões bem dotados porque lá não é lugar de brigar e sim de assistir um jogo de futebol, se exaltar reclamando e torcendo mas, nunca agredir outras pessoas. Além disso se eu quero ir embora, se fiquei muito indignado com meu time quem é tu pra dizer que eu não posso ir? que loucura é esta?. Quando aos aplausos ao time eu acho que tem situações que isto é aconselhavel, possível e etc quando por exemplo o time deixa de passar para a próxima fase por erros do juiz, ou por um gol que ficou faltando e o time brigando e fazendo de tudo para reverter e, este não foi o caso ontem. O aplauso ontem só serve para deixar as coisas ruins como estão ou seja o Grêmio ano passado estava pertíssimo de ser campeão e não conseguiu por esta falta de empenho, este ano foi a libertadores e no primeiro time bom que pegou já foi eliminado. E lembro que tem o brasileirão que anda correndo e a campanha do time está bem aquem da grandiosidade do Gremio de outrora. Além disso a torcida pedindo Herrera que, nunca faz nada é apenas um cara brigador que empurra, tenta tenta mas nunca consegue fazer nada de bom em campo a não ser reclamar e ser expulso. Ouvi dizer que o técnico colocou ele a pedidos da torcida e achei o fim da picada. Resumindo, o Grêmio de hoje o que foi eliminado ontem é a cara de sua torcida que aplaude uma derrota vergonhosa como aquela e pressiona o técnico para colocar um atacante que não faz gol, apenas reclama em campo.

Eu tava torcendo quarta feira para que o inter perdesse porque seria mais vergonhoso ainda se o inter vencesse a copa do Brasil e o Grêmio fosse eliminado da libertadores mas, é fato que o Inter fez muito mais por merecer do que o Grêmio.