27.7.08

Leucemia

Esta notinha me deixou com os olhos cheios de lágrimas. Achei uma coisa muito tri e fiquei muito comovido com o que li. Momentos como este deviam ser mostrados ao mundo como uma lição de vida, de esperança e, otimismo neste mundo infernal que vivemos. Casos como este são raros.

Esta semana fiquei sabendo que um colega meu, aqui do serviço, um grande amigo está com leucemia. Ele tem menos de 30 anos e é uma pessoa feliz, cheia de vida, sempre sorrindo e etc, sempre rimos muito quando estamos junto mesmo eu tendo vários motivos para não rir. Enfim, ele descobriu que estava com leucemia no Sábado e, até a Terça feira ainda não sabíamos da gravidade da doença. Felizmente o que melhor podia acontecer para o caso dele ocorreu, ele não precisará de transplantes e, não corre um risco "enorme" de vida. Mesmo assim para o resto de sua vida terá que tomar um remédio fortíssimo para controlar a doença. O custo do tratamento mensal é de 15 mil. Felizmente também, o medicamento é fornecido pelo SUS.

Ontem ele esteve aqui no serviço e, eu fiquei bem triste de ver ele, pensar em toda a situação e, a barra que ele enfrentará no futuro, enfim, não sei explicar. Mas, eu pensei bastante sobre a minha vida e de outras pessoas também pensando, isto sim é um problema, o resto agente dá um jeito.

19.7.08

Links

Quadrinhos - excelente reportagem explicando muitas coisas que eu pensava quando era adepto a cultura dos quadrinhos.

Política - Para quem for curioso e, tiver saco...os relatórios sobre a caça a Daniel Dantas.

Política - E já que o assunto é chinelagem, vejam este post aqui.

Fetiche - Genial, isto dá pra ficar umas 4 horas se deliciando com as capas dos livros.

Fetiche 2 - Olha estes computadores.

Isto tudo eu tirei lá do Pedro Dória e do Trabalho Sujo.
Onde os fracos não tem vez

Esta semana tive o grande prazer de assistir este que, tem grandes chances de ser o filme do ano, pelo menos na minha lista de filmes. Foram meses de espera, cheguei a conseguir uma cópia pirata em AVI porém meu DVD estragou, depois que o mesmo foi consertado descobri que o arquivo estava danificado mas, na Segunda Feira finalmente assisti.

Já deve ser do conhecimento, de vocês dois que estão lendo isto que, adoro os filmes dos irmãos Cohen. Sempre lembro de um filme ou outro deles para indicar para alguém que está afim de assistir um grande filme. No "making of" do DVD dá pra entender porque gosto tanto deles. São extremamente profissionais, a equipe é quase sempre a mesma e, todos da equipe amam eles. Os atores também se derretem em elogios para os irmãos e, o próprio Javier Bardem, ganhador do oscar falou que há muitos anos queria trabalhar com eles.

Como já deve ser do conhecimento de todos, o filme é baseado numa Obra de Cormac McCarthy o melhor escritor americando dos últimos tempos na minha humilde opinião. E na verdade isto é responsável por 70% da minha opinião positiva sobre o filme ou pelo menos o que mais se destaca no filme. Os diálogos curtos, a religião, os momentos onde os personagens importantes do filme trocam palavras com personagens aparentemente inúteis em conversas altamente filosóficas é uma marca do escritor e, o que embeleza e, embelezará qualquer filme baseado em suas estórias. Assistindo ao "making of" deu a entender também que o ator Tommy Lee Jones que enviou o livro aos irmãos sugerindo que seria um grande filme.

Bem, falei bastante dos irmãos Cohen e, um dos grandes trunfos deles é arrancar grandiosas atuações de seu conjunto de atores. Neste filme esta tarefa deve ter sido bem fácil pois o cast é invejável Javier Bardem, Tommy Lee Jones, Woody Harrelson e Josh Brolin. A atriz Kelly Mc Donald por exemplo é uma escocesa que se esqueceu de todo sotaque europeu/escoces e,interpretou maravilhosamente bem uma texana. O papel de Woody é curto mas, é um ator de grande carisma deixando sua participação maravilhosa.

Outro destaque deste filme foi a fotografia, os ângulos das câmeras e, as paisagens lindas do Texas. Dava pra se sentir muito numa estória do mcCarthy.
Muito longe de casa - Memórias de um menino soldado - Ishmael Beah

Estou lendo este livro ai. Presente de aniversário de minha irmã. O escritor é um jovem de 27 anos que, nasceu em Serra Leoa e, aos 11 teve toda sua infância perdida por causa da guerra. Perdeu sua família, fugiu dos rebeldes e, poucos anos depois foi obrigado a virar um soldado do exército para defender sua vida. Tempos depois foi acolhido ou "sequestrado" pela UNICEF e, se reintegrou a sociedade sendo adotado por um tio e, posteriormente por uma Nova Iorquina.

Todo homem sempre tem esta idéia de juventude e, infância perdida quando "adulto". Mesmo que tenhamos a chance de aproveitar todos estes momentos, sempre fica um gostinho de quero mais. Aquela síndrome de Peter Pan, os flashbacks e, o eterno saudosismo masculino acredito ser muito mais forte que, nas mulheres. O meu caso é um grande exemplo, atualmente estou tendo muito mais lembranças e, recordando com muito mais saudade o passado que, em outras épocas. Talvez seja a paternidade, a vida que tenho levado enfim não sei dizer ainda o porquê de tudo isto mas, é uma verdade universal que os homens são eternos Peter Pan´s.

No caso do escritor Ishmael Beah, um ataque dos rebeldes de seu pais obrigou que ele fugisse de sua cidade. Ele e outros meninos ficaram um bom tempo fugindo dos rebeldes e, da violência. Em muitos momentos do livro eles chegam alguma aldeia e, os moradores ficam com medo deles pois já era uma realidade os meninos empunharem armas e, terem atitudes violentas e, de gente grande. Os meninos lutaram tanto ao lado do exército de Serra Leoa quanto ao lado dos rebeldes. Resumindo, uma criança de menos de 16 anos torturando, exacutando e, matando tanto civis quanto rebeldes.

O livro é fácil de ler e, muito bem escrito eu diria porém carrega doses massiva de uma tristeza muito grande. Inevitavelmente acabamos nos colocando na vida do menino Ishmael ou mesmo, sabendo que isto existe e até hoje. De muito me preocupo com os africanos pois é um continente enorme, as origens de nossa civilização mas, que em muitos países, eu diria sua maioria ainda continua na idade média, seja por culpa dos preceitos do Islamismo ou mesmo pelas guerras tribais. Os brasileiros reclamam da corrupção no Brasil, dos aproveitadores, da violência e etc, na África isto tudo é multiplicado por mil e o mundo sabe porém, quem precisa da África?

Minhas experiências com o Ishmael tem me rendido muita tristeza, vários momentos me pego com os olhos cheios de lágrimas(mesmo dentro do trem) e, são coisas que não podemos mudar, que temos que conviver e, aceitar a natureza da nossa espécie.
Protégenes, Dantas, Lula, anéis de doutor

Tenho acompanhado nas últimas semanas as informações revoltantes sobre o processo que resultou na "prisão" de Daniel Dantas e, envolvidos(alguns dos, claro) na investigação a respeito dos crimes cometidos por este Sr e, funcionários e, jornalistas e, políticos, enfim, a lista é enorme. Lógico que, como o próprio processo afirma, temos as informações que foram disponibilizadas e, não necessariamente correspondem a verdade e, hoje em dia isto está cada vez mais claro para todos.

Uma primeira palavra é a indignação. Primeiro, obviamente pelos roubos que o grupo Oportunity e seus comparsas fizeram do dinheiro público. Segundo pelos meios de comunicação envolvidos que, teriam a obrigação de muitas vezes apontar crimes, investigar e, tornar público estarem sendo utilizados desta forma a corromper o sistema judiciário e o público em geral. A Veja, de muito já tem meu desprezo e, sempre tive a idéia de um veículo que puxa a brasa para o lado que quer, parcial e etc. Terceiro porque alguns relatórios da investigação apresentam problemas e, como dá pra se ver o único crime até agora comprovado foi a tentativa de suborno de um delegado. Para as outras acusações e, todos os "mitos" envolvendo o processo não foi possível ainda conseguir provas contundentes para as outras irregularidades.

Mas, a maior indignação continua sendo com o presidente e, o governo em geral. Desde que o Lula é conhecido publicamente no meio político até o momento que virou presidente ele sempre falava muito de corrupção, de apurar acusações, punir e etc. O que vemos hoje em dia, suas declarações são praticamente piada. Todos comentários do governo que deviam ser em pról no mínimo para apuração dos fatos, punição dos culpados e etc mas, o que estamos vendo é o pessoal criticando a PF pela forma como as prisões foram feitas. Isto é inadmissível para mim e, me dá muita revolta a forma como o presidente tem agido e, quanto a este caso em especial a atitude consegue ser ainda mais ridícula, não levo mais a sério as declarações do presidente mas, não consigo admitir o posicionamento dele a respeito desta lama de sujeira. O que me leva a pensar que, muita gente do governo está envolvida nesta sujeirada. O filho do presidente não é segredo que tem envolvimento com o Dantas mas, muitas pessoas conhecidas devem ter envolvimento e, estão morrendo de medo do que pode acontecer se todos os fatos vierem a público.

Pior de tudo isto é que, mesmo que os fatos venham a público vai ser dificil de acreditar que todos os fatos foram apresentados ou mesmo, a validade deles.

13.7.08

Sobre a banca de TCC

Bem, eu estava muito nervoso, atucanado mesmo. 10 vezes mais que, em shows de minhas bandas. Meu horário atrasou por outro aluno, professores, sei lá. Entrei e mal estava terminando de preparar o protótipo, meu orientador incitou o público (de mais ou menos umas 5 pessoas) me apresentou e falou algo como "Contando!". Minha apresentação demorou a carregar e eu já estava nervoso, aquele tempo ali foi difícil para mim, todos me olhando, apenas minha mãe olhando para baixo para não ser mais um dos inquisitores.

Quando comecei a falar, na terceira frase me deu um branco constrangedor, fiquei parado uns 10 segundos. Mas fui aos poucos retomando o tempo e, comecei a falar e, neste caso falei muitas coisas técnicas quando comecei a explicar o protótipo e, aos poucos fui lembrando dos detalhes importantes e, meu orientador interveio novamente "Árlen, temos 2 minutos", dae fui terminando a parte teórica e mostrei o protótipo, dae, completamente minha praia. Tudo fluiu e, o protótipo funcionou 100% visivelmente, mostrei 75% dele. O tempo novamente acabou com resultado ótimo. Vieram as perguntas e resultados referente ao artigo e, a apresentação.

Um deles criticou o título de meu trabalho. Mas, dei respostas e explicações, mostrei meu ponto de vista e, tentei convencê-lo que talvez não tivesse me expressado bem mas eu fiz um estudo e, como ele mesmo falou, um protótipo que poderia ser mais do que o assunto teórico do meu trabalho. O outro avaliador, o Leandro foi muito bem, criticou apenas a parte UML e, minha demonstração do banco de dados utilizado no trabalho mas, gostou de tudo.

Bem..resumindo se ainda há tempo pra isto, eles mandaram todos sair e, escolheram minha nota. Eu fui fumar um cigarro e, quando me chamaram meu orientador deus os parabens e, disse que eu tinha tirado 7.5 ou seja, livre da faculdade de uma vez por todas.
Thanx for Smoking

Ontem tive o grande prazer de assistir este filme que estou há um bom tempo procurando. Nem vou entrar em detalhes do porquê da dificuldade em achar o filme.

Dirigido por Jason Reitman o filme traz o meia-boca Aaron Eckhart em seu melhor papel. Não,eu não vi todos os filmes do Eckhart mas, a atuaçãod ele está ótima e, é impossível não admirar Nick Taylor, seu personagem no filme. Nick trabalha para o laboratório de estudos de tabaco, um orgão de pesquisa criado no início dos anos 60 quando o cigarro começou a perder sua popularidade. Na verdade, nos anos 50 descobriu-se que o cigarro fazia mal e as empresas que industrializavam o cigarro tiveram que tomar medidas para manter seu lucro. Uma delas foi o centro de pesquisas de Tabaco. Nick é praticamente um Relações públicas, contratado pela empresa para divulgar as noticias, aparecer em programas na mídia e todo serviço sujo de fazer parecer o cigarro um coisa não tão ruim assim.

O filme é politicamente incorreto pois o personagem principal defende o fumo, o vício no tabaco. Chega a ser hilário o poder de Nick para embates, discussões e outros momentos do filme. Cenas impagáveis e, desculpem mas, ri o filme inteiro. Aconselho aos que não viram, fumantes ou não.
As ultimas

Meu nervosismo em relação a banca de TCC cresce a cada dia e praticamente estou parado. Estou com o protótipo pronto mas, preciso fazer uma apresentaçãozinha no Powerpoint para me auxiliar durante a minha PALESTRA. Não vejo a hora de tudo ter acabado e, fechar mais este capítulo desta longa vida.

Os últimos dias não tem sido bom em muitos aspectos que, nem citarei por aqui. Tenho me concentrado muitas vezes em ficar lúcido e sóbrio nos momentos profissionais e, com o Heitor e, o resto tenho me desligado completamente. Continuo naquela luta pelo próximo salário, registrando as contas que pago, agradecendo nos raros momentos de sorte e, sempre rezando para um Deus que não conheço ou mesmo acredito que exista para me ajudar.

Meu carro está com o IPVA vencido, meu monitor estragado e, hoje em dia os FDP de Brasília conseguiram acabar até com aquele momento de tu ir num bar tomar uma ceva. Esta lei é uma covardia e a cada dia estamos cada vez mais num pais socialista e, pré-ditadura. Aos poucos os direitos do cidadão estão indo para o inferno basta você ler jornais e outras mídias com exceção da televisão, claro pra você entender onde quero chegar. O Sen. Eduardo Azeredo está praticamente consolidando algumas leis que dizem respeito a Internet e, se você ler o texto da lei ou os comentários verá que, todos estarão ilegais a partir do momento que teu Navegador de internet acessar uma página. Eu acredito no pais. Acredito que vamos avançar alguns pontos mas, vamos nos afundar em outros. O momento mundial está só esperando o Brasil chutar a bola e, virar uma grande potência, um país rico, diminuindo a desigualdade social e, tendo soluções de paises de primeiro mundo. Mesmo assim, nunca seremos um país de terceiro mundo com a educação que temos. Precisaríamos muitos anos para mudar toda uma postura que está incutida em nós desde o nascimento. É esta mesma educação que torna o Brasil um pais de motoristas ruins, pessoas irresponsáveis, corrupção e, outras doenças. Pode parecer extremamente pessismista este meu pensamento mas, duvido que alguém consiga me convencer do contrário..

De um tempo em que


eu era mais feliz. Dá pra notar pelo meu sorriso. Os MAGRÃO estão assim também. Não era pela noite a data em especial mas, os tempos. Nesta época eu curei uma úlcera sem remédio algum. Estávamos no CAVE para um show da Salão Fígaro acho que 01/07/04. Posso jurar que é o Maurício Pamplona naqueles diriamos pixels porque tá cortado pra caramba,escondido.

5.7.08

Não sei se comentei

Que tentei ler "O som e a fúria" do Faulkner e, o "Vineland" do Thomas Pynchon. O primeiro eu realmentei odiei, não consegui captar a coisa toda e foi quase pelo mesmo motivo que não consegui ler o Saramago. Acredito que os dois não tem nada a ver um com o outro mas, no caso do Saramago eu fiquei perdido sem o nome dos personagens, ele pra lá ela pra lá e tal. No caso do Faulkner eu enchi o saco do "Fulano disse : Estou aqui!" e "Cicrano:Respondeu", achei que devia ter sido compactado para me poupar um pouco mas enfim, pra fechar com chave de ouro eu dou a máxima, não estou pronto pra ele. Fui atrás deste escritor pois o McCarthy foi comparado com ele e, tentei beber um pouco da fonte mas, o McCarthy é incrivelmente melhor e, o que liga ambos é o teor histórico das obras então, passei. No caso do Pynchon o cara é um monstro, é mais um escritor que ainda não estou pronto pra ler. É divertidíssimo, muitas piadas, mil referências, um trilhão de assuntos e personagens e, o meu método de leitura via transporte público não me permitiu dar atenção necessária. Seguidamente eu pegava o livro pra ler e, estava completamente perdido naquele mar de assuntos. O "Arco Íris da gravidade" eu tinha a disposição na biblioteca da faculdade porém era uma BIBLIA. Enorme e, eu já sabia dos um trilhão de personagens e, referências e, imaginei que seria algo denso demais para mim. Para os dois, reservarei um tempo, quando estiver com uns 45 anos, 50 para ler com calma e, realmente apreciar.

Outro revés que tive foi que retirei na biblioteca duas pérolas da história/arqueologia/palentologia/etc que é o David Hatcher Childress. Revés porque quando fui renovar os empréstimos, como o semestre passado era meu último, a faculdade negou a reserva. Este maluco escreve muito bem e, é o cara mais pop no mundo da arqueologia que já encontrei. Os livros eram "Cidades perdidas e mistérios antigos da Arábia e África" e "Cidades perdidas da Lemúria antiga e do Pacífico". O cara escreve de um jeito simples, tipo para pseudo-leigos como eu e, conta detalhes das viagens, falando sobre as regiões, povos, culturas e, faz comentários sobre o que a comunidade arqueológica e cientifica em geral escreve a respeito destes assuntos. Muito divertido sem falar no mundo fabuloso que são os assuntos destes livros, pra mim e, pro Jax é um prato cheio. Ele escreveu diversos livros com títulos parecidos com estes que pretendo um dia ler. Além disso, o cara ainda fez um documentário chamado "Atlântida : A procura pelo continente perdido" contando com a participação de diversos nomes importantes relacionados ao assunto como Charles Berlitz, Edgar Cayce etc.

Atualmente estou lendo um do Lovecrat chamado "A tumba e outras histórias" que mostra boa parte do talento deste mestre do terror porém com contos um pouco inferiores aos outros livros.
Music Non Stop

Fiquei embasbacado estes dias ouvindo duas músicas do ultimo disco do Blonde Redhead, 23 e Dr. Strangeluv. Simplesmente emocionante, muito bom. Vai ser outra banda que estarei garimpando em busca de toda discografia que não é muito extensa.
Pérolas

To escutando muito isto ai :

Baby one more time

Oh baby baby, oh baby baby
Oh baby baby, how was I supposed to know
That something wasnt right here
Oh baby baby, I shouldnt have let you go
And now youre out of sight, yeah
Show me how you want it to be
Tell me baby cuz I need to know now, oh because

Chorus

My loneliness is killin me (and I)
I must confess I still believe (still believe)
When Im not with you I lose my mind
Give me a sign, hit me baby one more time!
Oh baby baby, the reason I breathe is you
Boy youve got me blinded

Oh pretty baby, theres nothin that I wouldnt do
Thats not the way I planned it
Show me how you want it to be
Tell me baby cuz I need to know now, oh because

Chorus

Oh baby baby, how was I supposed to know
Oh pretty baby, I shouldnt have let you go
I must confess that my loneliness
Is killin me now
Dont you know I still believe
That you will be here
And give me a sign, hit me baby one more time

Chorus

I must confess (my loneliness) that my loneliness
(is killing me) is killing me now
(I must confess) dont you (I still believe) know I still believe
That you will be here (I lose my mind)
And give me a sign...
Hit me baby one more time!


Claro, na versão do Fountains of Wayne. Mesmo assim grande melodia e, assim como torço pelo bem do Michael Jackson, torço pela Britney tb. Justiça seja feita, a música foi escrita por um LOCO chamado Max Martin.