25.12.07

Top Albums


Frank Black(2007) - Bluefinger

Depois de alguns lançamentos um tanto meia-boca o gordo lança sob sua alcunha antiga(Black Francis) um trabalho que traz novamente a energia dos primeiros discos de sua carreira solo. Disco simples, direto e, eu diria até punk no conceito. Mesmo não repetindo a paudurecência de discos anteriores é um belo disco.


Dinossaur Jr(2007) - Beyond


Jay Mascis fez o que o Pixies não conseguiu com seu retorno. Lançar um disco de inéditas no seu retorno aos palcos. Este disco aqui é pra mim a melhor coisa lançada pelo Dinossaur Jr em toda sua existência, produção primorosa, os solos maravilhosos de Mascis, a voz anasalada, bateras pesadas e, até música de Low Barlow(coisa que nunca tinha acontecido antes). É um disco para se ouvir na íntegra, de cabo a rabo e, ficar se deliciando com as guitarras e melodias desta grande banda que espero, tenha voltado para ficar e, não apenas para ficarem ricos, como o Pixies fez.

Black Rebel Motorcicle Club(2007) - Baby 81

O BRMC desde seu primeiro disco tem seu espaço em minha estante de cds em um local previlegiado. Uma banda que iniciou emulando o Jesus and Mary Chain e, só por isto já merecia ser ouvido exaustivamente. No terceiro disco eles mudaram completamente seu estilo, largaram as guitarras pesadas, as distorções e, microfonias e, pegaram violões, pianos e, canções completamente gospel e, o que parecia que seria um fracasso tornou-se uma mudança para melhor. No Baby 81 a banda retoma as distorções e, a elétrica e lança o melhor album do ano, com tudo que a banda sabe fazer melhor, as distorções e, algumas coisas que tinham ficado fora do álbum anterior(Howl).


Superguidis(2007) - Amarga Sinfonia Superstar


É necessário dizer que, tenho a versão gravada em Guaíba mas, mesmo assim tá tudo lá, o Pavement style de uma das melhores bandas do RS. Uma banda engraçadinha que, não chega a ser aquela palhaçada de outras "bandas engraçadinhas" do RS e, de outras bandas paranaenses que gostariam de ter nascido aqui e, na época dos Cascaveletes.


SOL(2007) - A força

Segundo album da banda que teve um lançamento mais discreto do que o anterior mas, mesmo assim um grande disco. Algumas coisas que não tinham sido acertadas no primeiro foram corrigidas neste e, o resultado foi melhor porém fica um pouco atrás do primeiro por culpa de alguns hits.

Radiohead(2007) - In Rainbows

Esquecendo todas as coisas que envolveram o lançamento como preço, download, etc etc, todas as coisas que sempre fizeram parte da rotina da banda a cada lançamento após o OK Computer e, analisando somente a música contida nas 10 faixas liberadas em Outurbro e, nas músicas do CD extra, lançado em Dezembro o melhor disco disparado. A produção, os instrumentos, os arranjos jazzísticos contidos nos detalhes continuam fazendo deles a banda mais esperada sempre, a que traz maiores inovações em qualquer coisa relacionada a música. Mesmo a banda tendo trabalhado para o mundo exterior apenas de Outubro para cá, já chegaram e tomaram conta da LastFM, dos downloads pagos, gratuitos e, toda forma de mídia desde que as músicas foram liberadas para download. Já teve gente falando mal, falando bem da forma como o disco foi lançado e, eles continuam sendo os precursores de muita coisa no mundo da música.


Super Furry Animals(2007) - Hey Venus

Outra banda das prediletas da casa e que a cada lançamento traz uma pérola. Run Away pra mim foi a melhor música que ouvi este ano e, o disco todo passei como sempre pelas praias da psicodelia e, o lado mais tri dos Beatles.

Gruff Rhys(2007) - Candylion

Solo do vocalista do Super Furry Animals e, mesmo parecendo um lado B de outros trabalhos de sua banda, outro grande disco que merece ser ouvido a exaustão. Programações, psicodelias, baterias eletrônicas, ruídos e, muita criatividade.

Homem binário(2007) - Maquinado

Primeiro disco solo de Lúcio Maia, guitarrista da Nação Zumbi e, apesar de ser um disco de um guitarrista você encontra pouquíssimas guitarras. O disco traz vários ritmos e, músicas diferentes com convidados especiais que tornaram este o grande disco do ano se não fosse lançado o álbum da Nação.


Nação Zumbi(2007) - Fome de tudo

No início achei meia boca nas primeiras audições mas, logo que os downlods foram terminando e, entraram no meu mp3player vi que era mais um grande disco da banda mais foda deste Brasil.


Idlewild(2006) - Make a new world

Esta banda aqui foi o que mais escutei este ano, refiz os downloads dos discos da banda com direito a uma versão maravilhosa de Everything Flows do Teenage Fanclub que eles recriaram nos mesmos moldes da versão original mas, com o estilo da banda. Grande banda.


Coisas que escutei apenas provas


Aqui irei falar das coisas que escutei apenas uma música, parte do disco e etc. A primeira delas é a Viana Moog que lançou o "Chagas adesivas" este ano, agora com o Marcus, conhecido aqui por "Marcus da walverdes" na bateria. O disco foi produzido pelo Yuri Freiberger o disco mostra uma Viana muito mais tri e, mais fiel aos shows. Escutei apenas duas músicas e, gostei bastante do resultado, resta saber se o disco todo tem o mesmo pique.
300(2007) - Zack Snider



Este filme foi bem menos que eu esperava mas, mesmo assim uma grande obra de arte tanto em efeitos especiais como visual, direção de arte e fotografia. É o tipo de filme de menininho e, também de diretores gays, o tipo de filme que foca muito os músculos dos atores ou dá muita ênfase aos "corpos". Assim como nos homem aranha no cinema e, do SinCity ano passado, conseguiu colocar os quadrinhos perfeitamente na telona, coisa que poucos diretores conseguiram até então. Está ai o Hulk, Superhomem e, mais uma cacetada de filmes baseados em quadrinhos que, não passaram de meros filmes medíocres.

Labirinto Del Fauno(2006) - Guilhermo Del Toro



Outro filme que prima pela arte, efeitos especiais acima de tudo aliado a uma ótima estória. Era bem esperado por mim e, o Del Toro é outro diretor jovem e, que promete grandes filmes no futuro. Tem boas chances de filmar uma das melhores histórias do HP Lovecraft e, isto já uma ação para colocá-lo no meu rol de grandes diretores. Como falei no post, em julho deste blogue, é o tipo de filme q o indiano M Night gostaria de fazer mas, não consegue, um conto de fadas com uma estória decente.


Tropa de Elite(2007) - José Padilha



Não é a primeira vez que um filme brasileiro aparece em minha lista de filmes mas, este com certeza merece e, por vários motivos. Primeiro, um grande roteiro, um assunto que todos se interessam que é a situação das favelas, política, corrupção depois o Wagner Moura que, é o melhor ator deste pequeno Brasil. Pena que vi a cópia pirata que tinha sérios problemas no áudio, fiquei o filme inteiro aumentando ou baixando o volume. Grande filme, já foram ditas coisas demais sobre ele.

Mr Vingança(2002) - Park Chan-Wook



Mais uma pérola do melhor diretor coreano da atualidade e, uma grande promessa para o mundo do cinema. O primeiro que assisti dele foi, obviamente OldBoy, um dos melhores filmes que já vi. Mr Vingança por sua vez não fica muito atrás. Combinações visuais fortíssimas, climas tensos e, como li em uma crítica por ai, uma pequena similaridade com os filmes dos irmãos Cohen pelo fato de trazerem pessoas comuns cometendo crimes bizarros. Doses de violência de deixar o Mel Gibson com inveja, sangue jorrando na tela e, como o próprio nome diz Vingança com letra maiúscula. Os dois citados aqui fazem parte da trilogia da vingança completada com Lady Vingança que estarei assistindo neste fim de semana(boas chances de entrar na lista também). Para minha sorte, os três são encontrados na melhor locadora de Esteio, muita gente teve problemas para achar mesmo Oldboy em outras cidades. Bem, altamente aconselhado para quem tem estômago, muito menos que OldBoy mas, não fica muito atrás. O personagem principal tira seu próprio rim , exumação de cadáveres e, outras mortes não menos horríveis completam o cenário deste filme.

...


Outros filmes

Gostaria de sugerir aqui outros filmes, bons mas que caem na categoria sessão da tarde como, "O grande truque" com o grande Christian Bale e, não menos grande, até diria maior David Bowie interpretando nada mais nada menos que Nichola Tesla. Outro bom filme é "O Ultimo rei da Escócia" tanto pelo teor histórico do filme quanto a atuação magistral de Forrest Whitaker que teve finalmente sua merecida estatueta. Neste quesito indico também "A rainha" mesmo que tenha um ator interpretando o maldito Tony Blair. Outra sugestão é o "Borat", comédia engraçada e tal mas, bem aquém do esperado também. Não deixa de ter seus momentos hilários mas, nada para entrar nas minhas listas de melhores. "Filhos da Esperança" é outra boa indicação para um filme meio sessão da tarde mas, que é bem bom.

16.12.07

Sonz

Estou deliciado com o novo da Nação Zumbi que, nem terminei de baixar totalmente. Meus gostos estão bem estranhos ultimamentes e, tenho escutado muita coisa diferente do habitual. Continuo achando o Radiohead a banda mais genial e, musical deste planeta. Vi os dois clipes no Youtube e, me senti perturbado depois. Andei lendo resenhas sobre a banda e, negativas a respeito do ultimo disco e, na real estarei falando agora que, talvez pareça com aqueles comentários de fãs que não aceita que falem mal de seus ídolos mas, tem muita gente que devia parar de escutar a banda. Na verdade muita gente ainda espera um Ok Computer novo, um The Bends versão 2 mas, não se ligou ainda que a banda, desde esta época mesmo decidiu não procurar a repetição. Muitos conceitos neste ultimo disco lembram e, o ligam ao Ok Computer mas, a musicalidade da banda nunca mais voltará a ser igual ao disco, ao Kid A e etc. Esta poderá inclusive ser a causa do fim da banda em um futuro espero, remoto.

Esta semana li que Chris Cornell fez dois shows no Brasil e, fiquei tri nas pilhas de ver. É um músico que me passa extremo respeito e, talento. Estou baixando agora o ultimo disco, o primeiro Euphoria Morning eu comprei há alguns anos. O auge dele é uma música que, nem apareceu em discos, acho q foi trilha de algum filme e, tenho ela na cabeça apenas, seu nome é Sunshower( recomendo muito) . Nas antigas, gravei o Siamese Dream do Smashing Pumpkins e, coloquei ela junto, muito legal.