28.9.06

Letras de música

Não me considero um compositor apesar de já ter feito em toda minha vida uma meia dúzia de músicas. Eu me acho muito mais um cara que gosta de tocar o que faz e, improvisar do que propriamente um compositor. Isto é claro, sem levar em conta a importância e beleza destas composições.

A verdade que pra mim é bem complicado me expressar com palavras e, propriamente escrever as letras. A música sai fácil, é muito fácil pra mim tocar algo e gostar do que fiz e, sair por ai tocando mas, a letra é bem complicado. E a música e fácil porque acho bonitas as coisas simples e não sou muito apegado a técnica como alguns podem ter notado. Por vários fatores e, nem me darei o trabalho de enumerá-los mas tenha em mente que é dificil pra mim escolher um tema e conseguir discorrer sobre o mesmo em uma letra de música(as vezes até aqui no blogue é dificil). Sem falar que, muitas vezes eu começo a escrever e, paro e, depois de muito tempo vou tentar mudar, criar mais coisas para aquela letra e, a coisa acaba desgringolando total me permitindo ficar com nojo do meu trabalho.

Mas estou escrevendo isto tudo por duas coisas. Primeiro é que raramente dedico músicas a outras pessoas. Raramente falo em outras pessoas nas minhas músicas, quase sempre começo elas em primeira pessoa e, as termino assim. Nunca escrevi música para outras mulheres, apenas uma já figurou em minhas músicas e, mesmo assim eu estava falando somente de mim e, não dela. O que ela causava em mim e, como me sentia em relação a ela e, neste caso a mulher estava em meus braços e, me acompanha até hoje e, quando digo acompanha é exatamente esta a palavra certa mas isto não vem ao caso.

O segundo ponto de eu escrever isto é o seguinte. Se um dia sair uma critica ao disco da seven2nine ou, a qualquer projeto que eu esteja participando e, nesta critíca o cara falar muito mal de mim, me ridicularizar eu não vou me preocupar muito. Na real, eu tenho uma certa visão de crítica que não é parte do consenso geral ou dos músicos e artistas que conheço. Eu sempre vejo a crítica como uma visão da pessoa e, uma consequencia das vivências musicais e artisticas da pessoa em questão, somado ao fato que muitas vezes o que motiva o crítico é justamente causar algum furor com suas palavras deixando-o mais importante que o "produto" de sua crítica.

Eu gostaria de deixar muito claro que, o produto da minha arte não reflete uma pessoa ou uma situação mas, várias pessoas e situações irreais motivadas por fatos reais que me fizeram chegar aqueles pensamentos e sentimentos. Fico muito triste quando sou cobrado por minhas palavras como se as mesmas quisessem ferir outra pessoa ou agraciar outras.
Decemberists e Soulseek

Apesar de na minha ultima consulta não achar nada no site oficial da banda eles lançaram um disco realmente. Pelo pouco que ouvi até agora, o pouco que minha linha discada me permitiu achei genial o resultado. Ainda não estou bem informado mas parece que eles sairam da sua pequena Kill Rock Stars e, estão em uma grande gravadora. Não sei se isto foi determinante mas, achei ótima a produção do disco, os melhores sons de violão que escutei até agora.

Ainda sigo na tarefa de baixar todo disco mas, já declaro que estará na minha lista de melhores pelo pouco q ouvi até agora.
Além destes estou baixando muita música brasileira antiga. Milton Nascimento, Elis Regina e etc. Estes dias entrei numas até de baixar Lenine mas, estou me contendo.

25.9.06

Plano Perfeito

Vi este filme, no ultimo fim de semana. Já estava há tempos querendo ver mas, nunca estava disponível na locadora. Clive Owen é um ótimo ator e, pra mim sempre foi convincente e isto é bem importante pra mim em se tratando de atores. Além dele temos Jodie Foster (a eterna Clarice Starling, agente do FBI), Denzel Washington,Christopher Plummer e Willen Dafoe todos em grandes atuações.

O filme foi feito por Spike Lee que, já é garantia para amar ou odiar ou filme ou pelo menos, fazer alguma diferença. O filme tem diálogos perfeitos e trata-se de um roubo a banco com reféns sem uma morte e, sem dinheiro algum roubado. Só resta assistir o filme tudo mais que eu disser vai entregar bastante coisa.

Além deste, assisti a Névoa mas, não terminei e, de acordo com um colega meu, era próximo do fim que, o filme melhora e tem mais graça.
Dragão Vermelho

Semana passada terminei de ler o "Dragão Vermelho" de Tomas Haris, o terceiro volume das "Crônicas Canibalescas"*. O livro conta uma história que se passa antes de Silêncio dos Inocentes e de Hannibal e pra você ter idéia foi pouco antes deste livro que, o canibal foi preso pela primeira vez.

Esta história foi filmada e, não deixa de ser um bom filme mas, fica muito atrás do livro e de seu antecessor Hannibal. Muitos detalhes foram trocados no filme, suprimidos e, até inventados. Quanto ao livro falta um pouco de emoção e suspense.

Em breve(2007) sairá nos cinemas o próximo filme da série que se contará como Hannibal Lecter virou um canibal, sua infância e, seus primeiros "jantares".

* Óbvio que, não existe "Crônicas Canibalescas", isto foi apenas para lembrar de "Crônicas Vampirescas" da Anne Rice.

22.9.06

Plebeus

Hoje, logo cedo visitei o Scream & Yell e, acabei lendo uma matéria sobre a Plebe Rude. Eles estão lançando um disco pela revista Outra Coisa e, o Marcelo resenhou o disco. Dae encontrei um link para a página da Plebe rude.


Não sei se já falei por aqui mas, os anos 80, as bandas nacionais eram a minha grande alegria, minha e do Aquiles (grande amigo) diga-se de passagem. Junte-se aos nacionais os conhecidos The Cure, New Order, Talking Heads e Smiths mas, estas não vem ao caso. A verdade é que além da Legião Urbana e, o Camisa de Venus, a Plebe Rude era a minha predileta de todas. Me lembro ainda do "Perdidos na Noite" (programa exibido no canal 10 e, apresentado pelo Fastão) em que, as bandas do roque nacional desfilavam apresentações ao vivo e, altamente inspiradas. Tem muita gente que não sabe que, o chato do Faustão tinha um programa a fude há alguns anos atrás.


O primeiro disco "O concreto já rachou" era um mini-LP inspiradíssimo com 6 faixas ótimas e, mesmo hoje em dia parece uma coisa atual. E isto não acontece com todas as bandas e, músicas daquela época. O segundo disco "Nunca fomos tão brasileiros" também recheado de letras políticas tinham várias inovações para o rock nacional e para a própria Plebe Rude nos arranjos, na produção(Herbert Viana) e, mais um milhão de coisas. A banda parecia que andava totalemente a parte das outras bandas naquela época.

A verdade é que me deu uma saudade enorme, tanto daquela época de passar os Sábados á noite assistindo Perdidos na Noite quanto de ficar ouvindo meus vinis com aqueles encartes enormes se deliciando com mensagens altamente subversivas na época. Muitas músicas colaram aqui na cabeça e escuto elas através de minha memória como se tivesse escutado elas ontem mesmo.

21.9.06

Política

Insustentável e vergonhosa é a situação da democracia no nosso país. Estamos a menos de 10 dias das eleições e, o nosso querido presidente parece que vai ser eleito novamente mesmo com tudo que já aconteceu nos ultimos dois anos e, mais precisamente na semana passada.

Pelo que vi os candidatos da oposição estão finalmente falando destas falcatruas em seus horários políticos e, já não era sem tempo. Antes o povo acreditava que o presidente não sabia do Mensalão e, agora não acredita que ele sabia da venda da reportagem. Quanto a isto tudo bem, a burrice do presidente não é novidade pra ninguém. Mas já está mais q na hora do povo se tocar que, se o presidente não sabe nada do que se passa com seus amigos íntimos e, com seus coordenadores de campanha, assessores e, indicados a cargos já não era mais que sem tempo de ele largar a coordenação da equipe toda de corruptos e ladrões da corja do PT.

Várias coisas pra mim são dúvida. Uma delas é a seguinte. O presidente tem uma equipe que trata de apurar denúncias contra seus concorrentes ou mesmo boatos contra Lula. Ora, pra mim é claro que, o propósito destes ladrões é justamente fazer o tipo de coisa que foi feita no fim da semana passada. Dae os jornalistas vão até o presidente e, ele primeiro diz que não sabia de nada disso. Depois ele fala que, mesmo que se soubesse do dossie ele não ia usar isto da forma como foi usada por, já terem feito isto com ele etc e tal e, ele achar isto feio. Hoje, o discurso do PT é apurar as informações contidas no dossie e, pra mim isto quer dizer que, sim agente não ia usar o dossie mas, já que descobriram tudo isto vamos mostrar a sociedade o dossie.

Hoje li uma matéria dizendo o seguinte. Lembram do caso Ibsen Pinheiro que foi cassado por uma materia falsa publicada pela Veja? Alguém se lembra quem foi que mandou a matéria pra revista? Não? Foi o Sr Aloísio Mercadante , o mesmo que hoje condenou totalmente o caso do dossie, falando com muita cara de pau que não fazia este tipo de coisa.

Vocês acham que algum destes envolvidos irá pra cadeira?

Vocês não acham q, o Lula tem amigos ruins demais? Já notaram que, no caso da CPI dos Bingos e, no caso do dossiê, muitos dos envolvidos eram amigos íntimos do presidente? Indicados por ele? Alguem consegue imaginar que tipo de governo serão os próximos 4 anos?

O pior não é o presidente não conseguir achar um honesto entre seus amigos íntimos, o pior de tudo é depois que os desonestos de seus amigos pintam e bordam com o dinheiro público e são descobertos, o nosso presidente que "não sabia de nada" continua posando para fotos ao lado deles?

O Lula não fica nem um pouco chateado com seus amigos que queimam o filme dele*.

*Considerando a hipótese mais que ridícula que o presidente não sabia de nada.
Fonte da vida

Já faz um bom tempo que estou ansioso, curioso e, absurdamente afim de ver este filme. O diretor do filme até agora não pisou em falso ainda. Lembro que seus outros dois filmes foram Pi e Requiem de um sonho. O primeiro é absurdamente bom. Ótimo em efeitos especiais e, faz o telespectador sentir todas as angústias do personagem principal apenas com efeitos de som e câmera. Já o Requiem aborda as drogas e a dependência fugindo do clichê heroína/cocaína e, inserindo ali o vício das anfetaminas, anti depressivos e, comprimidos em geral.

No seu mais novo filme o diretor aborda o amor e pelos comentários do pessoal do Omelete, é um filme apara se amar ou odiar e, este é bem o tipo de filme que costuma me arrancar suspiros. Acho q Brad Pitt perdeu de participar de um grande filme assim como Cate Blanchet.
I wanna be your dog

Terça Feira assistimos Resgate abaixo de zero. As imagens do filme são impressionantes. Sempre me atraiu este negócio de geleiras, icebergs e etc. O que rouba o espetáculo e, deixa o filme muito tri mesmo são os cachorros que ficam mais de 150 dias sozinhos durante o inverno, no polo sul, próximos a estação onde trabalhavam. Sozinhos, tem que procurar a própria comida, se protegerem das tempestados e acima de tudo, darem amparo uns aos outros para que sobrevivam.
Ontem, assistimos Caixa preta. Produção francesa e, aqui cabe o link para Camisa de Força. O link deve-se ao estado de coma que o personagem passa no início do filme. Várias abordagens a hipnose, Subconsciente e psicologia de buteco. O filme é conduzido belamente até que no fim, um pequeno detalhe quase consegue estragar todo desfecho. Fica aqui aquela idéia que, é bem complicado um filme chegar ao final sem perder o seu brilho.

18.9.06

Seven2news

Sábado tivemos ensaio. Cheguei lá no estúdio e, apenas o Fabrício estava por lá. Desta vez levei teclado comigo para arriscar de tocar alguma coisa com ele. Quando o Gustavo chegou nós tocamos algumas para aquecer, Beatles e R.E.M. claro. Me deu nojo da forma como eu estava tocando, os dedos duros, não conseguia fazer as notas direiro e,errava a todo momento. Maldita abstinência de ensaios. O Gustavo também estava como eu, talvez um pouco melhor.

Tentamos ligar para o Jax mas, nada dele. Começamos o ensaio sem ele e, quando tocamos Speed Marie tivemos ainda mais certeza do valor dele cantando. Sem falar que eu tentava fazer os vocais dele e, me confundia com os meus, assim como nas guitarras. Lá pelas uma e meia ele chegou, ainda sequelado de sono. Tocamos quase todas as músicas, o tempo não permitiu muita coisa. Acho que foi nosso pior ensaio, pela abstinência e, porque talvez exista algo mais que, seja segredo para alguns de nós, não sei.

14.9.06

Seven2news
Depois de aparentemente termos encerrados todas as captações dos instrumentos, semana passada iniciamos as gravações dos vocais do Jax. Desta vez o Homestudio foi o do Fabrício e neste caso nem é Home, é estúdio mesmo inclusive sugiro que entrem em contato com ele quando quiserem gravar alguma coisa. O cara tem a manhã, é dedicado e, está cheio de equipamentos massa para todas as etapas da gravação

Eu não pude ficar até o final mas, o Jax me confidenciou que gravou apenas uma música "Thinkin on the road" mas acredito eu que, esta semana ele deve ter visitado o estúdio novamente e, pode ter gravado mais alguma coisa.

No próximo fim de semana, no Sábado ao meio dia teremos um ensaio. Nem lembro qual foi a última vez que ensaiamos, estou bem empolgado pra tocar.
Quanto a seven2nine por enquanto é tudo muito incerto quanto ao disco vindouro.Ainda não sabemos o tempo que vai levar, onde faremos e, o que faremos. Ainda tem muito trabalho braçal com mixagem masterização e gravação de vocais. Sem falar que, ainda tenho um pedaço de letra para terminar e, não estou conseguindo. Senti um clima um tanto estranho nos últimos encontros e, tem outras dezenas de variáveis envolvidas em todo o processo de finalização então, o futuro só Deus sabe.

Nas próximas semanas pretendo encerrar/definir/redefinir várias coisas da minha vida que ainda estão pendentes como o disco(eu e Jax) que começamos a gravar o ano passado, a minha vida musical e, meus projetos futuros e mais outras coisas não só da ordem musical. Neste caso, para todas estas coisas só eu sei o que poderá acontecer. Disso tudo, a única coisa que não preciso repensar é sobre as minhas gravações em casa. Acho que, isto só tem a aumentar no futuro, estou sedento por novas melodias.

4.9.06

11 de Setembro

Este findi assistimos lá em casa este filme. Trata-se de um projeto com 11 curtas com alguma identificação com os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Cada um feito por um diretor de um país e, cada um com sua idéia. O mais legal do projeto ainda era que eram todos livres para mostrar o que quisessem e, a sua idéia acima de tudo. Isto possibilitou que, em boa parte dos documentários, os americanos fossem criticados e, quase sendo apontados como maiores culpados da desgraça toda.

O curta inglês mostra um chileno exilado em Londres que escreve uma carta as mães que perderam filhos no atentado. Para isto ele rebusca o passado de seu pais de origem contando como os americanos se envolveram no golpe que tirou um presidente eleito do poder. Aliás, tirou o presidente da face da terra porque, ele foi assassinado. Pessoas torturadas e, o mais importante, o Chile era uma democracia na época e, escolheu seu presidente e, o mesmo seguiu pelos caminhos do socialismo. Coisa parecida aconteceu no Brasil com João Goulart se não me engano.

O curta de Inharitú foi quase 100% do tempo sem imagem, apenas um escuro na tela com sons. Alguns das torres caindo, dos aviões batendo e explodindo e, alguns recados gravados de pessoas ligando para suas famílias de dentro dos aviões ou dentro do WTC. No início a coisa incomoda um pouco, a tela fica escura e, em raros flashes de imagens, aparecem as pessoas se jogando das torres. No fim tudo clareia e, a imagem fica branca e aparece uma mensagem sobre Deus. Sobre matar em nome de Deus.

Outro destaque é o curta do Egito onde, um cineasta filma todos os detalhes do atentado e, quando volta ao seu país natal, no outro dia tem a visão de um fantasma de um soldado americano morto em Beirute, anos atrás. Ele e o soldado conversam então e, o cineasta tenta explicar porque os terroristas fazem aquilo tudo e, porque os americanos tem muita parcela de culpa em tudo isto. Uma hora o cineasta fala que, o "ocidente" vive me democracia, quem escolhe os dirigentes são o povo e, por isto, quando um presidente manda que seus exércitos ataquem outro país, o culpado de tudo é o povo, por isto que os civis são atingidos em ataques terroristas.

Não é surpresa pra mim o fato dos americanos se envolverem demais na política dos outros povos e países. Existem inúmeros documentos comprovando a intromissão deles nos governos de outros paises sejam eles, ditadura ou não, socialistas ou comunistas, muçulmanos ou cristãos. Os ideais e, o que os movem para entrarem em outros paises para "libertar" os povos não são muito convincentes e, não acredito que a morte de civis vá dar algum tipo de liberdade. Acredito também que, boa parte dos civis não tinham culpa nenhuma do atentado pois em sua boa parte eram estrangeiros, outros poucos tinham apenas a culpa de terem votado em um presidente que mata pessoas e corrompe outras nações mas, com certeza, todos os ataques terroristas que acontece contra um país, só acontecem por culpa da política externa do país em questão.

Quem tiver a chance de assistir eu aconselho muito.